Tempo de leitura: 12 minutos

Como acompanhar voo da Azul em tempo real: Confira 5 dicas!

Descubra como acompanhar voo Azul em tempo real com nosso guia completo. Saiba como obter informações precisas sobre o status do seu voo.

Além disso, você verá o quanto acompanhar um voo Azul pode fazer diferença na sua viagem.

Isso porque, dentre outros pontos positivos, ter em mente todo o trajeto de um voo Azul pode te ajudar a otimizar seu tempo.

E mais: por meio desse serviço você pode, ainda, ficar por dentro de possíveis problemas com voos.

Afinal, não é difícil que você passe por situações com voo cancelado ou voo atrasado, já que são comuns.

E como um plus mais que necessário, te deixaremos por dentro dos seus direitos diante dessas situações, inclusive sobre quando você pode exigir uma indenização.

Então, ficou curioso(a)? Não deixe de acompanhar a leitura!

A importância de acompanhar seu voo da Azul

Ter a tecnologia como nossa aliada no dia a dia é mesmo uma grande vantagem, concorda?

E quando falamos em voo da Azul, por exemplo, é possível contar com a tecnologia para acompanhar e rastrear a aeronave em tempo real.

No entanto, não só a nossa gigante do Brasil disponibiliza esses dados.

Na verdade, no mundo todo já é possível que passageiros se mantenham informados sobre os status de seus voos de forma online e descomplicada.

Sobre essa tecnologia, o especialista em aviação Chris Yates, ao falar sobre o uso de GPS pelo sistema ADS-B (Automatic Dependent Surveillance-Broadcast), apontou:

O sistema ADS-B já opera em grandes partes do mundo, provendo uma imagem ‘semelhante à de um radar’ sobre os aviões durante o voo. Isso é o que é usado pelos serviços de rastreamento de voos online, com os dados colocados em um sistema de mapeamento”, disse. “Ele se apóia em parte no GPS para gerar uma posição.” Chris Yates, especialista em aviação

Por mais que o sistema comentado não seja o único utilizado para esse tipo de serviço, a colocação do especialista expressa muito bem a intenção do monitoramento de voos.

Como acompanhar voo da Azul em tempo real

“Mas afinal, o que essa função tem de positiva?”.

Por exemplo, se você estiver encarregado de buscar um parente no aeroporto, vale acompanhar o voo para ficar por dentro do horário exato de chegada, tornando possível um melhor planejamento.

Porém, os benefícios não para por aí!

Se o voo Azul em questão se trata de uma viagem sua, rastrear ou acompanhar o status do voo em tempo real pode te ajudar a se livrar de imprevistos.

Isso porque também é possível ficar por dentro de alterações que o voo sofreu ou sofrerá, como nos casos de cancelamentos.

Com isso, você poderá tomar as atitudes necessárias nesses casos, como solicitar a remarcação de passagem Azul, reembolso de passagem ou reacomodação.

E o melhor é que, na grande maioria dos serviços, você tem como rastrear um voo pelo celular, já que pode acessá-los por meio de aplicativos ou no próprio navegador do smartphone.

Como acompanhar voo no site da Azul?

O primeiro serviço que te apresentaremos é o prestado pela própria companhia.

Assim, pelo site da Azul, você tem como ver o status do voo pelo Iphone ou IOS, já que é possível acessar pelo navegador do celular.

Lá você poderá realizar a pesquisa pela rota, escolhendo as cidades de partida e chegada da aeronave, ou pelo número do voo.

Portanto, para acompanhar o seu voo Azul, em tempo real pela serviço da companhia, basta seguir o passo a passo:

  • Acesse o site da companhia aérea Azul;
  • Procure pelo ícone com três barrinhas no canto superior esquerdo da tela;
  • Clique no ícone e procure pela opção “status de voo” e então a selecione;
  • Ao ser redirecionado(a), você já estará na página do serviço. Portanto, escolha pela busca por “Rota de voo” ou “Número de voo + data de partida”;
  • Se a sua escolha for pela rota, basta digitar a origem e o destino;
  • No entanto, se a sua escolha for por número do voo, basta digitar o número e selecionar a data de partida;
  • Por fim, basta clicar em “buscar status de voo”.

Feito isso, na página de acompanhamento você poderá consultar:

  • Horários de partida: programado, estimado e atualizado;
  • Horários de chegada: programado, estimado e atualizado.

E agora que você já conhece o serviço da Azul, é hora de saber como rastrear e acompanhar voo em tempo real por outros canais!

Outras formas de acompanhar seu voo Azul

Além dos serviços da Azul e da Resolvvi, também é possível utilizar outras alternativas para acompanhar seu voo Azul.

Nesse sentido, em alguns deles você pode, inclusive, rastrear a aeronave em tempo real, o que pode ser uma boa opção se o seu filho menor de idade estiver viajando sozinho, por exemplo.

Com base nisso, confira as dicas a seguir.

Infraero Voos online

Outra opção que te apresentamos para acompanhar seu voo Azul é o Infraero Voos Online, com app disponível para os sistemas Android e IOS.

Nele você pode contar com um monitoramento personalizado, tendo como saber do voo de uma pessoa pelo nome do aeroporto, da companhia ou pelo número do voo.

Além do aplicativo, a plataforma também possui a opção de acesso por meio do site da Infraero, ou seja, você pode acessar também pelo navegador do seu computador.

Flightaware

O Flightaware é mais uma opção para esse tipo de serviço.

Com ele você poderá rastrear e acompanhar, em tempo real, um voo nacional ou internacional, seja da Azul ou de outras companhias.

Além disso, o app possui uma função de saber exatamente o horário de saída e a previsão de chegada do avião.

E se você gosta de curiosidades sobre aviação, aqui vai mais um serviço da Flightaware: no site você pode ter acesso aos aviões que estão no ar agora, no mundo todo, o que pode ser bem interessante.

O aplicativo da Flightaware está disponível para IOS, Android e Windows Phone.

Flightradar

Com a Flightradar você tem outra opção para acompanhar o seu voo Azul.

Com ele, os dados de rastreamento do voo são captados através de radares e satélites.

Além de gratuito, você poderá utlizar o serviço por meio de smarphones IOS, Android e Windows ou, se preferir, por meio do site da Flightradar.

Acompanhei meu voo Azul e descobri um atraso, o que faço?

A ANAC é o órgão responsável por supervisionar a atividade da aviação civil no Brasil.

Por isso, se ao acompanhar seu voo Azul você descobrir um atraso, saiba que tem direitos garantidos, portanto, não se desespere.

Nesse sentido, o primeiro direito com o qual poderá contar é o de ser informado sobre a alteração.

Isso porque a ANAC estabelece um prazo de 72h antes do embarque para que a companhia avise aos passageiros sobre o atraso, bem como sobre o motivo.

Com isso, se você já estiver no aeroporto quando tomar conhecimento do voo atrasado, poderá contar ainda com o direito à assistência material, fornecida pela companhia, a depender do tempo de espera, veja:

  • A partir de 1 hora: ter acesso a facilidades de comunicação como, por exemplo, internet e serviços de telefonia;
  • A partir de 2 horas: receber um voucher refeição (em um restaurante do aeroporto, por exemplo) ;
  • A partir de 4 horas: sendo o caso de pernoite, receber gratuitamente a hospedagem e o transporte de ida e volta para o aeroporto.

E tem mais: se você chegou com 4 ou mais horas de atraso no seu destino final, você pode solicitar uma indenização por atraso de voo.

Assim, independentemente de ter recebido auxílio material ou não, o passageiro pode exigir uma indenização nesses casos.

Leia também: Como saber se o voo está atrasado? Veja 5 formas.

E se eu descobrir que o meu voo foi cancelado?

Como você já sabe, de acordo com a ANAC, para que uma companhia faça uma alteração no voo, ela deve informar aos passageiros dentro de um prazo de até 72h antes do embarque.

Porém, por mais absurdo que possa parecer, é possível que ocorra algum imprevisto devido ao qual a mudança acontece em um prazo menor que o previsto pela ANAC.

Se for o caso, considerando então que a companhia cancelou ou alterou o seu voo com menos de 72h antes do horário do embarque, a responsabilidade é da empresa.

Por isso, em caso de voo cancelado, a companhia aérea deve te oferecer alternativas como:

E, assim como no caso do atraso, se você já estiver no aeroporto quando tomar conhecimento da alteração, a companhia deve te oferecer assistência material enquanto espera pelo próximo voo.

Por último, se o voo causar um atraso de 4 horas ou mais na chegado ao seu destino final ou se você não foi informado(a) com a antecedência de 72h, você pode buscar uma indenização por danos morais!

Animated GIF

Descobri um problema com o meu voo, como posso ser indenizado(a)?

Como você pôde acompanhar nos tópicos anteriores, se um atraso ou cancelamento de voo não for informado com uma antecedência de 72h ou atrasar a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas, você pode ser indenizado(a)!

Portanto, se ao acompanhar o seu voo Azul você descobrir que sofreu com um problema dentro dessas condições, não deixe de contar com a gente para fazer justiça!

Avaliando o seu caso grátis com a Resolvvi, nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização de forma 100% online e sem burocracias.

Além disso, você só paga pelo serviço se ganhar.

Porém, vale saber que provas são importantes, como:

  • E-mails recebidos da companhia, principalmente o de confirmação de compra do bilhete;
  • Cartões de embarque (do atrasado e cancelado um do novo, se houver);
  • Declaração de voo cancelado ou atrasado, também conhecida como declaração de contingência, que você pode solicitar nos balcões da companhia;
  • Tudo que possa provar os compromissos perdidos no destino final: convites, confirmação de agendamento de consultas, lembretes do Google Agenda etc.

Por fim, com as provas em mãos, conte com a gente para fazer a justiça valer ao seu favor!

E aí, gostou de ficar por dentro de como acompanhar um voo Azul? Então não deixe de acompanhar também o Portal Resolvvi para mais dicas incríveis para as suas viagens!

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Perguntas frequentes sobre acompanhar voo Azul

O que significa acompanhar voo Azul em tempo real?

Acompanhar voo Azul em tempo real significa utilizar uma ferramenta online para rastrear a localização e o status atual de um voo da companhia aérea Azul em tempo real.

Como posso acompanhar um voo Azul em tempo real?

Existem diversas maneiras de acompanhar um voo Azul em tempo real, como acessar o site da Azul, baixar o aplicativo da companhia aérea ou utilizar sites de terceiros que oferecem o serviço.

Qual a importância de acompanhar um voo Azul em tempo real?

Acompanhar um voo Azul em tempo real pode ser importante para saber o horário de chegada ou partida do voo, verificar possíveis atrasos, cancelamentos ou mudanças de rota, além de permitir que familiares e amigos acompanhem a viagem em tempo real.

É possível acompanhar um voo Azul em tempo real gratuitamente?

Sim, é possível acompanhar um voo Azul em tempo real gratuitamente através do site da companhia aérea ou de aplicativos de terceiros que oferecem o serviço gratuitamente.

Como faço para acompanhar um voo Azul em tempo real através do site da companhia aérea?

Para acompanhar um voo Azul em tempo real através do site da companhia aérea, basta acessar a seção “Status de voo” e digitar o número do voo ou a rota desejada.

É possível acompanhar voos internacionais da Azul em tempo real?

Sim, é possível acompanhar voos internacionais da Azul em tempo real utilizando as mesmas ferramentas utilizadas para acompanhar voos nacionais da companhia aérea.

Jesus Hernández da Resolvvi

Chief Operating Officer na Resolvvi, advogado de formação, Jesus escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre os problemas com voo que milhares de passageiros enfrentam todos os dias.

Todos os posts