Tempo de leitura: 10 minutos

5 dicas de como viajar pelo Brasil gastando pouco

Quer viajar pelo Brasil gastando pouco? Acompanhe a leitura e receba 5 dicas para você viajar sem gastar muito.

Com a pandemia do Covid-19 em 2020, muitos sonhos e viagens tiveram que ser adiados.

Porém, com a flexibilização do isolamento social, a tendência é que as pessoas voltem a viajar pelo Brasil, que além de ser o mais provável de ser permitido, é o que normalmente tem um valor mais acessível.

Por isso, montamos uma lista com 10 dicas de como viajar pelo Brasil gastando pouco., pois sabemos que com o tempo de isolamento, a vontade de viajar é latente.

Como viajar pelo Brasil gastando pouco? Acompanhe nossas 5 dicas!

Quer saber como viajar pelo Brasil sem gastar muito dinheiro? Basta acompanhar nossas 5 dicas incríveis antes de comprar suas passagens aéreas em promoção.

Leia também: Como comprar passagens aéreas em promoção?

Aqui vão as dicas de como economizar viajando:

1) Programe-se com antecedência

Se você quer viajar pelo Brasil gastando pouco, a programação com antecedência é a chave, principalmente se envolver passagens aéreas.

Logo, fazendo uma programação de pelo menos 6 meses, você pode sim economizar bastante.

Quer planejar sua viagem com antecedência? Clique aqui e baixe grátis nossa Checklist de Viagem!

O ideal é buscar épocas menos concorridas, ou seja, fugir da época de alta estação nos pontos turísticos.

Por exemplo, é importante evitar meses como dezembro, janeiro e julho.

No entanto, mesmo nessas datas, com um bom planejamento de antecedência é possível encontrar bons preços.

2) Use alertas de passagens e hospedagem

Nem todos sabem, mas é possível, uma vez definida a época da viagem, programar, em sites como KAYAK e Skyscanner, alertas para lhe avisar quando os preços baixarem. 

Então, com programação de antecedência é possível fazer isso tanto para as passagens quanto para a hospedagem, e aí já é uma grande economia nos custos que costumam ser os maiores de uma viagem.

3) Procure se informar sobre visitas gratuitas

Para viajar pelo Brasil gastando pouco, não basta só economizar na passagem e hospedagem, é preciso também montar um roteiro barato.

Por este motivo, é importante procurar programações gratuitas.

Então, buscar visitar museus em dias gratuitos, pois a maioria dos museus possuem um dia da semana de visitação gratuita. 

É recomendado também buscar city tours gratuitos, também conhecidos como Free Walking tours, que são passeios que muitas cidades possuem.

Em Free Walking tours, geralmente é mostrado os principais pontos da cidade por estudantes em troca de gorjetas.

Logo, costuma ser um passeio a pé bem informativo, e para quem viaja sozinho é uma ótima oportunidade de conhecer outras pessoas. 

Leia também: Veja os 10 melhores destinos para viajar sozinho

Para encontrar esses walking tours, pesquise pelo serviço na cidade para onde está indo e você encontrar no site todas as informações sobre locais e horários.

4) Pergunte aos moradores locais

Outra forma de economizar bastante em sua viagem é pedindo recomendações a moradores locais. 

Não é novidade, mas o preço das coisas para turistas é sempre maior, muitos se aproveitam do fato da pessoa não conhecer bem o local e em lugares mais turísticos os preços tendem a ser maiores. 

Por isso, o ideal é perguntar para pessoas locais quais os melhores lugares e sempre levando em consideração o preço.

5) Defina um orçamento para a viagem

É muito importante que antes da viagem você defina um orçamento, depois de todas essas pesquisas, e o siga pra que nada saia do planejado.

O ideal é levar em consideração também uma margem no seu orçamento para imprevistos, algo em torno de 10% a 20% do valor de gasto diário, como uma margem no seu orçamento para prever coisas não esperadas que sempre acontecem em viagens.

Assim, você terminará a viagem com muitas boas memórias e nenhuma conta inesperada para pagar.

5 destinos para viajar pelo Brasil sem gastar muito

Agora que você já sabe como economizar!

No entanto, para deixar nossas dicas ainda mais completas, vamos dar mais 5 dicas de destinos que podem ser opções para que você viaje pelo Brasil gastando pouco.

1) Maceió, AL

Para quem busca belas praias e quer contar com a estrutura e as opções de uma capital, Maceió é um ótimo destino.

Existem muitas opções, mas normalmente o mais procurado são as praias de água quente e cristalina tomam conta tanto da capital quanto de cidades próximas como Maragogi, um destino super requisitado.

O que torna Maceió barato é, principalmente, a sua hospedagem, com muitas opções de pousadas e hostels com preços bem em conta.

Porém é bom ressaltar que este é um destino muito procurado no verão e em feriados prolongados como o ano novo, o que pode encarecer a viagem nestes períodos.

Por fim uma dica importante para se as passagens de avião para este destino estiverem muito caras, uma alternativa é voar até Recife e pegar um ônibus para Maceió.

2) Brasília, DF

A nossa capital é muito mais do que apenas a sede do governo, é uma cidade com muitas opções e uma belíssima arquitetura. 

Na cidade, existem muitas opções de hospedagens, que costumam ficar baratas especialmente aos fins de semana, pois é uma cidade que é mais procurada durante a semana por conta dos funcionamento político.

A cidade também possui ótimos parques, o que é uma ótima opção de passeio barato.

Os passeios podem ser encontrados tanto na cidade quanto em seu arredores, como a Chapada Imperial, uma reserva natural ótima para trilhas e banhos em cachoeiras, que fica a apenas 50km de Brasília.

Se você gostar deste tipo de programação mais em meio à natureza, há também a possibilidade de visitar a Chapada dos Veadeiros, outra reserva ecológica deste tipo, porém mais famosa, que fica a 230km de Brasília.

3) Jericoacoara, CE

Jericoacoara é uma ótima opção para quem busca viajar pelo Brasil gastando pouco, principalmente por conta da tranquilidade e o charme de uma praia isolada da sociedade de uma vila de pescadores.

Entretanto, Jericoacoara também conta com excelentes opções de entretenimento como muitas opções de restaurantes, mas também há muitas barraquinhas com comidas típicas com ótimo preço.

Em Jericoacoara você pode encontrar muitas opções baratas de hospedagem, pois a vila conta com muitos hostels e até mesmo acampamentos com infraestrutura para receber pessoas.

O preço das passagens diretamente para o aeroporto de Jericoacoara costuma ser alto, então uma boa opção é voar até Fortaleza e alugar um carro para fazer a viagem.

Inclusive, pode até ser uma oportunidade de conhecer outras lindas praias do belíssimo litoral oeste do Ceará.

4) Olinda, PE

Olinda é uma cidade que fica vizinha a Recife, na sua própria região metropolitana. 

Na cidade você poderá desfrutar de um centro histórico de grande valor cultural para o país, além de ter acesso a praia com uma belíssima vista.

Para quem é fã de arquitetura e história, e para as pessoas mais interessadas em passeios religiosos, Olinda é um destino que vale muito a pena.

Como é uma cidade histórica, possui muitas opções de pousadas e hostels bem baratos, além de opções de restaurantes também super em conta.

Ainda existe a possibilidade de desfrutar também de Recife, uma capital com inúmeras opções de bares e restaurantes.

5) Curitiba, PR

Para você que quer aproveitar uma linda e tranquila capital como Curitiba, saiba que essa pode ser uma viagem bem mais barata do que você imagina.

Isso graças às entradas gratuitas nas principais atrações turísticas da cidade, como o Jardim Botânico e o Parque Tanguá.

Para economizar com hospedagem em Curitiba, o ideal é procurar também hostels e acomodações em AirBnb, o que já pode ser uma chance de pegar bons conselhos com moradores locais e evitar destinos turísticos mais caros.

Leia também: Você já ouviu falar de Couchsurfing?

Então agora que você já sabe como melhor economizar para poder viajar pelo Brasil! Porém, se você quer fazer um bom planejamento da sua próxima viagem, baixe agora nossa planilha de viagem.

Quero viajar pelo Brasil gastando pouco, mas se eu tiver problema com meu voo?

Pois bem, se você tiver um voo cancelado ou atrasado que faça com que você chegue 4 horas depois ou mais em seu destino final, saiba que você pode contar com a Resolvvi!

Você pode exigir seus direitos e receber uma indenização em dinheiro por esse problema, de maneira 100% online e só paga se ganhar!

Isso também vale se você já sofreu algum problema do tipo nos últimos dois anos, você também pode exigir seus direitos pela Resolvvi, que já recuperou mais de R$ 10 Milhões em indenizações para seus clientes.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts