Como reclamar de voo atrasado: Veja 5 formas

como reclamar voo atrasado
Exija seus direitos sem sair de casa

Você sabe como reclamar de voo atrasado e exigir seus direitos?

Reclamar direitos sempre parece caminhar lado a lado com a burocracia, mas não precisa ser assim!

Não se preocupe, pois você vai aprender 5 formas simples de reclamar de voo atrasado sem dor de cabeça e de forma simplificada.

Como você já deve imaginar, ter problemas com voo no Brasil não é uma novidade.

Na verdade, só em 2018, 17 milhões de passageiros tiveram voos interrompidos por atraso ou cancelamento, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Com tantos passageiros prejudicados, saber como reclamar seus direitos em voos atrasados é fundamental por uma série de motivos.

Por exemplo, ser reembolsado, ser realocado em outro voo e, em alguns casos, pedir uma indenização por atraso de voo.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 formas de reclamar de atraso de voo e ter seus direitos respeitados pelas empresas aéreas. Quer saber como exigir seus direitos? Acompanhe!

👉 Quer reclamar de voo atrasado e receber uma indenização? Exija seus direitos sem sair de casa agora mesmo!

Como reclamar de voo atrasado e ter meus direitos respeitados?

Considerando o alto volume de passageiros prejudicados por problemas aéreos, é essencial saber como buscar seus direitos e exigir das companhias aéreas que algo seja feito para reparar o dano sofrido.

No entanto, antes de saber como reclamar de voo atrasado, é importante entender os seus direitos. Dessa forma, será mais fácil entender se a empresa aérea cumpriu ou não com o que foi acordado.

Quem determina as regras de cancelamento e atrasos aéreos é a ANAC, órgão responsável não só por regulamentar as atividades do setor aéreo, mas também por realizar a fiscalização do mesmo.

Veja o que determina a ANAC sobre atraso de voo:

De acordo com a ANAC, em casos de atraso ou cancelamento de voo, o passageiro tem direito a informação, ou seja, ser informado pela companhia aérea do motivo do cancelamento do voo.

Motivos como mau tempo, por exemplo, fogem da alçada de empresas aéreas, bem como problemas de saúde pública, como uma pandemia.

No entanto, problemas técnicos na aeronave são de responsabilidade da companhia, já que a manutenção das aeronaves devem ser feitas rotineiramente, e não no momento dos voos.

Leia também: Direitos do passageiro: Saiba todos os casos possíveis de indenização

Importante deixar claro que em casos de atraso e cancelamento de voos, a empresa aérea tem a obrigação de fornecer a declaração de cancelamento ou declaração de atraso do voo. O documento determina o motivo do problema com voo e é fundamental para exigir seus direitos.

Para solicitar o documento, basta se dirigir ao guichê de atendimento da empresa aérea em questão.

Além do direito a informação, todo passageiro também possui o direito a assistência material, que é estabelecido pelo tempo do atraso do voo:

  • 1h de atraso: A empresa aérea deve fornecer telefones e acesso à internet;
  • 2h de atraso: Direito a alimentação, que pode ser fornecida pela própria empresa aérea ou através de vouchers;
  • 4h de atraso ou mais: Nesses casos, a empresa aérea deve fornecer hospedagem e traslado ao passageiro, em casos de pernoite. Além disso, caso o voo seja na cidade de domicílio do passageiro, também deve ser providenciado o deslocamento até a casa dele ou dela.

Entretanto, mesmo que a empresa aérea cumpra com todas as determinações da ANAC acima, caso seu voo tenha atraso igual ou superior a 4 horas, você pode ser indenizado.

Ou seja, se sua última viagem não saiu como o esperado, fazendo você perder dias de férias, estadia em hotel ou compromissos profissionais e familiares, você pode receber uma indenização por atraso de voo.

Quer saber se seu problema de atraso de voo dá direito a uma indenização? Verifique grátis agora mesmo!

Qual a melhor forma de reclamar de voo atrasado? Veja 5 opções!

Para reclamar de voo atrasado, é muito importante ter em mente o tipo de problema e dano sofrido. Principalmente considerando que alguns casos têm direito de receber uma indenização e outros não.

Por isso, trouxemos as principais possibilidades para ajudar o passageiro prejudicado. Acompanhe:

1) A companhia aérea que você está voando

Em primeiro lugar, a melhor saída é buscar a companhia aérea para pedir esclarecimentos do motivo do cancelamento e exigir a declaração de atraso de voo.

Além disso, caso você entre em contato através dos canais de atendimento da empresa aérea, é essencial guardar os protocolos do atendimento.

Em casos em que sua viagem é prejudicada pelo atraso de voo ou que você não conseguiu voar, a companhia pode oferecer vouchers para compensar o transtorno sofrido.

2) ANAC

Como já mencionamos, a ANAC é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar as atividades das empresas aéreas do Brasil. Por isso, você também pode reclamar de voo atrasado diretamente com a ANAC.

Para isso, basta entrar em contato através da ouvidoria da ANAC e registrar uma reclamação formal.

O portal para entrar em contato é chamado de “Fale com a ANAC” e você pode ter acesso clicando aqui.

3) Consumidor.Gov

Uma outra alternativa para reclamar de voo atrasado é buscar entrar em contato com o Consumidor.Gov, plataforma responsável por mediar conflitos entre consumidores e empresas, inclusive companhias aéreas.

Para buscar seus direitos através dessa plataforma, basta clicar aqui e seguir o passo a passo.

4) Juizado Especial Cível

Se você desejar processar a companhia aérea sem a ajuda de advogados, é possível buscar o Juizado Especial Cível (JEC). O órgão também é responsável por mediar conflitos das mais diversas naturezas.

Se você quiser saber como processar uma empresa sozinho através do Juizado Especial Cível, basta clicar aqui e baixar grátis nosso Ebook gratuito ensinando tudo sobre o JEC.

5) Contar com a ajuda da Resolvvi

A Resolvvi é uma empresa de tecnologia que ajuda consumidores de todo o Brasil a exigirem seus direitos buscando uma indenização para problemas com voo.

Para saber se você tem direito a uma indenização, basta verificar grátis se seu caso é qualificado em poucos minutos. Todo o processo é feito de forma 100% online, sem burocracias e audiências.

A melhor parte é que você só paga se e quando ganhar! Quer saber se se seu caso é qualificado?

Verifique grátis agora mesmo se você tem direito a uma indenização!

Agora você sabe 5 formas de como reclamar atraso de voo! Quer continuar aprendendo sobre seus direitos do passageiro? Então não deixe de acompanhar o Blog da Resolvvi.