Tempo de leitura: 9 minutos

O que não pode levar na bagagem despachada e de mão: Informações valiosas

Se você vai viajar, é muito importante saber o que não pode levar na bagagem despachada e na bagagem de mão. Afinal, você não quer passar perrengue no aeroporto e ter que refazer toda a sua mala, não é mesmo?

Se você contratou franquia de bagagem despachada, é importante que saiba o que não pode despachar em um voo.

Viajar de avião pode ser uma experiência emocionante, mas é essencial estar ciente das regras e regulamentos para despachar bagagem.

Neste artigo, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre o que não pode levar na bagagem despachada, isto é, quais as restrições acerca de itens para levar no avião.

Bagagem despachada e itens proibidos: Conheça as regras

Assim como mencionamos, é importante saber o que pode levar na bagagem despachada em um voo.

Naturalmente, a bagagem despachada possui menos restrições se comparada à mala de mão.

Aliás, diante de uma necessidade, você precisará despachar até mesmo a bagagem de mão:

Pelo Código Brasileiro de Aeronáutica, o comandante e a tripulação têm autoridade dentro da aeronave. Portanto, se na visão do comandante e da tripulação não há mais espaço para bagagem, o passageiro não poderá empurrar no compartimento. Terá que despachar.” FELIPE BONSENSO, ESPECIALISTA EM DIREITO AERONÁUTICO.

No entanto, isso não quer dizer que você pode despachar qualquer coisa. Na verdade, a ANAC estabelece toda uma lista do que pode ou não levar no avião.

De antemão, podemos te afirmar que todas as coisas que você não pode despachar em um voo respeitam medidas de segurança.

Nesse sentido, quando se fala em segurança em um voo, estamos falando:

  • da sua própria;
  • dos demais passageiros;
  • da tripulação;
  • e das bagagens.

Daí a importância de estar por dentro dessa questão.

O que é a bagagem despachada e suas restrições?

A bagagem despachada é aquela que o seu transporte acontece no compartimento de carga do avião, isto é, diferente da bagagem de mão, que vai na cabine com o passageiro.

No entanto, existem restrições rigorosas sobre o que pode levar nela. Itens perigosos ou proibidos podem causar transtornos e até mesmo problemas de segurança.

Quais itens são proibidos na bagagem despachada?

Há uma lista de itens que os passageiros não podem levar bagagem despachada devido a preocupações de segurança. Isto é, os itens dessa lista são das seguintes naturezas:

  1. objetos pontiagudos;
  2. líquidos inflamáveis;
  3. substâncias tóxicas;
  4. materiais explosivos;
  5. e outros itens perigosos.

Dessa forma, é importante conhecer essas restrições para evitar problemas no aeroporto e garantir uma viagem segura.

Assim, veja a seguir os itens proibidos para despachar na sua bagagem:

Artigos explosivos e inflamáveisFogos de artifício e explosivos, munições e detonadores, e sinalizadores e foguetes.
Substâncias químicas e tóxicasProdutos químicos tóxicos ou venenosos, materiais radioativos, gases comprimidos e inflamáveis.
Objetos cortantes e perigososFacas e lâminas de qualquer tipo, armas de fogo e armas brancas, ferramentas pontiagudas ou cortantes.
Líquidos restritosLíquidos acima de 100ml, bebidas alcoólicas com alto teor de graduação, substâncias sujeitas a controle, como medicamentos líquidos.
Outros itens proibidos na bagagem despachadaSubstâncias ilícitas e drogas, materiais corrosivos e baterias grandes e de lítio

👉 Um problema com voo atrasou a sua chegada em 4 ou mais um horas? Não se preocupe! Nós cuidaremos de todos os detalhes legais para buscar uma indenização justa de até R$10 mil para você.

O que acontece se tentar despachar itens que são proibidos na bagagem?

Portanto, agora que você sabe o que não pode levar na bagagem despachada, é importante entender o que acontece quando algum passageiro tenta levar esses itens em sua mala.

Afinal, mesmo sabendo das regras ou sabendo apenas no aeroporto, muitos passageiros não fazem ideia do que irá acontecer com os itens proibidos que tentaram fazer o despacho.

O que não pode levar na bagagem despachada e de mão: Informações valiosas

De antemão, é necessário informar que tentar despachar itens proibidos na bagagem despachada pode ter sérias consequências.

Isso porque as autoridades de segurança do aeroporto realizam inspeções rigorosas e identificam rapidamente objetos inadequados durante o processo de triagem.

Dessa forma, se um passageiro for pego tentando transportar itens proibidos, as seguintes ações podem ocorrer:

Retenção dos itens

Haverá a retenção dos itens proibidos, e a responsável pela retenção será a equipe de segurança do aeroporto.

Portanto, não haverá a devolução dos itens ao passageiros e então haverá o descarte ou armazenamento dos mesmos, de acordo com as regulamentações aplicáveis.

Possível confisco

Em alguns casos, dependendo da gravidade do item proibido, as autoridades podem confiscar os objetos e tomar as medidas legais adequadas, se necessário.

Atrasos e inconveniências

Tentar despachar itens proibidos pode resultar em atrasos significativos no processo de embarque.

Dessa forma, o passageiro pode ser obrigado a passar por verificações adicionais, o que pode causar a perda do voo ou atrasos em voos subsequentes.

Multas e penalidades

Em certas circunstâncias, os passageiros podem enfrentar multas e penalidades pelas tentativas de transportar itens proibidos.

Assim, essas penalidades podem variar dependendo das leis e regulamentos do país emissor do voo.

Restrições futuras

Tentar despachar itens proibidos pode resultar em restrições futuras para o passageiro.

Ele pode ser colocado em listas de observação ou de proibição, sujeitando-se a verificações mais rigorosas em voos posteriores.

Itens perigosos e restritos na bagagem de mão: Veja a lista

Como mencionamos, existem alguns itens que são perigosos e outros que são recomendáveis evitar o despacho, pois apresentam perigo para o passageiro.

Veja a seguir os itens que você deve evitar ou não pode levar na bagagem despachada:

ArmasDe fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
Objetos pontiagudos ou cortantesMachados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm. 
Ferramentas de trabalhoPés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves e fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes 
Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveisExplosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fotos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis. 
Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigososCloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos. 
Fonte: ANAC

E agora que você está por dentro do que não pode levar na bagagem despachada e na bagagem de mãos, é hora de saber dos seus direitos em casos de problemas com voos.

Se você não for avisado em até 72h antes sobre um atraso ou cancelamento e/ou se esse problema causar um atraso de mais de 4h na sua chegada, você pode exigir uma indenização.

Se for o seu caso, não deixe de contar com a Resolvvi para fazer justiça!

Tudo ocorre de forma 100% online, sem burocracias e você só paga pelo serviço se ganhar!

Perguntas frequentes sobre o que não pode despachar em um voo

Quais itens não posso despachar em um voo?

Alguns itens que não podem ser despachados em um voo incluem substâncias inflamáveis, explosivos, materiais corrosivos, gases comprimidos, objetos pontiagudos, armas de fogo e outros itens perigosos. Portanto, é importante verificar com a companhia aérea e seguir as regulamentações de segurança antes de despachar sua bagagem.

Posso levar líquidos na bagagem despachada?

Sim, no entanto, é recomendado entrar em contato com a companhia antecipadamente. Recomenda-se também colocar líquidos em recipientes menores e embalá-los adequadamente na bagagem de mão, conforme as regulamentações da companhia aérea.

Posso despachar objetos frágeis, como vidros ou porcelanas?

Embora seja possível despachar objetos frágeis, é importante embalá-los de forma segura para evitar danos durante o transporte. Portanto, use materiais de proteção, como papel-bolha e caixas resistentes, para garantir a segurança desses itens.

Posso levar alimentos perecíveis na bagagem despachada?

Geralmente, alimentos perecíveis não são recomendados para serem despachados, pois podem estragar durante o voo. Nesse sentido, é preferível levá-los na bagagem de mão, devidamente embalados e refrigerados, se necessário. Verifique as políticas específicas da companhia aérea em relação ao transporte de alimentos.

Posso despachar objetos de valor, como joias ou dinheiro?

Embora seja possível despachar objetos de valor, é importante considerar os riscos associados. Dessa forma, recomenda-se levar itens de valor, como joias, dinheiro e documentos importantes, na bagagem de mão, para maior segurança e controle durante a viagem

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

3 comentários em “O que não pode levar na bagagem despachada e de mão: Informações valiosas

  1. Catia Carvalho Catia Carvalho

    Preciso levar, para o exterior, produtos como gel de unha e seus preparadores. E uma quantidade qua cabe em uma bagagem de 23k. Eu posso levar na bagagem despachada?

    1. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

      Oi, Cátia.

      O ideal é que você verifique diretamente no site da companhia, quais os produtos são permitidos nas bagagem despachadas. Pois produtos inflamáveis em grande quantidade podem ser barrados.

  2. Marcela Albuquerque da Resolvvi Marcela Albuquerque da Resolvvi

    Que bom que você gostou das nossas dicas, Fábio!
    É muito importante saber o que pode e o que não pode ser levado como bagagem, e assim evitar transtornos na hora do embarque.
    Um abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *