Abaixo o Juridiquês! Como a Resolvvi busca seus direitos
Ouça este post! 🔈 Clique no play para ouvir este post como se fosse um podcast. ▶

Você já parou para pensar como pode ser complexo buscar seus direitos?

A Resolvvi existe para transformar a forma que você busca seus direitos e fazemos isso sem recorrer ao temido juridiquês. Mas você sabe o que é juridiquês e como ele atrapalha o seu caminho até seus direitos? Acompanhe!

Banner-Como-processar-empresas-sozinho

Para começar, uma pergunta: Você acha que buscar seus direitos é uma tarefa fácil?

Já não é novidade que algumas empresas como a Resolvvi aparecem no nosso dia a dia para facilitar o acesso das pessoas aos seus direitos.

Para isto, direito e tecnologia caminho lado a lado, já que contamos e desenvolvemos tecnologias que nos ajudam a automatizar processos e facilitar o acesso aos seus direitos por meio de um produto funcional.

Tudo isso com boa usabilidade e com a garantia de uma experiência surpreendente e cômoda.

E o objetivo disso? É simples! Queremos empoderar os consumidores através da tecnologia.

Abaixo o juridiquês: Como empoderar os consumidores através da tecnologia?

Considerando que existem diversos fatores que dificultam o acesso dos consumidores à justiça e aos canais de medicação disponíveis.

De acordo com o IDEC, em um estudo feito em 2016, foi determinado que os consumidores reclamam dos serviços quando eles não saem como o esperado no contrato, mas preferem se queixar nas redes sociais e para amigos do que em órgãos de defesa do consumidor.

Leia também: Empreendedorismo digital: Como começar um negócio online?

Entre alguns fatores que dificultam o acesso à justiça, assim como canais de mediação, percebemos que a principal dificuldade está no alto custo financeiro.

Outro fator é a falta de estrutura para atender demandas. E o que isso quer dizer?

Pois bem, são muitos processos e casos para poucos profissionais disponíveis. A consequência disso é aquela conhecida impressão que a justiça no Brasil é lenta.

Geralmente, a lentidão eleva o grau de desconfiança e falta de credibilidade que as pessoas possuem para buscar seus direitos.

Porém, existem formas simplificadas, democráticas e acessíveis para buscar seus direitos.

Como já foi dito, a Resolvvi tem como propósito empoderar consumidores através da tecnologia.

Mas como poderíamos fazer isso utilizando a linguagem habitual da justiça, o juridiquês?

A tecnologia manda o Juridiquês pra bem longe!

Precisamos deixar claro: simplificar o acesso aos direitos não é tudo!

De nada adianta usar uma tecnologia, que busca sempre aprimoramento de processos enxutos, e uma experiência de qualidade, se o direito em si continua sendo de difícil compreensão

E por que isso acontece? Talvez por ser uma área cuja grande maioria das pessoas não se identifica e sequer entende os significados das palavras e termos utilizados.

A menos que você seja um advogado ou alguma pessoa que trabalha com o direito, dificilmente você achará simples entender e buscar seus direitos.

O juridiquês mais afasta que aproxima!

Muitas pessoas inclusive sabem que seus direitos foram desrespeitados, mas já presumem que o caminho para buscar uma reparação justa é muito longo e burocrático.

A realidade é que muitas pessoas associam o direito à sensações negativas.

Muito pelo fato de que sequer entenderem a linguagem e os termos, que são, sem sombra de dúvidas, muito ultrapassados e de difícil compreensão.

A verdade é que o direito pode ser muito fácil e deve, sim, ser compreendido com a mesma facilidade!

O caminho para buscar seus direitos pode ser mais fácil

Sendo assim, na Resolvvi, acreditamos que, além de uma plataforma de fácil usabilidade e um atendimento encantador, para conseguir alcançar a todos e deixar a busca pelos direitos dos consumidores o mais fácil possível, é importante, também, dar um basta no juridiquês.

Afinal, não poderíamos facilitar toda a usabilidade se não nos preocupamos com um dos pontos principais: a comunicação!

Ou seja, por aqui a tecnologia manda o juridiquês para bem longe, buscando a melhor experiência possível para o consumidor.

Leia também: A jornada do cliente na Resolvvi

Afinal, o que é o Juridiquês?

Juridiquês nada mais é que todos os jargões e clichês jurídicos que afastam e assustam as pessoas de fora do universo do direito.

Para o consumidor que teve algum problema com uma empresa e se deparar com um texto cheio de juridiquês pode ser uma experiência traumática, cortando pela raiz seu desejo de exigir seus direitos.

Por isso, para facilitar e democratizar cada vez mais a forma que você busca seus direitos, acreditamos na importância de acabar de vez com o juridiquês.

E como chegamos à essa conclusão?

Nossa plataforma sempre busca explicar para os nossos clientes o passo a passo de toda a sua trajetória na Resolvvi, desde a busca por um acordo judicial, até a fase final de recebimento dos valores da indenização.

Importante lembrar que tudo isso é feito com uma linguagem de fácil compreensão. 

E caso haja qualquer dúvida, qualquer que seja, estamos sempre a postos para esclarecer tudo para os consumidores em busca de uma experiência e um esclarecimento cada vez maior.

Claro que  não foi do dia para a noite que conseguimos simplesmente fazer com que todas as palavras que usamos por tanto tempo no direito se tornem algo sem mistério.

Nosso time de Operações Jurídicas, basicamente formado por advogados especialistas em direito do consumidor, que trabalham arduamente em busca de sua indenização, são profissionais assíduos na luta contra o juridiquês.

Os agentes que lutam contra o juridiquês

Sendo assim, o time de Operações Legais, está sempre em busca de novas técnicas e ideias para tentar simplificar as informações passadas no decorrer do processo judicial, principalmente nos casos que precisamos  ingressar com a ação judicial no pedido.

Na prática, o trabalho é em conjunto entre outros times da Resolvvi, principalmente o de Customer Experience. A parceria entre os times é essencial para que, por meio do mapeamento de todos os pontos de contato com o cliente, possamos fazer um esclarecimento da grande maioria dos termos jurídicos que aparecem.

Essa lógica é crucial para entendermos o que pode e deve ser simplificado em termos de linguagem.

E como fazemos isso?

Como exemplo desse trabalho em conjunto, temos a nossa linha do tempo que explica o passo a passo do processo judicial.

Essa trajetória foi incorporada em nossa tela de acompanhamento do pedido, junto com o glossário do juridiquês, que é oferecido para cada um dos clientes junto ao link de acompanhamento do processo. Assim, cada termo jurídico completamente incompreensível será facilmente entendível.

Além disso, estamos sempre aberto abertos a opiniões e críticas dos consumidores que acompanham e contam com a Resolvvi. Afinal, essa é a principal opinião para que possamos identificar se estamos no caminho certo!

Quer buscar seus direitos? Conte com a Resolvvi!

A todo momento, desde a descoberta de nossa plataforma, na tela inicial, até o recebimento de sua indenização, continuamos em um trabalho árduo e diário para fazer da comunicação, e transparência, dois diferenciais no serviço Resolvvi!

Infelizmente, se você é consumidor, com certeza já teve seus direitos desrespeitados. E é bem possível que você também não soube o que fazer.

Por isso, se você teve algum problema com uma empresa e quer aprender como buscar seus direitos, não deixe de acompanhar a Resolvvi.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!