Com quantos dias o nome vai pro SPC ou Serasa?

Débora Mendes da Resolvvi Escrito por Débora Mendes da Resolvviem 20 de novembro de 2020
Com quantos dias o nome vai pro SPC ou Serasa?
indique e ganhePowered by Rock Convert

Ainda tem dúvidas sobre com quantos dias o nome vai pro SPC ou Serasa? Descubra já se pode ter o nome inscrito por atraso imediato de contas!

Se você já atrasou algum pagamento ou até mesmo ficou no vermelho e com dívidas por um bom tempo, deve saber que isso pode ser uma grande dor de cabeça.

Apesar disso, você não seria a única pessoa a passar por esse estresse.

Isso porque boa parte dos brasileiros, praticamente quase 62 milhões, estão na mesma situação!

O mais preocupante, além desse grande número de brasileiros endividados, é que poucos sabem que o débito não pago pode gerar sérias consequências, sendo a principal delas a inscrição ou negativação do nome.

Além disso, poucos consumidores endividados sabem com quantos dias o nome vai pro SPC ou Serasa.

Se você quer saber mais o que uma empresa pode fazer quando alguém está em débitos, basta continuar a leitura!

Com quantos dias o nome vai pro SPC ou Serasa?

Ao contrário do que boa parte dos consumidores pensam, não existe um prazo mínimo para que seu nome vá para o SPC ou Serasa.

Para responder ao questionamento de quantos dias o nome vai para o SPC ou Serasa, é preciso saber que basta o atraso de somente 1 dia do pagamento de uma conta.

Ou seja, a empresa tem liberdade de cobrar o devedor a contar de 1 dia do primeiro atraso em pagar o débito.

Geralmente, as empresas credoras preferem esperar o prazo de 1 mês para que o consumidor tenha a possibilidade de quitar o valor, ainda que com atraso.

Então meu nome pode ir para o SPC ou Serasa imediatamente?

Em alguns casos, mesmo que o pagamento do débito não seja imediato, existem algumas etapas que são seguidas antes que seja feita a inscrição da dívida ou a negativação do nome, são elas:

Passo 1: Entrar em contato com o consumidor para tentar chegar em um acordo para pagar o valor em atraso.

Inclusive, as propostas podem ser feitas diretamente, ou por meio de plataformas de negociação como, por exemplo, Blu365 e Serasa Consumidor.

Leia também: 5 dicas para negociar dívida online e com segurança

Passo 2: Iniciar o procedimento de cobrança amigável, que normalmente antecede a negativação do nome do devedor.

Powered by Rock Convert

Ou seja, o fato de o nome do devedor ir para o SPC ou Serasa, significa que a empresa pode estar a um passo para fazer uma cobrança judicial da dívida.

Como saber se meu nome foi pro SPC ou Serasa?

Você sabe como consultar seu CPF? Então fique sabendo que você pode descobrir a situação do seu nome de maneira online e gratuita, é bem simples!

O procedimento de verificação nos sites dos órgãos de proteção ao crédito é basicamente o mesmo.

Inicialmente, você deve escolher qual órgão você irá consultar. Depois, basta fazer um cadastro com seus dados básicos, criando uma conta no site para que você possa acessar as informações.

Depois de ter feito o login, o site irá pedir que forneça seu CPF, para verificar se há alguma dívida cadastrada ou negativada em seu nome.

Neste momento, uma dica importante é verificar também se a dívida negativada é legítima.

É bastante comum alguns consumidores observarem alguma inscrição ou negativação em seu nome, mas por uma dívida que nunca fizeram.

nome negativado

Pagou a dívida e ainda não limparam seu nome?

Agora que você sabe com quantos dias o nome vai pro SPC ou Serasa, é importante estar alerta ao prazo que a empresa tem para deixar seu nome do SPC ou Serasa.

No caso, esse prazo é de 5 dias, contados a partir do pagamento do valor.

Apesar disso, se você pagar a dívida e por algum motivo seu nome permanecer com restrição, fique atento!

O simples fato de o prazo de 5 dias ser descumprido gera ao consumidor o direito de pedir uma indenização pelos danos morais do nome negativado indevidamente.

Quando o devedor permanece com o nome negativado mesmo após o prazo, os efeitos podem ser bastante nocivos em sua vida financeira.

Já que ficar com o nome negativado indevidamente significa sofrer com restrições em obter cartão de crédito, financiamento e empréstimo, por exemplo, além de não poder fechar certas compras.

Para ajudar consumidores que infelizmente são atingidos pelo erro da empresa, a Resolvvi busca seus direitos de maneira 100% online e sem burocracia!

Apesar de alguns consumidores ainda acreditarem ser difícil conseguir ressarcimento por um transtorno que alguma empresa causou, com a Resolvvi a burocracia é zero.

Basta verificar grátis se seu caso é qualificado a uma indenização e deixar que nós cuidamos do resto!

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários