Advogado especialista em direito do consumidor

Exija seus direitos sem sair de casa

Quer se tornar um advogado especialista em direito do consumidor e não sabe por onde começar? Acompanhe já estas dicas e tire duas dúvidas!

No Brasil, onde há mais de 1 milhão de advogados, de acordo com dados de 2021 do Conselho Federal da OAB, ter uma especialidade é muito importante.

Isso porque com esse grande número de advogados, fica cada vez mais difícil, principalmente para o novo advogado, encontrar seu lugar no mercado.

Entretanto, mesmo com essa necessidade, alguns sequer sabem no que podem se especializar.

Pensando nisso, trouxemos este tema, para explicar sobre as possibilidades do direito do consumidor para advogados e como funciona a atuação na área.

Então, quer saber mais sobre como ser um advogado especialista em direito do consumidor?

Acompanhe a leitura abaixo!

Quais as possibilidades de atuar com Direito do Consumidor?

A princípio, a área de Direito do Consumidor pode parecer um pouco limitante para o advogado ou para o estudante de Direito.

Por vezes, prontamente vem o pensamento de que o direito do consumidor existe somente para defender os consumidores.

Embora a expressão “direito do consumidor” leve a esse entendimento, é importante saber que essa área não é nada limitante.

Antes de tudo, dentro da própria defesa do consumidor existem inúmeras áreas específicas, como a defesa de problemas com:

Além disso, mesmo com todas as áreas que existem dentro do Direito do Consumidor, o advogado também pode atuar:

  • Defendendo fornecedores, como empresários que possuem e-commerce ou com grandes empresas que lidem diretamente com consumidor;
  • Prestando consultorias, preventivas ou não;
  • Dando treinamentos básicos para empresas sobre Direito do Consumidor e como proceder com os clientes;

Também, para aqueles que gostam de lidar com inovação e que buscam uma intersecção entre o direito e outras áreas, atuar em parceria com a área de customer success pode ser uma boa opção.

Com isso, o advogado pode trabalhar pontos como:

  • Boas práticas e controle de qualidade;
  • Analisar e orientar pontos sobre a oferta dos produtos e serviços;
  • Elaborar políticas comerciais para a empresa;
  • Melhorar a compreensão dos contratos entre fornecedor e consumidor por meio do legal design;

Como me tornar um advogado especialista em direito do consumidor?

Para começar a atuar como um advogado, é preciso, antes de tudo, ser bacharel em direito e ter a inscrição na OAB.

Então, a partir disso, o advogado já pode, com o que viu durante a sua formação e com sua experiência, começar a atuar com os primeiros clientes.

Entretanto, nem sempre isso ocorre de modo tão rápido.

Isso porque em boa parte dos casos o novo advogado somente tem como base o aprendizado da faculdade (o qual raramente é aprofundado), e quando muito, possui uma experiência de estágio na área.

Por isso, logo depois de adquirir oficialmente o título de advogado, é fundamental que se busque uma especialização.

É importante falar que não é preciso fazer uma matrícula em uma pós ou especialização.

Apesar disso, o estudo será essencial para adquirir conhecimento capaz tornar o advogado um especialista em direito do consumidor.

Onde encontrar clientes para atuar como advogado especialista em direito do consumidor?

Agora, mesmo sabendo sobre as oportunidades da área e sobre como se tornar um advogado especialista em direito do consumidor, ainda há um ponto muito importante: conseguir clientes.

No Brasil e em alguns países com a tradição deontológica mais conservadora, é comum que o advogado tenha mais restrições para divulgar seus serviços.

Com isso, alguns advogados acabam paralisados e não sabem por onde começar a construir sua carteira de clientes, senão por indicação ou oportunidades passivas.

Entretanto, além do marketing jurídico ético, que pode ser usado hoje em dia, existem outros meios de se conseguir clientes, como os diretórios de advogados.

Por meio de um diretório, o advogado especialista em direito do consumidor divulga seu perfil profissional, e o melhor: sem ferir as regras da OAB.

A partir disso, ele conta um pouco sobre seus títulos e especialidades na área, para que um cliente que esteja procurando um advogado consumerista possa achar seu perfil na internet e possa contratá-lo.

Com isso, o advogado pode começar a construir ou até mesmo ampliar sua carteira de clientes.

Além disso, se você não sabe por onde começar a buscar um diretório, existem as seguintes opções:

Desse modo, basta seguir as dicas que trouxemos neste artigo, e com muita dedicação e disciplina, será sim possível se tornar um advogado especialista em direito do consumidor.