INFOGRÁFICO – Teve a bagagem extraviada? Confira 4 dicas imperdíveis!

Patricia Autran da Resolvvi Escrito por Patricia Autran da Resolvviem 1 de agosto de 2019
INFOGRÁFICO – Teve a bagagem extraviada? Confira 4 dicas imperdíveis!

É muito comum ter a bagagem extraviada, tanto nos aeroportos nacionais como nos estrangeiros. Se já aconteceu com você, dê uma olhadinha nesse infográfico com 4 dicas do que fazer:

Se você já passou pela situação de chegar ao fim da tão sonhada viagem e ver todos seus colegas de voo recolherem suas bagagens e a sua não aparecer, sabe quão angustiante é esse momento. Além do cansaço da viagem e da vontade de ir para casa, você está preocupado com suas coisas, lembranças e presentes que trouxe da viagem.

Saiba que esta situação é muito comum de acontecer e existem alguns cuidados que diminuem a chance disto ocorrer. Se quiser receber algumas dicas, você pode conferir o post de 7 Dicas para Proteger sua Bagagem.

Em viagens curtas é melhor levar apenas a bagagem de mão e ter a segurança que a mala não será extraviada. Principalmente se você for daqueles que gosta de levar apenas o necessário! Você pode olhar nosso post o que pode levar na bagagem de mão e ver se é o seu caso.

Entretanto, se sua bagagem já foi extraviada, seguem 4 dicas para tentar reavê-la. Além disso, caso não consiga encontrá-la, servirão como provas, caso decida entrar na justiça, pedindo uma indenização contra a companhia.

1) Se dirija ao balcão da companhia aérea

O balcão fica na própria sala de desembarque, informe ao funcionário da companhia e veja se ele consegue localizar imediatamente sua bagagem. Algumas vezes, o funcionário consegue localizar pelo o localizador do seu bilhete de embarque.

Caso não seja possível localizar, algumas companhias oferecem um valor para o passageiro comprar os itens necessários, durante este período em que está sem os seus pertences. Caso isto não aconteça, você deve guardar todos os comprovantes de gastos e pedir ressarcimento futuro a companhia.

2) Procure no aeroporto o local para realizar o RIB da sua bagagem extraviada

O RIB é o chamado Registro de Irregularidade de Bagagem. Para realizá-lo é necessária a apresentação do ticket da bagagem. Por meio dele se comprova que a bagagem estava na responsabilidade da companhia.

Sempre anote o número do protocolo de registro. E nunca deixe seu ticket de bagagem com a companhia aérea, apenas diga o número dele. Esta é uma de suas principais provas contra a empresa aérea, você deve guardar para caso deseje cadastrar uma causa na justiça futuramente

3) Guarde todos os documentos possíveis

Você deve guardar todos os documentos, tanto para cobrar firmemente da companhia, como para pedir uma indenização, caso sua bagagem não seja encontrada. Apesar de sempre torcemos para isto não ocorrer conosco, devemos estar preparados para qualquer caso.

Então, provas como bilhete da passagem aérea, ticket de bagagem, RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem) e notas fiscais, caso necessite comprar alguma coisa por culpa do extravio, são muito importantes. Outras provas que você ache importante, guarde ou bata uma foto, é melhor pecar pelo excesso que pela falta!

4) Aguarde o prazo da Companhia Aérea de devolução da sua bagagem extraviada

Segundo a lei brasileira, a companhia aérea tem até 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais, para devolver sua bagagem, segundo art. 32 § 2º, I e II da Resolução nº 400 de 13 de Dezembro de 2016 da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.

Deve-se seguir o mesmo procedimento, companhias estrangeiras que tenham vendido diretamente para brasileiros. Isso porque são submetidos a mesma lei.

Caso sua bagagem tenha sido danificada, você também tem direitos! Confira o nosso post sobre malas danificadas e fique por dentro de como você pode proceder!

Teve algum problema com voo? Saiba como conseguir uma indenização com a Resolvvi!

Infográfico

A Resolvvi preparou esse infográfico para que você saiba direitinho como proceder em caso de bagagem extraviada:

extravio de bagagem

Caso sua bagagem extraviada não seja encontrada no prazo

Você deve reclamar judicialmente seus direitos, já que a companhia lhe deve uma indenização! No momento da compra da passagem, você adquire o direito de ser transportado até seu destino final em segurança, junto com sua bagagem.

Caso a companhia tenha extraviado sua bagagem ou causado qualquer dano, você teve seus direitos feridos e merece uma indenização.

Caso a empresa cancele o seu voo e não lhe ofereça as opções acima, você deve exigir seus direitos. Separamos algumas opções para você:

  1. Você pode cadastrar sua reclamação no site consumidor.gov.br ou no Procon!
  2. Caso o seu cancelamento tenha ocorrido nas 72 horas anteriores ao voo ou tenha causado um atraso superior a 4 horas no destino final, você pode cadastrar um pedido de indenização com Resolvvi.

Caso deseje receber dicas sobre dicas de voos e sobre seus direitos como passageiro, deixe seu e-mail aqui:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários