Como cancelar plano da Tim? Passo a passo

Já se perguntou como cancelar plano da Tim e sentiu calafrios só de imaginar a dificuldade que teria que enfrentar? Aprenda através do nosso passo a passo como cancelar o plano da Tim de maneira simplificada. Confira as nossas dicas!

Todo mundo já passou ou sabe de alguém que que passou por uma situação de várias tentativas, sem sucesso, de cancelar seu serviço de telecomunicações.

Os minutos para contratação de um plano contrastam com as horas gastas tentando cancelá-lo, o que não somente gera um enorme estresse, como é um enorme desrespeito ao consumidor.

De acordo com a Anatel, desde a entrada em vigor do Regulamento Geral de Direitos do Consumidor (RGC), deve ser possível cancelar um serviço de telecomunicações de forma automática, sem que seja necessário interagir com qualquer atendente.

Ainda segundo a Anatel, para isso, o usuário deve acessar o espaço do cliente no portal da prestadora e a opção de cancelamento deve estar logo na primeira página depois do login.

Mas isso funciona mesmo?

Ao contrário de outros tutoriais que mostram opções que, na prática, não estão disponíveis, nós testamos e vamos mostrar neste post as opções reais de como cancelar plano da TIM. Acompanhe!

Como cancelar plano da Tim através da central de atendimento

A maneira mais óbvia e menos desejada de como cancelar o plano da Tim é através da central de atendimento, ou seja, ligando para o call center através do número *144.

A TIM recomenda que a solicitação de cancelamento seja feita pelo *144, onde serão oferecidas opções para mudança de plano.

Esta pode ser uma boa opção, caso você queira reduzir o valor do seu plano ou acrescentar vantagens a ele. Caso você queira simplesmente o cancelamento, entretanto, prepare-se para uma missão quase impossível.

É importante estar ciente que, caso você tenha trocado de aparelho com algum benefício e queira cancelar o contrato antes do prazo terminar, você terá que pagar uma multa equivalente a essa quebra contratual.

Além disso, a cobrança dos serviços utilizados será feita na próxima fatura e será correspondente ao período de utilização até o dia do cancelamento.

Através desse número, você pode entender os valores e realizar o cancelamento.

Posso cancelar meu plano da Tim sem ligar para a empresa?

É claro que todos queremos fugir de ligar para a empresa!

Sabendo que, além da demora, os atendentes cumprirão o seu papel de se esforçar muito para negociar e oferecer outros planos, de forma que você continue como cliente da operadora.

A Anatel destaca o direito do consumidor ao cancelamento pelo mesmo canal que o consumidor contratou o serviço.

Segundo Fabrício Lopes, gerente de tratamento de solicitações de consumidores da Anatel:

“Toda opção que a prestadora dá para o cliente contratar, tem que ser uma opção que também possibilite que ele cancele o serviço. Se a prestadora disponibilizar a contratação de um serviço de telecomunicações pela internet, telefone ou pessoalmente, a empresa deve disponibilizar a opção de cancelamento pelos mesmos canais”.

E como isso funciona na prática?

Na prática, os canais automáticos disponíveis são: o site, o aplicativo,o chat/assistente virtual, disponível de forma similar tanto no site quanto no aplicativo Meu Tim, e a URA.

A URA, Unidade de Resposta Audível ou atendente eletrônica, é o equipamento que fornece informações e serviços automáticos sem a intervenção de um atendente para os clientes que ligam para o call center.

Aprenda agora como cancelar o plano da Tim na prática.

Cancele seu plano da Tim pelo site

O portal Meu Tim oferece apenas as opções de cancelamento de canais de texto e cancelamento de linha, não oferecendo a opção de cancelamento do seu plano.

O portal também possui uma opção de chat/assistente virtual, assim como o aplicativo, sobre o qual falaremos mais à frente.

Caso deseje cancelar linha TIM pelo site:

  1. Acesse o Meu Tim e faça o login com os seus dados cadastrados;
  2. No Menu, clique em “Serviços”;
  3. Em seguida, clique em “Cancelamento da Linha” e digite os 3 primeiros dígitos do CPF do titular da linha;
  4. Envie o formulário com a solicitação.

A operadora tem até dois dias para realizar o cancelamento e ele poderá ser revertido através de qualquer canal de atendimento em até 2 dias úteis.

Cancele seu plano da Tim pelo aplicativo

Se você quer saber como cancelar plano da Tim pelo aplicativo Meu Tim, infelizmente não temos boas notícias.

Apesar da aparente facilidade, pena disponibilidade do aplicativo, que é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS, o aplicativo, assim como o site, não apresenta uma área para cancelamento automático do plano.

Se você quer saber como cancelar plano da Tim pelo aplicativo Meu Tim, infelizmente não temos boas notícias.

Apesar da aparente facilidade, pena disponibilidade do aplicativo, que é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS, o aplicativo, assim como o site, não apresenta uma área para cancelamento automático do plano.

Testamos então o chat/assistente virtual, disponível tanto no site quanto no aplicativo Meu Tim. O resultado está no tópico seguinte.

Faça o cancelamento do seu plano da Tim pelo Chat/ Assistente Virtual

Como falamos anteriormente, o chat/assistente virtual está disponível de forma similar tanto no site quanto no aplicativo Meu Tim. Resta essa opção como alternativa de como cancelar plano da Tim pelos canais online. Será que funciona? Nós testamos.

Primeiramente, entramos no chat e mandamos uma mensagem: “Quero cancelar meu plano”. De cara, já foi enviada uma mensagem automática informando que:

  • Caso você tenha trocado de aparelho com algum benefício e queira cancelar o contrato antes do prazo terminar, você vai ter que pagar uma multa equivalente a essa quebra.
  • A cobrança dos serviços que você usou vai ser feita na próxima fatura e será correspondente ao período de utilização até o dia do cancelamento.
  • Só mais uma coisa, para entender os valores e fazer o cancelamento é necessário entrar em contato com *144

Ou seja, o cancelamento não foi encaminhado, e a mensagem direcionava para o atendimento telefônico.

Insistimos mais um pouco e mandamos outra mensagem, igual à primeira (“Quero cancelar meu plano”). Desta vez, fomos direcionados imediatamente para um atendente.

Ou seja, a informação da Anatel de que deve ser possível cancelar um serviço de telecomunicações de forma automática, sem que seja necessário interagir com qualquer atendente foi completamente ignorada pela operadora.

Isso foi confirmado pela atendente, que informou que caso o cliente queira efetuar o cancelamento somente do plano,e não da linha, será necessário falar com um atendente através do número *144.

Vale destacar que testamos isso mais de uma vez, tanto através do chat do site, como do aplicativo, e o posicionamento foi o mesmo pelos diferentes atendentes.

A conclusão sobre como cancelar plano da Tim através dos canais online é: eles não funcionam.

URA

Conforme já explicado no tópico anterior, a URA, Unidade de Resposta Audível ou atendente eletrônica, também contactada através do *144 também não será útil para o cancelamento somente do plano.

Entretanto, caso você deseje cancelar também a sua linha, basta entrar em contato com o *144, e efetuar o cancelamento com a atendente eletrônica, seguindo o passo a passo e clicando nos números informados pela gravação.

Por fim, podemos concluir que não existe uma alternativa de como cancelar o plano da Tim sem ligar para a empresa.

Fique atento à cobranças e multas

Se você decidiu cancelar o plano da Tim, é importante estar atento a possíveis multas em razão do cancelamento.

Isso pode ocorrer pois, ao contratar um plano, normalmente há um contrato com período de fidelidade, que na maioria dos casos é de 12 meses.

Caso você cancele o seu plano antes do fim do período de fidelidade, haverá a quebra desse contrato, e será cobrada uma multa de valor proporcional ao tempo restante em contrato.

Mas fique atento para que não haja nenhuma cobrança indevida e, caso haja, reivindique os seus direitos.

Teve problemas com a empresa porque cancelou seu serviço da Tim? Reivindique seus direitos!

É comum que os clientes queiram cancelar seus serviço da Tim ou de outras operadoras por estarem insatisfeitos.

O motivo do cancelamento pode ser sinal fraco, velocidade de internet muito abaixo do contratado, quedas da conexão, entre outros.

Nesses casos, você pode exigir seus direitos. É importante que você guarde seus números de protocolos e provas de que estava sendo prejudicado pela falta do serviço.

Por fim, você tem como alternativa registrar uma reclamação no PROCON. Para aprender a reclamar no PROCON, acesse aqui e tenha acesso ao nosso Ebook explicando o passo a passo.

Meu nome foi negativado indevidamente pela Tim, o que fazer?

Ficou com o nome sujo indevidamente por conta da Tim ou outra operadora? Acompanhe os passos e saiba o que fazer nesses casos.

Primeiro, recomendamos que você fique atento à sua fatura. Pois nela deve ser cobrado somente a parcela de tempo proporcional ao tempo em que você usou o serviço, anteriormente do cancelamento.

Se algum valor foi cobrado acima do contratado, ou seja, se você estiver sendo cobrado indevidamente, fique atento aos seus direitos.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, você tem o direito de reclamar para empresa o valor correto e solicitar que as cobranças indevidas parem.

Além disso, caso o valor da cobrança indevida já tenha sido pago, é possível receber o valor cobrado indevidamente em dobro.

Porém, caso sua solicitação não seja atendida e a empresa não resolva seu problema, você deve exigir os seus direitos.

Não é incomum que um problema como uma cobrança indevida possa ter como consequência um nome negativado indevidamente.

Nesse caso, se o consumidor ficar negativado indevidamente por conta de uma cobrança da Tim, é possível pedir uma indenização pelos danos morais sofridos pelo consumidor.