Código de Defesa do Consumidor para boleto bancário

código de defesa do consumidor boleto bancário

Você sabe qual a relação do Código de Defesa do Consumidor em boleto bancário? Então acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas!

O boleto bancário é uma forma de pagamento cujos consumidores escolhem pelas diversas facilidades que esse documento pode oferecer.

Mas e se a empresa me cobrou pela emissão? O que devo fazer?

Nesse caso precisamos estar atentos ao que prevê o Código de Defesa do Consumidor para boleto bancário.

Quer descobrir? Acompanhe a leitura, então!

Como posso entender o que diz o Código de Defesa do Consumidor para boleto bancário?

Se você quer entender como funciona o código de defesa do consumidor em relação ao boleto bancário, em primeiro lugar você precisa saber como funciona este documento tão importante.

Nesse sentido, tiraremos todas as suas dúvidas, além de informar sobre todos os seus direitos.

Até porque um cliente bem informado é alguém com o poder de exigir tudo aquilo que lhe é de direito!

Acompanhe a seguir, então.

Como atua o Código de Defesa do Consumidor?

O Código de Defesa do Consumidor (CDC) é o órgão responsável pela proteção dos direitos do consumidor, além de estabelecer a boa relação entre fornecedor e consumidor final.

Portanto entender o que diz o código de defesa do consumidor em relação ao boleto bancário é fundamental para ir em busca de seus direitos.

Dessa maneira você ficará ciente de todos os direitos que possui, inclusive, se pode fazer alguma exigência, como pedir danos morais por negativação indevida.

Em primeiro lugar, se você quer entender como o Código de Defesa do Consumidor atua sobre boleto bancário, é fundamental ter a certeza de algumas coisas,

Ainda mais se o seu problema gerou uma inscrição em algum sistema de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Se houver confirmação de que você é vítima de uma negativação indevida, orientar-se pelo CDC é, sem dúvidas, o melhor a fazer.

Até porque recorrer ao Código de Defesa do Consumidor diante de uma cobrança indevida é a melhor coisa a fazer.

Portanto se você entendeu que o Código de Defesa do Consumidor pode amparar-lhe no que diz respeito a boleto bancário e descobriu qualquer tipo de negativação indevida, esteja atento.

Portanto, para entender melhor o assunto, veja os tópicos a seguir.

Indenização GIF

A empresa me cobrou pela emissão de boleto, afinal, o que diz o Código de Defesa do Consumidor para boleto bancário?

Se você chegou até aqui porque foi cobrado pela emissão de um boleto bancário e precisa entender o que diz o Código de Defesa do Consumidor, ajudaremos a entender sua situação.

Em primeiro lugar, cobrar qualquer valor pela emissão de boleto bancário é considerada uma prática abusiva e ilegal, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Isso porque esse custo é de responsabilidade do contratante do serviço da instituição financeira, ou seja, o consumidor não pode arcar com esse custo.

Além disso, o CDC assegura e determina que informação é uma coisa fundamental e deve ser assegurada ao consumidor.

Por isso o consumidor tem direito a informação sobre produtos e serviços, liberdade de escolha e igualdade nas contratações.

Nessa linha, na relação em que há uma cobrança pela emissão de um boleto bancário entende-se que o consumidor sai em prejuízo.

Afinal o consumidor não tem a opção de escolha e não sabe como será a cobrança da dívida, se por boleto, pagamento no caixa do banco ou débito em conta.

Portanto se você pagou pela emissão do boleto, poderá exigir a devolução dos valores cobrados em dobro, com juros e correção, de acordo com o CDC.

Quer saber mais sobre o Código de Defesa do Consumidor e boleto bancário? Acompanhe!

Se eu paguei pela emissão de boleto bancário, o que devo fazer?

Como você leu, a cobrança pela emissão de boleto bancário é uma prática indevida, portanto você pode ter sido vítima de uma cobrança indevida.

Mas não se desespere, pois ajudaremos a resolver o seu problema!

Por definição, a cobrança indevida é quando uma empresa comete o erro de te cobrar por algo que não deveria ou não estava previsto em contrato, como a emissão de um boleto bancário.

Dessa forma, de acordo com o Código de Defesa do consumidor (CDC), através do artigo 42, o consumidor possui o direito à repetição do indébito.

Ou seja, o consumidor deverá receber o valor que pagou de forma dobrada!

O pagamento será correspondente ao que foi pago em excesso, e será dobrado para corrigir o problema e punir a empresa pelo erro.

Vale lembrar que, também de acordo com o CDC, nenhuma empresa pode fazer cobranças abusivas, muito menos expor o consumidor ao ridículo.

Leia também: O que é a devolução em dobro na cobrança indevida?

Como dissemos, em alguns casos mais severos, pode acontecer do consumidor ter seu nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Nesses casos, é de direito do consumidor prejudicado pelo erro da empresa receber uma indenização pelos danos morais sofridos.

Quer saber como seguir com ação de Negativação Indevida? Acompanhe a leitura e descubra o tudo sobre o código de defesa do consumidor em boleto bancário.

Viu como atua o código de defesa do consumidor em relação a boleto bancário? Veja como exigir seus direitos a seguir!

Posso ser indenizado por cobrança indevida? O que diz o Código de Defesa do Consumidor em boleto bancário?

Descobrindo a cobrança indevida, nos apoiando no Código do Consumidor, sabemos que é possível comprovar o problema e até entrar com um pedido de indenização sozinho.

Isso acontece através dos Juizados Especiais Cíveis (JEC), órgão que tem como objetivo mediar conflitos entre consumidores e fornecedores.

No JEC é possível pedir uma indenização através da mediação do conflito com a empresa.

Por outro lado, a situação é mais complexa quando a cobrança indevida gera uma negativação indevida, como você bem leu anteriormente.

Dessa forma, se o consumidor tiver seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, também há garantia do direito de receber uma compensação em dinheiro.

Isso porque o consumidor sofre danos, portanto ele tem direito de receber uma compensação em função da cobrança indevida no cartão de crédito.

Para isso, é possível contar com a ajuda da Resolvvi!

👉 Quer saber se seu problema de nome negativado indevidamente tem direito a uma compensação em dinheiro? Clique aqui e verifique grátis agora!

Agora que você sabe tudo sobre código de defesa do consumidor em relação a boleto bancário, exija seus direitos!

Sofreu uma cobrança indevida? Não deixe de exigir seus direitos!

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.