Aluguel de carro em viagens: confira 8 dicas imperdíveis

Giovanna Damasceno da Resolvvi Escrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 18 de janeiro de 2020
Aluguel de carro em viagens: confira 8 dicas imperdíveis

Já pensou em alugar um carro durante uma viagem? Alguns viajantes sentem a necessidade de se locomover de maneira mais prática durante as férias ou viagens a trabalho, mas não sabem como fazê-lo. Aprenda sobre aluguel de carro em viagens com nossas 8 dicas imperdíveis!

Em alguns destinos, o aluguel de um carro pode ser uma decisão muito esperta. Considerando que vai te dar maior liberdade e autonomia para passear pela cidade ou conhecer destinos em cidades vizinhas. 

Da mesma maneira que é necessário comprar as passagens aéreas e fazer as reservas no hotel com antecedência, algumas viagens também pedem que você se programe para alugar um carro.  

Então, quais são exatamente as vantagens de alugar um carro?

Existem muitas! E vamos listar algumas delas.

Em primeiro lugar, o viajante terá a oportunidade de flexibilizar seus roteiros. Se você é um turista que não gosta de viajar com muitas pessoas, ter seu próprio carro vai te distanciar de itinerários lotados. 

Além disso, o bônus de conhecer a cidade que você está visitando mais de perto (e se perdendo também, se você abrir mão do GPS). Já pensou nas paisagens e experiências inesquecíveis que você vai presenciar ao longo dos trajetos?

 

 

Outro ponto positivo é que várias locadoras de carros são franquias e possuem sedes em muitas cidades. Sendo assim, ao alugar um carro você pode devolvê-lo em uma cidade e trocar o veículo por outro mais adequado ao trajeto que fará em diante.

Como um viajante pode alugar um carro?

Antes de tudo, você precisa se programar com antecedência. Alugar um carro será um investimento para otimizar o tempo em sua viagem, mas ainda é um custo. Por isso, organize suas finanças para não se surpreender com as despesas, tá?

Além de se organizar financeiramente, você precisa reservar o carro com a mesma antecedência, principalmente para evitar imprevistos. Em alguns casos, você pode começar a pesquisa na internet, sem precisar ligar ou se deslocar até as locadoras. 

Como outros serviços, você pode conseguir um preço mais convidativo fazendo sua reserva online, seja aproveitando promoções ou comparando preços de diversas locadoras antes de fechar negócio. Outro ponto positivo de reservar com antecedência é que caso seu carro não esteja mais disponível, você recebe pode receber um carro de qualidade superior como compensação.

Como saber que carro devo alugar?

O local que você vai viajar definitivamente interfere na hora de escolher o modelo do carro. Não é recomendável alugar um modelo que vai atolar na areia da praia, por exemplo.

Por isso, você não deve considerar somente o valor do carro na hora de fechar negócio. Não se esqueça que as condições da sua viagem são muito importantes e que o barato pode sair caro. Ah, e não se esqueça que o seguro é indispensável.

Aluguel de carro em viagens: Quais são as taxas que devo pagar?

Sempre reserve com seguro. Não existem muitas discussões sobre esse assunto. Mesmo que você conheça a região, acionar a seguradora pode te salvar de um sufoco. Para além de precisar de uma mãozinha caso você fique no prego por aí, imagine sofrer um acidente e ter que arcar com o prejuízo?

Algumas outras taxas podem surgir antes de fechar a reserva do aluguel. São geralmente serviços de GPS, cadeirinhas para crianças, wi-fi e outros adicionas que você pode ou não adicionar ao seu contrato. 

Como tenho certeza que meu carro é seguro?

É possível sim saber se seu carro está seguro. A locadora de veículos tem a obrigação de inspecionar o carro e assumir que ele está impecável para seu uso. Claro, você deve acompanhar a inspeção com atenção!

Verifique marcas de uso do carro, se as funções eletrônicas, como vidros e para-brisa estão funcionando normalmente, além de ter a certeza que os pneus estão cheios e sem possibilidade de derrapar no asfalto. Checar se o cinto de segurança nos conformes também é essencial!

 

Além de checar com seus próprios olhos e ter a palavra da locadora sobre o estado do carro, você assinará um documento atestando todas as informações sobre o veículo, até mesmo os mínimos arranhões precisam estar discriminados no contrato. Caso você devolva o carro com algo diferente do documento, taxas adicionais serão cobradas.

Chegando no destino e pegando o carro

Quando você chegar na locadora, é preciso ter em mãos sua identificação, carteira de motorista e a confirmação da sua reserva. Em seguida, a locadora irá disponibilizar o contrato que já falamos acima.

Não se esqueça de ler com bastante atenção e tirar todas as dúvidas que você tiver. Esqueça que existem perguntas desnecessárias em um caso como esses.

Lembre-se que se as condições de viagem mudarem, você também tem a opção de escolher carros diferentes e trocar em outra sede da locadora de veículos ao longo do trajeto. Se sua viagem até certo ponto era no asfalto, mas muda para uma estrada de terra com muitos buracos, trocar o carro pode ser importante para sua segurança.

Devolvendo o carro

Quando a viagem acaba o carro precisa ser devolvido, é claro. Tendo isso em mente, o que você precisa saber antes de devolver o carro?

Em primeiro lugar, lembre-se que se você recebeu o carro com o tanque cheio, é preciso devolvê-lo com também com o tanque cheio. Isso vale para as demais funções do carro. É preciso devolver como você recebeu.

Fique atento também na importância da pontualidade. Se você atrasar o horário da devolução, irá pagar mais uma diária. O processo de devolução é bem semelhante com o de recebimento. O carro passará por uma nova inspeção e você receberá um comprovante de devolução.

Agora ficou mais fácil, né?

Com as nossas dicas você pode alugar um carro para viajar com mais tranquilidade.

Caso você tenha alguma dúvida sobre como alugar carros em viagens, comenta aqui embaixo!


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!