Tempo de leitura: 5 minutos

Como aprovar financiamento de veículo com score baixo?

Está com score baixo e quer adquirir um carro? Aprenda agora neste conteúdo como aprovar financiamento de veículo com score baixo.

Não é mais novidade que a maioria das pessoas sonham em ter o carro próprio, tanto para garantir uma maior independência de locomoção quanto pela segurança que, muitas vezes, é garantida por ter o próprio carro. 

Leia também: 10 dicas para fazer financiamento de veículos

Entretanto, o que muitas pessoas não sabem ou esquecem, é que ter um carro pode trazer muitas burocracias. E nisso está incluída a escolha de um bom financiamento para adquirir o tão sonhado carro próprio.

Porém, uma das principais coisas que é levado em conta, na hora da contratação de um financiamento, é o Score de crédito do comprador.

O score de crédito influencia na hora de pedir um financiamento de veículo?

Considerando o grande número de mau pagadores, ou seja, devedores, no Brasil, as instituições financeiras precisam de alguma garantia que o cliente ao qual elas irão fornecer o financiamento irá cumprir com o pagamento acordado. 

Sendo assim, caso o seu Score esteja muito baixo, as instituições financeiras geralmente preferem negar o crédito do que correr o risco de você ser um mau pagador e ficar devendo no futuro.

Você possui dúvidas sobre o que é Score e como aumentá-lo? Basta clicar aqui e saber tudo sobre!

Na teoria, existe um perfil de consumidor ideal para ser aprovado no financiamento de veículos.

Geralmente, é uma pessoa com uma renda fixa mensal, com um Score de crédito superior a 700, dependendo do quanto a pessoa queira financiar, 100% ou menos.

Vale ressaltar que geralmente isso ocorre, mas claro que depende muito de cada situação, pessoa e instituição financeira. Além da situação econômica do país.

Agora que você entende mais ou menos como funciona o Score de crédito, continue acompanhando a leitura para entender como aprovar financiamento de veículo com score baixo.

Afinal, o que é um financiamento de veículo?

O financiamento de veículos é uma das formas mais comuns de se conseguir dinheiro para comprar um automóvel. 

Logo, fazer o financiamento de um veículo nada mais é do que o banco ou a instituição financeira escolhida ceder a quantia que você precisa e que foi negociada diretamente com ele.

Dessa forma, você paga em parcelas o valor financiado, geralmente de maneira mensal, o valor que foi negociado. 

A negociação é feita diretamente com a instituição financeira, não tendo interferência da concessionária na qual você deseja comprar o veículo. 

Para solicitar o financiamento do veículo basta você entrar em contato direto com o banco ou instituição financeira, solicitar o serviço e fazer toda a negociação diretamente com o responsável.

O valor do financiamento e como será feito irá depender da situação de cada pessoa, levando em consideração principalmente o seu Score de Crédito. 

Mas o que é mesmo Score de crédito? 

É uma pontuação que é atribuída a você todas as vezes que você faz algum pagamento em dia.

Ou seja, sem deixar que vença e seja pago depois. O Score ou pontuação do CPF varia de 0 a 1000, sendo considerado já um score baixo quando está abaixo de 500. 

Se você acompanha sempre os seus pagamentos e efetua todos eles em dia, você provavelmente tem um score bom e suficiente para um financiamento. Caso você esqueça de pagar as contas em dia, seu score vai abaixando sempre que acontecer.

É por meio dessa pontuação que os bancos e as instituições financeiras tomam a decisão de aprovar ou não o financiamento para o consumidor.

Como aprovar financiamento de veículo com score baixo?

Mas agora a pergunta que não quer calar: eu consigo aprovar um financiamento de veículo com o score baixo? 

Agora que você sabe que a análise do score de crédito é um dos principais fatores na hora da tomada de decisão para a aprovação do financiamento, com certeza deve ter surgido a dúvida se é possível financiar veículo com score baixo, né?

Para quem tem um score baixo e quer ter o financiamento de veículo aprovado, geralmente deve apresentar alguma garantia à instituição financeira. Essa garantia pode ser um valor de entrada, por exemplo. 

Dessa forma, a instituição fica mais segura quanto ao cumprimento e pagamento das outras parcelas.

Além disso, também é de extrema importância o bom relacionamento do cliente com a instituição escolhida, fazendo possível melhores opções de financiamento e a aprovação do mesmo. 

Outro fator importante é que você esteja com os seus pagamentos em dia, no momento de solicitação do financiamento, isso também pode ajudar a compensar seu score baixo.

Se você está com alguma dívida em seu nome e deseja receber as melhores condições de negociação, clique aqui e saia da inadimplência agora mesmo!

No entanto, apesar de conseguir remediar o score baixo com um bom valor de entrada, existem outros fatores que podem negar seu financiamento. Acompanhe!

Além do score baixo, posso ter meu pedido de financiamento negado?

Existem outros casos, além do score baixo, que podem acarretar no seu pedido de financiamento negado. 

Se você estiver com o nome sujo nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa vista ou SPC, por alguma dívida que contraiu, provavelmente não terá seu pedido de financiamento aprovado.

Quer saber tudo sobre estar com o nome sujo e suas consequências? Clique aqui e tire suas dúvidas.

Isso porque a instituição não terá como garantir que você será um bom pagador e cumprirá com todos os pagamentos acordados.

Além do nome sujo por uma dívida que você realmente contraiu, você também pode ter o pedido negado, caso esteja com o nome negativado de forma indevida.

Ou seja, você não possui dívidas e, mesmo assim, teve o nome negativado. 

Isso acontece quando uma empresa comete o erro de cadastrar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito e, por conta disso, seu financiamento de veículo pode ser negado.

Nesse caso, você pode contar com a Resolvvi para limpar o seu nome e ainda receber uma indenização em dinheiro pelos danos morais sofridos. 

Quer saber como exigir seus direitos e ainda receber dinheiro por isso? Clique aqui e descubra se seu caso de nome negativado indevidamente é qualificado!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts