Carta de cancelamento de contrato de prestação de serviços: Como fazer?

Gabriel Camurça da Resolvvi Escrito por Gabriel Camurça da Resolvviem 22 de abril de 2021
Carta de cancelamento de contrato de prestação de serviços: Como fazer?

Você sabe o que é a carta de cancelamento de contrato de prestação de serviços? Entenda agora tudo sobre e também como fazê-la.

Muitos consumidores ficam confusos durante o cancelamento de um serviço ou contrato porque não sabem oficializar o desejo de cancelá-lo.

Infelizmente, algumas empresas dificultam esse procedimento, não disponibilizando as informações necessárias para o consumidor.

Mas existem diversas formas de cancelar um serviço que se tornou indesejado!

Neste conteúdo, vamos te explicar como funciona uma dessas formas: a chamada carta de cancelamento de contrato de prestação de serviços.

Além disso, vamos te ensinar como fazer essa carta e que cuidados você deve ter ao fazê-la!

Quando preciso fazer a carta de cancelamento de contrato de prestação de serviços?

A carta de cancelamento de contrato é uma solicitação em que o consumidor, por meio de uma carta, pede a interrupção de um contrato por algum motivo especificado nessa carta.

Essa carta deverá especificar:

  1. O contrato ou serviço que será cancelado
  2. O motivo do cancelamento solicitado

O consumidor pode optar por essa carta quando não conseguir cancelar o serviço de outra forma, o que sabemos que ocorre com maior frequência do que deveria. ):

Por exemplo, quando você quer cancelar um serviço de internet porque sempre que você tenta ver um filme ou fazer uma reunião por vídeo, ela cai.

Normalmente, você liga para a empresa prestadora do serviço, mas não consegue cancelar de jeito nenhum, sempre ficando preso nos canais de atendimento.

Sabemos o quanto isso é desgradável! Nesses casos, uma boa alternativa é o envio da carta de cancelamento de prestação de serviços.

Por isso, a seguir, vamos te ensinar como fazer o cancelamento de um serviço por meio da carta de cancelamento de contrato!

Leia também: Usaram seu nome indevidamente? Veja o que fazer!

Passo a Passo: Como fazer uma carta de cancelamento de prestação de serviços?

Passo 1: Verifique se o seu contrato possui algum período de aviso prévio.

É comum que contratos tenham um período de aviso prévio, ou seja, um intervalo de tempo após a solicitação de cancelamento em que o contrato continuará sendo válido.

Portanto, para não ser pego de surpresa, sempre verifique se o serviço a ser cancelado possui esse período de aviso prévio no contrato!

Passo 2: Verifique se o seu contrato possui multa de rescisão.

Existe a possibilidade do contrato ou serviço em questão possuir uma multa de rescisão.

Em outras palavras, você cancelar o serviço antes de determinado período levaria a empresa a exigir o pagamento de uma multa.

Esse tipo de multa é muito comum em contratos com empresas de telefonia, em que o consumidor contrata serviço com cláusula de fidelidade e não pode cancelar o serviço até que se passe um certo período.

Por isso, antes de solicitar o cancelamento de um contrato ou serviço, confira se existe alguma multa de rescisão!

Passo 3: Escreva a carta de cancelamento de contrato de prestação de serviços.

Ao escrever a carta, além de se identificar e colocar a data no final do texto, é muito importante que você especifique qual serviço está sendo cancelado e o motivo desse cancelamento, de modo claro e direto, que não deixe margem para dúvidas.

Informe precisamente que a carta é para o cancelamento de um serviço ou contrato.

Caso deseje, nós preparamos um modelo para te ajudar! 

👉 Para baixar o nosso modelo, é só preencher o formulário abaixo!

Passo 4: Assine a carta e envie para a empresa ou pessoa que fornece o serviço a ser cancelado.

Após redigir a carta de cancelamento de contrato de prestação de serviços, assine e envie-a para a empresa ou pessoa que forneceu o serviço a ser cancelado.

Lembre-se sempre de conferir, após um tempo, se o contrato realmente foi cancelado!

O que não posso fazer ao cancelar um contrato de prestação de serviços?

É importante lembrar que você não pode deixar de cumprir com as suas obrigações contratuais!

Por exemplo, você cancelou um serviço no meio do mês e depois recebeu uma cobrança relativa ao serviço utilizado até aquele momento. Nesse caso, a cobrança é válida, então não deixe de pagar ela!

Portanto, após solicitar o cancelamento do serviço por meio da carta de cancelamento, é necessário verificar se nenhuma parcela ou mensalidade anterior deixou de ser paga.

Após enviada e recebida a carta, o seu contrato será cancelado a partir dali, mas tudo o que foi feito antes disso continua valendo, beleza?

Cancelei a prestação do serviço, mas meu nome ainda assim foi negativado! O que fazer?

Nesse caso, onde o consumidor cancela a prestação do serviço e, mesmo assim, é negativado pela empresa, a negativação é indevida! Ou seja, o seu nome ficou sujo de maneira injusta.

Uma negativação só deve ocorrer quando você possui alguma dívida justa em seu nome e não realiza esse pagamento.

Dessa forma, a empresa inscreve seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, o que significa que seu nome está sujo e você terá dificuldade para conseguir linhas de crédito, por exemplo.

Ou seja, essas pessoas ficam com nome sujo e passam a sofrer alguns problemas como restrições a crédito e financiamentos negados.

Assim, caso essa negativação tenha ocorrido de maneira indevida, você pode buscar danos morais por ter tido o nome negativado indevidamente!

Dessa forma, a empresa que te negativou deverá limpar seu nome, tendo a reparação em seu score dessa negativação indevida, e deverá também pagar uma compensação em dinheiro pelo erro cometido.

Cancelou um serviço e mesmo assim foi negativado no SPC ou Serasa? Verifique grátis se você pode receber uma indenização!

Como posso buscar danos morais por uma negativação indevida?

Para limpar seu nome e receber uma indenização pelos danos morais sofridos, o consumidor negativado indevidamente pode contar com a Resolvvi! Basta verificar grátis seu caso em poucos minutos.

Para mais esclarecimentos sobre negativação indevida, clique neste link!

Com a Resolvvi você busca seus direitos de forma totalmente online, sem burocracias e sem audiências.

E a melhor parte é que você só paga a taxa de serviço se e quando ganhar.

Quer receber uma indenização por nome negativado indevidamente? Verifique grátis agora mesmo se você tem direito.

Não deixe de acompanhar o Blog da Resolvvi para continuar lendo conteúdos incríveis sobre seus direitos.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!