A LATAM perdeu minha bagagem, o que fazer?

Giovanna Damasceno da ResolvviEscrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 12 de março de 2021
A LATAM perdeu minha bagagem, o que fazer?
indique e ganhe

“A LATAM perdeu minha bagagem” é um medo que muitos passageiros têm, viajando em qualquer empresa aérea. Quer saber o que fazer nesses casos? Acompanhe.

Ter a bagagem extraviada é um dos maiores pesadelos dos passageiros, e saber o que fazer nesses casos é muito importante.

Imagine que você acaba de desembarcar de um longo voo e ao buscar sua mala, você percebe que ela não está mais lá, ou seja, sua bagagem foi extraviada.

Além disso, uma outra péssima situação é o caso em que ao abrir sua mala, você identifica que algum objeto foi danificado.

Quer saber o que fazer quando a LATAM ou qualquer outra companhia aérea perderem sua bagagem? Acompanhe!

Como a Latam pode perder sua bagagem?

A LATAM pode perder sua bagagem em algumas certas ocasiões:

Extravio por engano

Infelizmente, é muito fácil que sua mala seja confundida com a de outro passageiro, pois muitos modelos são parecidos e algumas não são identificadas corretamente.

Uma dica para evitar que isso aconteça, é diferenciar sua mala com faixas, adesivos, cadeado com identificação e dentre outros itens para distinção.

Perda de bagagem

Quando a mala não possui identificação com o nome do passageiro, é mais fácil que ocorra a perda durante o transporte.

Nesse caso, sua mala ficará lá até que você entre em contato com a LATAM.

Para evitar que isso aconteça, sempre mantenha sua mala bem etiquetada.

Extravio de bagagem durante conexões

É possível que, durante a viagem, a bagagem do passageiro fique “presa” ou “seja esquecida” no aeroporto de conexão, durante a troca de transporte aéreo.

Isso pode acontecer quando o intervalo entre um voo e outro é pequeno, assim, os funcionários aceleram a retirada de bagagens para não atrasar a partida do voo e esquecem alguma mala nesse processo.

Há ainda o caso em que um desses dois voos seja com uma companhia diferente da LATAM e então pode haver uma falha de comunicação entre as duas companhias.

Furto de bagagem

Um outro problema que pode acontecer, mas não diretamente ligado a uma falha da LATAM, é quando alguém furta sua mala quando ela está na esteira, ou em outra área.

Por isso, fique sempre atento aos locais em que você deixa seus pertences, seja dentro ou fora do aeroporto.

Esse furto também pode ocorrer por engano de um outro passageiro, então lembre-se de identificar bem sua bagagem para diminuir as chances disso acontecer.

Leia também: Como localizar bagagem extraviada?

A LATAM perdeu minha bagagem, o que fazer? Entenda seus direitos agora!

Se sua bagagem for extraviada ou danificada, você deve imediatamente ir ao balcão da LATAM e solicitar o Registro de Irregularidade de Bagagem – RIB.

Esse é documento preenchido no aeroporto e no momento do extravio, que contém informações do passageiro, do voo e da bagagem.

Porém, caso a LATAM não te forneça isso, você pode registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.).

Do contrário, caso não esteja no aeroporto, você pode buscar entrar em contato com algum canal da LATAM, seja pelo site ou via Whatsapp. Você pode encontrar esses canais clicando aqui.

Importante lembrar que quando seu voo sofre qualquer irregularidade, é dever da LATAM informar o motivo do ocorrido, o que vale também para extravio de bagagem.

Em segundo lugar, o passageiro pode exigir ajuda financeira para comprar itens de primeira necessidade.

Por exemplo, artigos de higiene pessoal e muda de roupa. Já no caso de reembolso dos valores gastos, é necessário ter em mãos os recibos de compra.

Outra possibilidade é fazer o registro de uma ocorrência na ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, no máximo 15 dias após a data do extravio, pois pode acontecer da LATAM demorar alguns dias para devolver a sua bagagem.

Por isso, é importante ficar atento aos prazos dados pela LATAM para a entrega de sua bagagem extraviada, e sempre permanecer entrando em contato com a LATAM para cobrar a devolução da sua bagagem.

Depois de já ter feito o RIB e recebido o valor para a compra dos itens de primeira necessidade, o passageiro deve receber a bagagem em até 7 dias, em caso de voos domésticos e 21 dias, em voos internacionais.

Entretanto, em alguns casos o passageiro pode receber uma indenização por extravio de bagagem. Quer saber quando você pode receber uma compensação em dinheiro? Acompanhe.

Animated GIF

Quando a LATAM deve pagar indenização por perder minha bagagem?

Caso a LATAM não cumpra o prazo estipulado pela ANAC, o passageiro pode reivindicar uma indenização por danos materiais ou por extravio de bagagem.

Geralmente, se sua mala foi extraviada por mais de 3 dias, isso já te qualifica para um indenização.

Mesmo assim, durante o período que esteve sem bagagem, a LATAM é obrigada a cobrir todos os gastos que você teve por causa desse problema.

Além disso, caso você se envolva em algum transtorno por conta desse extravio, você também tem chances de ter direito a indenização por danos morais.

Portanto, guarde todos os comprovantes e tudo que possa servir como prova dos acontecimentos, elas são essenciais para demonstrar que você sofreu prejuízo.

Ainda mais, no caso de danificação da bagagem, você pode procurar a defesa do consumidor em até 7 dias após o acontecido e a LARAM deve reparar o dano ou fornecer outra bagagem em até 7 dias.

A LATAM perdeu sua bagagem? Verifique grátis se você pode receber uma indenização em dinheiro!

A LATAM perdeu sua bagagem? Veja como a Resolvvi pode te ajudar!

Se você teve algum problema com bagagem extraviada, seus direitos devem ser cumpridos!

Lembre-se de guardar seu comprovante de despacho e RIB para servir como provas do seu caso.

A Resolvvi pode te ajudar a resolver seu problema de forma rápida, segura e você só paga se ganhar, clique no link abaixo e veja se você tem direito a uma indenização!

👉 Quero verificar grátis!