Cadastro Positivo: Entenda tudo sobre e como ativar
indique e ganhePowered by Rock Convert

O Cadastro Positivo foi criado com o objetivo de reunir o histórico de tomada de crédito e pagamentos.

Desse modo, o sistema começou a funcionar em 2020, e pode ser consultado por comerciantes, bancos ou prestadores de serviço, no momento em que o consumidor decide parcelar uma compra.

A ideia da medida, que antes era opcional, mas agora é compulsória, é democratizar o mercado de crédito, apresentando dados disponíveis anteriormente.

Se você quiser saber tudo de mais importante sobre o Cadastro Positivo, confira esse artigo até o final.

Nele, você descobrirá: 

  • O que é o Cadastro Positivo;
  • Qual a importância dele;
  • Como o Cadastro Positivo pode ser consultado;
  • Se você pode sair do Cadastro Positivo;
  • Dicas para aumentar seu score de crédito.

O que é Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo pode ser definido como uma ferramenta que reúne o histórico de compras de um consumidor, chamado de “currículo de crédito”.

O histórico é gerido pela Serasa Experian, uma das empresas responsáveis por gerenciar as informações e autorizadas pelo governo a fazer a gestão desse tipo de dados.

Até 2019, o cadastro era facultativo, o que significava que nem todas as pessoas disponibilizavam o acesso a estas informações.

No entanto, uma lei em 2020 o tornou obrigatório para todos que possuem CPF. 

Nesse caso, as informações a respeito de crédito (financiamento, cartões, etc) estão presentes no Cadastro Positivo.

De acordo com o Banco Central e demais bancos, essa é uma forma de conceder taxas de crédito mais personalizadas a bons pagadores. 

Desse modo, consumidores com perfis mais confiáveis, terão melhores condições de pagamento e crédito. 

nome-negativado-indenização

Qual a importância do Cadastro Positivo?

Qualquer pessoa que deseje realizar uma compra parcelada, ou ainda um financiamento, terá o seu pedido autorizado ou negado com base no seu histórico de crédito.

A consulta normalmente é feita nos birôs de crédito contratados pela empresa ou bancos, serviço responsável por identificar quem está com suas contas em atraso.

Apesar disso, a avaliação é genérica. 

Isso significa que alguém que atrasou um pagamento pode ter uma avaliação pior do que alguém que já ficou negativado, mas conseguiu limpar o nome, por exemplo.

Por conta do Cadastro Positivo, é possível ter mais conhecimento a respeito dos consumidores, e assim estipular taxas e condições de crédito mais específicas.

Portanto, com mais conhecimento consegue-se alcançar diversas condições mais apropriadas para determinados consumidores, até mesmo ao se tratar de taxas de juros mais adequadas. 

Vale lembrar que, como o Cadastro Positivo está ligado com o histórico de compras do consumidor, ele também possui ligação com o score de crédito.

Desse modo, pessoas que não possuem pendências em seu Cadastro Positivo, tendem a possuir um Score de Crédito mais alto. 

Isso significa que essas pessoas terão mais facilidade ao acesso a créditos em instituições financeiras. 

Como consultar meu Cadastro Positivo?

As informações do Cadastro Positivo são gerenciadas por 4 birôs de crédito. 

banner_telegramPowered by Rock Convert

Apesar disso, o primeiro acesso ocorre de forma burocrática, devido às confirmações e cadastro que o consumidor precisa fazer.

De todo modo, para realizar o cadastro e consultar a sua situação, é preciso acessar o site de uma das 4 empresas responsáveis, sendo elas: Serasa Experian, Boa Vista SCPC, SPC Brasil e Quod.

Após entrar nos sites, basta procurar pela opção “Cadastro Positivo”. 

Em seguida, é necessário realizar a inscrição, informando seus dados como nome completo e CPF.

Ademais, alguns dos sites podem solicitar uma foto do documento de identificação, ou até mesmo uma selfie do cliente, como é o caso do Serasa e Quod.

Feito o cadastro, basta definir uma senha para garantir os seus acessos futuros, e então conferir o seu Cadastro Positivo.

Posso sair do Cadastro Positivo?

Apesar do cadastro positivo ser automático, o consumidor não é obrigado a ter suas informações disponibilizadas.

Isso significa que, caso o consumidor não queira fazer parte desse banco de informações, ele pode sim pedir para sair sem problemas.

O processo funciona de forma semelhante ao de registro, portanto, é preciso realizar o cadastro antes de solicitar o cancelamento. 

Após o cadastro finalizado, basta procurar a opção “cancelamento” no site onde foi cadastrado. Ao fazer a solicitação, o nome será retirado do sistema em até 2 dias úteis.

Dicas para aumentar o Score de Crédito

O score de crédito é a pontuação responsável pela liberação de crédito e é adotada entre os principais bancos e instituições financeiras.

Para aumentar a pontuação de score, o consumidor deve manter o seu nome limpo, e não possuir atrasos de pagamento atrelados ao seu CPF.

O aumento do score não é imediato, pois o histórico de pagamento precisa ser modificado.

Para que a modificação no score seja observada, o consumidor deve manter suas boas práticas de pagamento por um período, até que a mudança positiva seja observada.

https://problemacomvoo.resolvvi.com/indique-e-ganhe

Conclusão

O Cadastro Positivo pode ter um grande impacto na liberação de créditos e novas oportunidades financeiras. 

Por outro lado, se o impacto será positivo ou negativo, dependerá dos hábitos do consumidor

Desse modo, é essencial que o consumidor tente sempre pagar suas contas em dia, e evite realizar compras que não possa arcar no momento.

Para evitar esse tipo de situação e garantir um score de crédito positivo, o ideal é utilizar um bom gerenciador financeiro, como o Mobills.

O Mobills é o aplicativo de gestão financeira mais bem avaliado do mercado, e por meio dele é possível acompanhar a situação de todas as suas contas, evitando assim, maus hábitos financeiros.

Para conhecer melhor o Mobills, basta acessar o site clicando no link acima.  

Se quiser mais dicas sobre educação financeira, como ganhar dinheiro, sair das dívidas, economizar, planejamento financeiro e investimentos, acesse o Blog Mobills.

Ao olhar mais de perto para todos esses temas, com certeza você conseguirá melhorar sua situação financeira.

*Esse artigo foi produzido pela equipe da Mobills.

Facebook Comments
Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!