Como tirar o passaporte? Aprenda de uma vez por todas!

Se você pretende fazer uma viagem internacional, saiba que na maioria dos casos será preciso levar seu passaporte. Em resumo, ele só é dispensado para brasileiros que viajarão para países integrantes do Mercosul. No entanto, é sempre interessante tê-lo em mãos. Uma mera escala em outros países pode ser uma dor de cabeça se você não estiver com o documento.

Caso ainda não possua, saiba como tirar o passaporte na Polícia Federal!

Como tirar o passaporte na Polícia Federal?

Tirar o passaporte na Polícia Federal é bem simples. De forma resumida, basta reunir a documentação, acessar o site do órgão para fazer a solicitação e comparecer ao posto de atendimento no horário marcado.

1. Reúna os documentos necessários

O primeiro passo para tirar o passaporte é reunir os documentos necessários. Então, você precisa ter em mãos:

  • Documento de identificação:  carteira de identidade (RG), CNH com foto, carteira de trabalho, carteira funcional reconhecida por lei federal, ou passaporte anterior válido;
  • CPF;
  • Certidão de Casamento, caso tenha alterado o nome;
  • Certificado de Naturalização (brasileiros naturalizados);
  • Passaporte anterior válido, para evitar a cobrança da taxa em dobro.

O interessado deve estar quite com a Justiça Eleitoral e com o Serviço Militar, mas não é necessário apresentar título de eleitor, comprovantes de votação ou de alistamento, no caso dos homens, por exemplo. Mas lembre que, caso haja divergência na hora da checagem (emissão do passaporte), pode ser necessário apresentar tais documentos.

2. Preencha a solicitação no site da Polícia Federal

No site da Polícia Federal, há um formulário por onde o interessado solicitará seu passaporte. Resumindo, são quatro telas com informações pessoais, documentos e dados complementares, como e-mail, endereço e profissão. Na hora de preencher nome e sobrenome, siga o padrão: coloque os nomes no primeiro campo e os sobrenomes no segundo. Isso tornará o atendimento no posto da Polícia Federal mais ágil, porém, se houver erro, é possível avisar ao funcionário para que ele corrija. 

Após o preenchimento da solicitação, será gerado um protocolo e o boleto da Guia de Recolhimento da União (GRU).

3. Pague a taxa de emissão

O boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU) aparece assim que a solicitação é finalizada. A taxa para emissão de passaporte é de R$ 257,25. Após o pagamento, o sistema libera o acesso para que o interessado agende o atendimento pelo site da Polícia Federal. Em geral, isso ocorre no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária.

4. Agende a data de atendimento

Passado um dia do pagamento da GRU, acesse o link Agendamento de Atendimento para marcar dia e hora que você deverá comparecer ao posto da Polícia Federal. É possível marcar para mais de uma pessoa se você estiver solicitando o passaporte para terceiros. Para tanto, será necessário CPF, número de protocolo e data de nascimento.

Ao inserir essas informações, o sistema indicará onde você poderá marcar, os dias e horários livres para cada cidade e postos disponíveis. Em caso de mensagem de erro, confirme o número das informações. Da mesma forma, se houver algum dado errado, faça o agendamento e peça a correção ao atendente.

5. Leve a documentação ao posto da Polícia Federal

Sabe os documentos que você separou antes de começar o procedimento para tirar o passaporte? Você deverá levar ao posto da Polícia Federal na data agendada. Por segurança, leve também o comprovante de pagamento da GRU. 

Muito se pergunta sobre fotografia. Não é preciso levar, pois ela é tirada no momento do atendimento. Porém, se for uma criança com menos de 3 anos, é preciso levar uma fotografia facial recente, no tamanho 5×7, colorida e com fundo branco.

O atendimento é rápido: em primeiro lugar há uma triagem inicial, o chamamento pela senha, a conferência dos dados, a coleta de impressões digitais e a fotografia. Após o atendimento, basta ao interessado aguardar o passaporte ficar pronto, o que ocorre em 6 dias úteis. O funcionário entregará um protocolo com a data provável de entrega, mas é possível consultar o andamento do pedido.

6. Retire o seu passaporte

Após alguns dias, verifique se o passaporte ficou pronto. Se sim, vá até ao posto da Polícia Federal, munido de documento de identidade original. O passaporte tem validade de dez anos.

Caso tenha ficado com alguma dúvida sobre a retirada do passaporte na Polícia Federal, veja as dúvidas frequentes no site do órgão. Especialmente se você for estrangeiro, há outros documentos a serem apresentados!
Quer viajar enquanto o passaporte não fica pronto? Então, confira a lista de países que não precisam de passaporte para viajar. Boa leitura!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário