9 dicas para viajar sozinha

Ao contrário de ficar em casa esperando o príncipe encantado, muitas mulheres decidiram escrever a própria história. Pensando nisso, viajar sozinha tem sido uma das experiências mais procuradas para se autoconhecer.

Existem muitas razões para uma mulher decidir viajar sozinha pela primeira vez, e uma delas com certeza é oportunidade de viver uma nova aventura.

Em abril de 2019, a Booking.com realizou uma pesquisa onde, 62% das entrevistadas, todas da América Latina, disseram que já fizeram uma viagem sozinha

Pensando nisso, o Blog da Resolvvi selecionou 10 dicas essenciais para mulheres que querem viajar sozinhas. Essas dicas envolvem desde sugestões de trajeto até orientações de segurança.

Ficou interessada? Continue a leitura!

1. Dicas para viajar sozinha: compartilhe sua localização

Já pensou em compartilhar sua localização durante uma viagem?

Hoje em dia, pro bem ou por mal, é muito fácil qualquer um saber onde você está.

Com a facilidade dos GPS nos nossos celulares, você facilmente pode compartilhar sua localização com alguém de confiança.

Ao fazer uma trilha em algum local remoto, por exemplo, você com certeza vai querer ser encontrada caso se perca ou passe por algum imprevisto.

Também é possível dividir seu itinerário com um familiar ou amigo, à moda antiga mesmo. Escreva um pequeno roteiro com antecedência e envie para quem você confia.

2. Dicas para viajar sozinha: sente no corredor

Pode parecer bobagem, mas sentar em uma poltrona no corredor, seja no avião ou no ônibus, pode te ajudar a se defender de uma situação invasiva.

Essa dica vale principalmente para viagens longas, onde você provavelmente vai adormecer ou se distrair durante o trajeto.

Isso é importante se, infelizmente, acontecer algum caso de assédio ou invasão do seu espaço como um todo, você possa se levantar com mais facilidade.

Inclusive, essa dica é válida para qualquer um que não quer contatos desrespeitosos ou não solicitados durante uma viagem.

3. Dicas para viajar sozinha: Em situações de perigo, fale com mulheres desconhecidas

Apesar das inúmeras precauções, situações inesperadas e perigosas podem acontecer durante uma viagem sozinha.

Por isso, recomendamos que, caso você esteja na rua e aconteça uma abordagem invasiva, tente falar com alguma mulher desconhecida onde você estiver.

Essa prática de proteção já é muito comum em transportes públicos, por exemplo, quando uma mulher finge conhecer a outra para denunciar silenciosamente que está passando por uma situação de intimidadora.

Sendo assim, se você se encontrar em uma situação assim, pense rápido e procure uma mulher ou qualquer pessoa que lhe transmita confiança para fugir de uma possível violência.

Essa é uma atitude muito simples que pode te salvar de um grande problema durante sua viagem.

4. Dicas para viajar sozinha: faça uma amiga local

Mesmo que você tenha decidido fazer sua viagem totalmente sozinha, procure fazer uma amiga local para te fazer companhia.

Com certeza os passeios podem ser mais divertidos e você vai cultivar lembranças inesquecíveis de uma boa companhia te mostrando a cidade.

Além disso, sua nova amiga pode te orientar com dicas de locais mais seguros e tranquilos para sair desacompanhada.

5. Dicas para viajar sozinha: Se quiser companhia, procure se hospedar em um hostel

Ainda pensando em companhias, se for sua vontade conhecer pessoas novas e fazer amigos durante sua viagem solo, os hostels podem ser uma boa pedida!

Com a possibilidade de cruzar com gente de todo lugar do mundo, sua experiência na viagem será completamente diferente. As amizades que você faz durante uma viagem especial podem durar a vida toda.

De quebra, você vai poder fazer passeios noturnos com uma turma animada e evitar andar sozinha durante a noite, o que é uma medida de segurança quando se está viajando sozinha.

6. Dicas para viajar sozinha: não ande com muito dinheiro

Outra medida de segurança é não carregar muito dinheiro vivo, ou em cash, para evitar chamar a atenção de pessoas mal intencionadas.

Infelizmente, mulheres viajando sozinhas podem ser vistas como presas “fáceis” para sofrer assaltos ou abordagens mais violentas. Mas não é por isso que você, passageira, deve perder as esperanças de fazer sua viagem solo.

Se for andar com cédulas de alto valor e cartões de banco indispensáveis, procure usar uma doleira, isso pode te proteger de avanços indesejados.

7. Dicas para viajar sozinha: use roupas confortáveis durante o trajeto

Nada mais indesejado que viajar com roupas desconfortáveis. Não somente prezando pelo conforto, mas pensar uma roupa que preze pelo conforto pode ser essencial na sua segurança.

Isso é importante porque fazer longos trajetos com roupas que possam “dar brecha” não fica só no plano do conservadorismo.

É  claro que roupa não justifica assédio e comentários desnecessários, mas infelizmente não é todo mundo que pensa assim, e você com certeza vai querer viajar com tranquilidade.

Em trajetos mais longos, você pode querer adormecer e se distrair com a paisagem, então viajar com uma roupa confortável pode ser uma preocupação a menos, já que você não vai precisar pensar em algo que não deveria estar aparecendo.

8. Dicas para viajar sozinha: planeje seu roteiro com antecedência

Planejar seu roteiro é com certeza essencial para sua segurança e para aproveitar a viagem com mais tranquilidade. 

É claro que algumas surpresas surgem ao longo da viagem e você vai querer aproveitá-las, mas planejar não tem nada haver com isso.

Planejar seu trajeto vai te fazer ir na maior parte dos locais que você deseja ir e visitá-los nos melhores horários, ou os mais seguros, por exemplo.

Por isso, pense direitinho no seu trajeto e compartilhe com amigos e familiares de confiança. 

9. Dicas para viajar sozinha: não saia sem seus documentos

E, por último, mas não menos importante: não saia sem seus documentos. 

Essa dica, apesar de óbvia, não pode deixar de ser mencionada. Infelizmente, ainda nos esquecemos de sair sem nossos documentos, e isso é um erro muito grande.

Independente de onde você estiver, sendo um estrangeiro ou um viajante em um local longe de casa, você deve ter como comprovar quem é.

A prática de carregar os documentos consigo pode te ajudar a evitar problemas de toda espécie.

Além do mais, caso você passe por algum problema de segurança ou se perca, seus documentos vão te ajudar a se identificar para a as autoridades e passar confiança na sua história.

E aí, passageira, gostou das nossas dicas?

Manda essa postagem do nosso blog para uma amiga que quer muito viajar sozinha, mas não tem coragem!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!