10 dicas para fazer financiamento de veículos
indique e ganhePowered by Rock Convert

Está pensando em fazer financiamento de veículos? Acompanhe a leitura e receba as melhores dicas para financiar seu carro sem dor de cabeça.

O brasileiro em geral sempre foi apaixonado por carros e sempre que tem a oportunidade, já busca alternativas para adquirir um novo veículo.

Mesmo diante da crise, as vendas de veículos novos apresentaram recuperação pelo terceiro mês seguido, depois da queda recorde registrada em abril de 2020.

Sendo assim, quem sonha em ter um carro próprio, seja novo ou usado, o financiamento de veículos pode ser uma alternativa para facilitar a vida dos compradores que não possuem o valor total do automóvel.

O que preciso saber antes de fazer o financiamento do seu veículo?

Para que tudo saia como o esperado no seu financiamento de veículos, é preciso estudar bastante as vantagens e desvantagens das diferentes formas de financiamento.

Por exemplo, as condições de juros, valor final do veículo e principalmente realizar um planejamento financeiro adequado a realidade do comprador.

Não podemos esquecer que financiar um veículo é uma dívida a longo prazo.

Afinal, o que é um financiamento de veículos?

Os financiamentos para compra de carros novos ou usados podem ser realizados em três modalidades:

  • CDC (Crédito Direto ao Consumidor);
  • Leasing;
  • Consórcio.

Todas essas opções possuem pontos positivos e negativos, por isso elas devem ser comparadas com atenção, para que seja feita a melhor escolha de acordo com a necessidade de cada comprador.

Faça financiamento de veículos através do Crédito Direto ao Consumidor (CDC)

No Crédito Direto ao Consumidor (CDC), o crédito concedido é realizado por um banco, ou seja, o veículo fica de posse do comprador, mas não pode ser negociado até o final do pagamento de todas as prestações.

Nesse caso, toda a negociação é feita sem o intermédio da concessionária que vendeu o veículo. 

A principal vantagem é que as taxas de juros são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações durante o pagamento das prestações.

Nessa opção, caso o comprador não honre com o pagamento da dívida, o banco pode entrar com uma ação judicial para ficar com o carro, que é leiloado.

Leia também: Você sabe quais bens podem ser penhorados para pagar dívidas?

Dessa forma, o valor é usado para pagar a quantia que faltava e as despesas judiciais que o banco teve e o valor que sobra é devolvido ao consumidor.

Quer fazer financiamento de veículos? Conheça o Leasing

Para fazer financiamento de veículos com o Leasing, quem compra o carro é a chamada empresa de leasing (um banco que trabalha com este tipo de serviço).

O carro é alugado, durante um período mais longo, geralmente por um ou dois anos, podendo haver a opção de compra.

Leia também: Como fazer um financiamento de carro?

Ou seja, o cliente paga pelo aluguel do carro, que fica no nome da empresa de leasing até o término das prestações, quando, sem ter de pagar mais nenhuma prestação, o consumidor passa a ser o dono do carro.

A vantagem desse tipo de financiamento de veículo é semelhante ao do CDC, as taxas de juros também são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações durante o pagamento das prestações.

Você também pode fazer um consórcio para seu veículo

Já no Consórcio, a lógica é um pouco diferente.

Aqui o consumidor faz parte de um grupo formado por outros compradores, organizado por uma administradora de consórcio.

Nesse caso, o cliente paga as prestações mas só recebe o veículo quando é sorteado (uma vez por mês é contemplada uma pessoa).

Pode haver variação do valor das parcelas ao longo do pagamento, de acordo com a variação do preço do automóvel que será adquirido.

A vantagem é que aqui é cobrada apenas uma taxa de administração, referente ao serviço prestado pela empresa.

10 dicas para fazer financiamento de veículos

Para acertar na escolha do seu carro, separamos 10 dicas importantes de como escolher o melhor financiamento de veículos, principalmente para quem pretende comprar um carro usado:

1) Pesquise

Escolha um modelo que você quer comprar e pesquise os preços e condições do automóvel. Carros populares tendem a ser mais fáceis de conseguir um financiamento, pois a dívida adquirida é menor.

2) Taxas de Juros

Verifique as taxas de juros cobradas pelo banco, para se certificar de que as parcelas estão dentro do seu orçamento.

banner_telegramPowered by Rock Convert

3) Tempo de financiamento

Lembre-se que quanto menores as parcelas do seu financiamento, menor será o juros cobrados pelo banco.

4) Reserva inicial

Ter uma reserva de pelo menos 30% do valor do veículo, para servir de  entrada no financiamento do veículo, irá diminuir consideravelmente o valor e tempo de pagamento das parcelas.

No entanto, em caso de consórcio, esse valor poderá ser usado para dar o lance.

5) Sem adiantamento

Escolha uma revenda de carros parceira de alguma instituição financeira. Nunca pague adiantado e também não pague nenhum tipo de taxa antecipada para aprovação de crédito.

6) Situação legal

Veja se a documentação do carro está em dia, se há multas ou outras pendências legais antes de fechar o negócio.

7) Avaliação de um profissional

Antes de comprar um veículo usado, peça uma análise do seu mecânico de confiança. Ele pode detectar pequenos problemas que não foram visíveis para você.

8) Teste drive

Se possível, solicite ao vendedor para dar uma volta no veículo. Ao dirigir você verá se o carro lhe agrada e se ele não apresenta nenhuma dificuldade de funcionamento.

9) Custos com o veículo

Coloque no papel todas as despesas que você terá com o automóvel.

Lembre-se que na hora que você adquire o carro terá que pagar pela documentação de transferência, no zero quilômetro o emplacamento, IPVA, licenciamento e entre outros custos.

10) Segredo do último final de semana do mês

Final do mês é o período de fechamento das vendas, onde todos os vendedores tentaram bater suas metas. A probabilidade de encontrar ofertas e condições especiais são muito maiores.

nome sujo injustamente

Posso ter meu pedido de financiamento de veículos negado?

Solicitar um financiamento de veículo se torna simples se você tiver uma boa renda comprovada e com o seu nome limpo nos registros de proteção ao crédito.

Ou seja, o consumidor não pode estar com o nome negativado e deve ter o score de crédito alto.

Sendo assim, esses pontos dão aos bancos a segurança de que o cliente tem condição de arcar com o pagamento, facilitando a liberação do crédito.

Logo, é bem difícil que uma pessoa com nome negativado consiga ser aprovada na hora de buscar um financiamento de veículos. Exceto em oportunidades que realmente sejam direcionadas para quem está negativado no mercado.

Quer saber como consultar seu CPF? Clique aqui e veja 3 formas de saber a sua situação nos órgãos de proteção ao crédito.

Portanto, antes de solicitar um financiamento, consulte seu CPF e evite surpresas desagradáveis no momento da negociação.

Consultei meu CPF e não reconheço a dívida que sujou meu nome, o que aconteceu?

Ao consultar seu CPF, você pode ter a má notícia de descobrir que seu nome está negativado indevidamente.

Ou seja, uma empresa cometeu o erro de manter ou inscrever o seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, o que vai atrapalhar o seu pedido de financiamento de veículos.

Porém, nesses casos, não deixe de exigir seus direitos! Com a Resolvvi, você não precisa ser prejudicado por um erro de empresas. Nós vamos te ajudar a limpar seu nome e ainda buscar uma compensação em dinheiro.

Assim, você pode contar conosco para exigir seus direitos e financiar seu veículo!

Quer saber se seu caso de nome negativado indevidamente dá direito a uma compensação em dinheiro? Clique aqui e verifique grátis!

Com tantas propostas de financiamento de carro, você deve buscar pelas instituições que transmitem segurança e têm uma boa reputação no mercado.

Afinal, estamos falando sobre uma transação que envolve um alto valor financeiro.

Gostou de aprender sobre financiamento de veículos? Comenta aqui embaixo se este conteúdo foi útil e tirou as suas dúvidas!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários