Tempo de leitura: 8 minutos

Cobrança após cancelamento de plano de telefonia: Como resolver?

Tem uma cobrança mesmo após o cancelamento de plano de telefonia? Então acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Processos por cobrança indevida pelas empresas de telefonia, infelizmente são uma coisa frequente no Brasil.

Ou seja, não é raro ouvir processos que envolvem cobrança indevida da Claro, Tim, Oi, Vivo e outras empresas brasileiras.

E mover um processor por conta de uma cobrança após o cancelamento de plano de telefonia pode gerar muita dor de cabeça para o consumidor.

Isso porque dentro desse estresse eiste uma série de coisas que podem prejudicar o cliente.

Então se você está com uma cobrança mesmo após fazer o cancelamento de seu plano de telefonia, veja como resolver o seu problema!

Como resolver uma cobrança mesmo após o cancelamento de plano de telefonia?

Cancelar um plano de telefonia pode virar uma dor de cabeça, porque muitas vezes são necessários muitos contatos com a operadora até que o cancelamento seja feito.

Afinal, a maioria das pessoas já passou pela situação de querer cancelar um serviço e ter que passar pela insistência da empresa ao não querer cancelar o plano.

Mas e se você conseguiu fechar seu vínculo mas descobre que recebeu uma cobrança após o cancelamento do seu plano de telefonia?

Ninguém quer, de início mover um processo judicial, até porque todo mundo sabe o quanto essas ações na Justiça demoram para serem resolvidas.

Mas que fazer, então, quando você descobre uma cobrança indevida da claro depois de fazer o cancelamento de seu plano de telefonia, por exemplo?

Como dissemos, infelizmente, esse problema é muito mais comum do que você imagina.

E as causas para isso acontecer podem variar. No entanto, pode-se falar de algumas principais causas de cobrança indevida por empresas de telefonia:

  • Pagamento de fatura não registrado;
  • Fraude na contratação.
  • Serviço não contratado;
  • Serviço cancelado;
  • Ou pagamento não registrado.

Independentemente de qual motivo for, ninguém merece receber cobrança depois de solicitar o cancelamento do plano de telefonia.

👉 Seu nome está negativado indevidamente? Exija seus direitos e receba uma indenização!

O que fazer diante de uma cobrança indevida em plano de telefonia?

A cobrança indevida é uma das principais reclamações dos consumidores quando se trata de operadoras de telefonia.

Como dissemos, existem muitos motivos para isso acontecer: quando uma empresa cobra por um serviço que o cliente não usou ou até diante de uma fraude.

Mas também há formas de se proteger de cobranças indevidas de contas já pagas em planos de telfonia, o primeiro então passo é guardar todos os comprovantes de pagamento. 

Ou seja, sempre que pagar uma conta, deixe todos os recibos em um local seguro pelo menos durante cinco anos. 

Mas se você paga as contas pelo aplicativo do banco, é possível recuperar esses comprovantes na própria ferramenta ou no site da instituição.

Se você já fez esse pagamento, de acordo com o CDC, a operadora deverá devolver o dobro do valor, é o que conhecemos por repetição do indébito.

Por exemplo, se a cobrança indevida foi de R$30, você precisará ser ressarcido em R$60, que é o dobro do valor pelo qual pagou indevidamente.

Existe uma forma de se proteger para evitar uma cobrança após cancelamento de plano de telefonia? Veja a seguir!

Cobrança após cancelamento de plano de telefonia: dê atenção aos protocolos de atendimento

Ao entrar em contato com a operadora para fazer o cancelamento de seu plano de telefonia, anote todos os protocolos fornecidos pelo empresa.

Isso vai ajudar caso você receba uma cobrança indevida após o cancelamento do plano de telefonia.

Desde os protocolos no início da ligação com atendente virtual, até o protocolo final cujo atendente fornece para você.

Uma dica é: se o atendente não passar nenhum protocolo, exija, pois é o seu direito e a sua forma de ter acesso a tudo que foi combinado durante a ligação.

E guardar o número de protocolo vai ajudar, inclusive, se a empresa enviar uma cobrança mesmo após o cancelamento do serviço de telefonia.

Isso porque todas as ligações são gravadas e o protocolo é a forma que você terá acesso a essa gravação, por isso é tão importante guardar o número em um lugar seguro.

Então se você recebeu a cobrança após o cancelamento de plano telefonia, o primeiro passo é entrar em contato com o atendimento.

Explique a situação e entenda qual é a documentação exigida.

Se você perceber que a empresa não ofereceu uma solução, já é possível entrar com recurso para que ela coloque fim ao problema.

Continue a leitura para saber o que fazer ao receber uma cobrança após o cancelamento do plano de telefonia!

Indenização GIF

Descobri uma cobrança indevida após o cancelamento do meu plano de telefonia, tenho direito a uma indenização?

Código de Defesa do Consumidor (CDC) é o órgão responsável pela proteção dos direitos do consumidor.

Além disso, estabelecer a boa relação entre fornecedor e consumidor final também é de sua função.

Portanto entender o que diz o código de defesa do consumidor em cobrança indevida depois de fazer um cancelamento do plano de telefonia pode ser fundamental para exigir reparação.

E acredite, existem formas de pedir danos morais por negativação indevida.

Cobrança do indébito

Se você percebeu uma cobrança indevida após fazer o cancelamento de sua conta de telefonia e quer exigir dano moral, entenda algumas coisas importantes:

De acordo com o Código de Defesa do consumidor (CDC), através do artigo 42, o consumidor possui o direito à repetição do indébito.

Ou seja, o consumidor deverá receber o valor que pagou de forma dobrada!

O pagamento será correspondente ao que foi pago em excesso, e será dobrado para corrigir o problema e punir a empresa pela cobrança indevida nas contas de luz.

Vale lembrar que, também de acordo com o CDC, nenhuma empresa pode fazer cobranças abusivas, muito menos expor o consumidor ao ridículo.

Nesses casos, é de direito do consumidor prejudicado pelo erro da empresa receber uma indenização pelos danos morais que sofreu.

Quer saber como exigir os seus direitos ao receber uma cobrança após fazer cancelamento do plano de telefonia? Então acompanhe a seguir!

Como exigir meus direitos depois que descobrir uma cobrança após fazer o cancelamento de meu plano de telefonia

Descobrindo a cobrança indevida mesmo após o cancelamento do plano de telefonia, é possível comprovar o problema e entrar com um pedido de indenização sozinho.

Você pode fazer isso por meio do Juizado Especial Cível (JEC), órgão que tem como objetivo mediar conflitos entre consumidores e fornecedores.

Portanto, no JEC, é possível pedir uma indenização através da mediação do conflito com a empresa.

E a situação pode ser ainda pior caso você tenha a cobrança após o cancelamento do plano de telefonia ter sido responsável por negativar o seu nome.

Isso é um problema sério, já que seu nome ficou sujo por uma conta cujo responsável não é você!

Portanto, se seu nome ficou negativado indevidamente no meio disso tudo, também há garantia do direito de receber uma compensação em dinheiro.

Quer avaliar o seu caso de graça para saber se a Resolvvi pode ajudar?

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts