Tempo de leitura: 11 minutos

Como cancelar um acordo na Serasa: Passo a passo e perguntas frequentes

Descubra como cancelar um acordo na Serasa e fique por dentro das consequências dessa ação!

Ter o nome inscrito em um órgão de proteção ao crédito, como a Serasa, é uma situação temida por todos os consumidores.

Porém, quando isso se torna uma realidade, não tem outro jeito: renegociar a dívida é a melhor das saídas!

No entanto, é muito importante saber o momento certo para negociar e evitar que seja preciso cancelar o acordo posteriormente, pois isso não é tão simples quanto parece.

Por outro lado, se cancelar for realmente o que você deseja, neste artigo trouxemos as principais informações sobre o assunto.

Ficou curioso(a)? Então não deixe de acompanhar a leitura.

Como faço para cancelar um acordo na Serasa?

Uma vez que você negocia uma dívida, deve pagar por ela até a última parcela (se for parcelada).

No entanto, a chamada quebra de acordo geralmente ocorre nas seguintes situações:

  • Ausência de pagamento;
  • Pagamento não identificado;
  • Pedido de cancelamento: é a “cláusula de arrependimento” dos contratos, que tem até 7 dias para você acionar!

Porém, se você recebeu um proposta mais viável, por exemplo, e quer cancelar o acordo, siga o passo a passo:

Como cancelar um acordo na serasa:

  1. Acesse o site da Serasa e abra um ticket no formulário de contrato

    É por meio da abertura desse ticket que se inicia o atendimento para solicitar o cancelamento de acordo.

  2. Aguarde os próximos contatos da Serasa

    A partir da abertura do ticket a Serasa começará a te instruir e auxiliar acerca do pedido de cancelamento da negociação.

  3. Fazer antes da quitação

    Faça isso antes de iniciar a quitação da dívida pela Serasa, para evitar maiores prejuízos financeiros para você!

Além disso, se surgirem mais dúvidas, não deixe de entrar em contato com o órgão para esclarecê-las, como pela Central de Atendimento ao Consumidor.

Através do número 3003 6300 (Segunda à Sexta-Feira – 08h00 às 20h00), você pode falar com ela, ou mesmo pela Central de Ajuda: https://ajuda.serasa.com.br/hc/pt-br.

Agora, para ações com importância de até 20 salários mínimos, é possível entrar na justiça sozinho(a) junto aos JEC (Juizados Especiais Cíveis).

Por fim, lembre-se de estar com todas as provas possíveis, como:

  • E-mails recebidos;
  • Comprovantes de pagamento;
  • E-mail de confirmação da contratação do acordo.

No entanto, se você chegou até aqui, não deixe de conferir os próximos tópicos, incluindo “Como cancelar acordo na Serasa pelo aplicativo”!

👉 Seu nome está negativado mesmo após o pagamento do acordo? Então exija seus direitos, limpe seu nome e receba uma indenização por isso!

Posso cancelar um acordo na Serasa e renegociar as condições?

Em muitos casos, é possível cancelar um acordo na Serasa e renegociar as condições com a instituição financeira ou a empresa credora.

Portanto, aqui estão alguns passos que você pode seguir se estiver considerando cancelar um acordo na Serasa e renegociar as condições:

  1. Entre em contato com a empresa credora: explique sua situação e por que deseja renegociar as condições do acordo. Esteja preparado para dar informações detalhadas;
  2. Explique suas dificuldades financeiras, afinal, muitas vezes, as empresas estão dispostas a considerar uma renegociação para evitar a inadimplência;
  3. Proponha novas condições, isso pode incluir prazos de pagamento estendidos, redução de juros, ou até mesmo um desconto no valor total da dívida;
  4. Cumpra o novo acordo: após a renegociação, é essencial cumprir rigorosamente as novas condições acordadas. Isso ajudará a reconstruir sua credibilidade financeira.

Sendo assim, é fundamental abordar o processo de renegociação com paciência e determinação, e considere buscar orientação de um profissional financeiro ou jurídico.

Dessa forma, se necessário, você terá assistência na negociação e garantir que seus direitos sejam protegidos!

Descubra mais artigos relacionados:

Quais são as consequências de cancelar um acordo na Serasa?

Cancelar um acordo na Serasa pode ter diversas consequências. Diante disso, confira algumas das possíveis consequências que você deve considerar antes de cancelar um acordo na Serasa:

  • Registro de Inadimplência: a empresa credora pode registrar a dívida como inadimplente nos órgãos de proteção ao crédito, incluindo a Serasa;
  • Juros e Multas: ao cancelar um acordo, você pode perder os benefícios ou descontos que estavam incluídos no acordo original;
  • Ações Judiciais: se a empresa credora considerar que você não está cumprindo suas obrigações contratuais, ela pode tomar medidas legais para recuperar o valor da dívida;
  • Restrições de Crédito: a inadimplência pode resultar em restrições severas em sua capacidade de obter crédito, como empréstimos, financiamentos e cartões de crédito;
  • Impacto na Pontuação de Crédito: o registro de inadimplência na Serasa e em outros órgãos de proteção ao crédito terá um impacto negativo em sua pontuação de crédito;
  • Dificuldades Financeiras: o cancelamento de um acordo pode levar a uma situação financeira ainda mais desafiadora, uma vez que você pode enfrentar ações de cobrança agressivas por parte da empresa credora;
  • Perda de Benefícios de Renegociação, se você já renegociou um acordo e o cancela sem cumprir as novas condições.

Agora, é importante compreender completamente as implicações do cancelamento de um acordo na Serasa e considerar todas as opções disponíveis antes de tomar essa decisão!

Como cancelar um acordo na Serasa: Passo a passo e perguntas frequentes

Por que não cancelar um acordo na Serasa e como evitar chegar a esse ponto?

Por não se tratar de uma situação vantajosa ou simples de se resolver, é muito importante saber como evitá-la.

Isso porque, ao cancelar o acordo na Serasa, a renegociação pode ser totalmente descartada, isto é, a sua dívida pode voltar ao valor inicial e você precisará pagar tudo de novo.

Sem falar que, enquanto você não paga a sua dívida, juros podem correr sobre ela, tornando cada vez mais difícil a quitação.

Portanto, antes de saber como cancelar acordo na Serasa pelo aplicativo, agilizar o pagamento de uma dívida pode ser muito importante para voltar a ter controle sobre a sua vida financeira.

Além disso, mesmo que você pague a sua dívida a partir da primeira parcela, mas decida desistir do pagamento dela, ela ficará constando em seu CPF.

Agora, antes mesmo de realizar o acordo, considere as seguintes dicas, para que não seja preciso cancelar:

  • Faça um levantamento de todos os seus gastos atuais: com isso você poderá ter uma resposta exata sobre a possibilidade de embarcar na negociação no momento atual;
  • Opte por parcelas que cabem no seu orçamento: um dos principais motivos para a quebra de contrato é desistência por incapacidade de pagamento das parcelas. Por isso, é necessário ter certeza de que os valores da parcelas cabem no orçamento mensal;
  • Pesquise antes de fechar o acordo, isto é, busque pela empresa de negociação que oferece as melhores vantagens para você.

Como afirma o especialista a seguir,

O primeiro passo é fazer uma planilha com o apanhado de todas as dívidas ativas. Depois, é necessário calcular quanto é a renda atual, se conta com auxílio emergencial ou com seguro-desemprego, por exemplo. Desse valor, a pessoa deve separar de 30% a 40% para negociar com os credores. Não se deve comprometer a renda toda, gastos com alimentação, moradia e transporte, por exemplo, são fixos. Afonso Morais, advogado especialista em redução de crédito

Dessa forma, você terá menos possibilidade de arcar com prejuízos.

Além disso, você precisa determinar que o pagamento de uma dívida é algo de extrema importância.

Afinal, ter o nome limpo na praça é essencial para a sua vida financeira.

Como cancelar acordo na Serasa pelo aplicativo?

Em resumo, a fim de saber como cancelar acordo na Serasa pelo aplicativo, você pode abrir um ticket no formulário de contrato, diretamente no site da Serasa.

Isto é, você fará como o próprio órgão avisa ser o mais recomendado.

Ademais, você conhece o Serasa Limpa Nome? Lá você encontrá todas as suas informações de consumidor, como as dívidas, e ainda poderá negociar dívidas sem sair de casa!

Ou seja, você poderá negociar dívidas no sei nome ou no CNPJ da sua empresa, pedir crédito, consultar Score, ver como anda seu CPF etc.

Dessa forma, sabendo como cancelar acordo na Serasa pelo aplicativo, você pode facilitar sua vida, e não precisar sair de casa para resolver isso!

Pagou o acordo e seu nome continua negativado? Você pode ser indenizado!

Se você optou por não cancelar o acordo com a Serasa, realizou os pagamentos e o seu nome continuou sujo, saiba que você pode estar sendo vítima de nome negativado indevidamente.

Isso porque, após o pagamento do acordo, a empresa credora deve retirar a negativação do seu nome em até 5 dias úteis.

Sendo assim, se após esse prazo o seu nome continuar sujo, entre em contato com a empresa o mais rápido possível.

Com isso, se mesmo após o contato o problema não for resolvido, você deverá entrar em ação!

Nesses casos você pode contar com dois direitos principais, que são: ter o nome limpo com urgência e exigir uma indenização por danos morais.

Se for o seu caso, conte com a Resolvvi para fazer justiça!

Avalie seu caso grátis em nosso site e nós te ajudaremos com pedido de indenização de forma 100% on-line e sem burocracias!

E o melhor de tudo é que você só paga pelo serviço se ganhar.

O mais importante é não sair perdendo!

E aí, gostou de saber como cancelar um acordo com a Serasa? Então não deixe de acompanhar o Portal Resolvvi para mais informações importantes para a sua vida financeira!

Perguntas frequentes sobre como cancelar um acordo na Serasa

O que acontece quando um acordo é cancelado?

Em suma, ao cancelar o acordo na Serasa, a renegociação pode ser totalmente descartada, isto é, a sua dívida pode voltar ao valor inicial e você precisará pagar tudo de novo.

O que significa cancelar um acordo na Serasa?

Cancelar um acordo na Serasa significa interromper a renegociação de dívidas que tenha sido firmada entre o consumidor e uma instituição financeira ou credor.

Como faço para desfazer um acordo na Serasa?

Para cancelar um acordo na Serasa, você pode abrir um ticket no formulário de contrato, diretamente no site da Serasa, como o próprio órgão recomenda.

É seguro fechar um acordo pelo Serasa?

Absolutamente. A Serasa é uma empresa séria e que preza pela segurança de seus clientes.

O cancelamento de um acordo na Serasa pode afetar o meu score de crédito?

O cancelamento de um acordo na Serasa pode afetar o score de crédito por indicar uma quebra de contrato e comprometimento do compromisso financeiro.

Posso cancelar um acordo na Serasa caso tenha perdido meu emprego ou passado por uma situação financeira difícil?

É possível, em alguns casos, cancelar um acordo na Serasa caso o consumidor tenha passado por uma situação financeira difícil, como a perda do emprego. Nesses casos, é recomendável que o consumidor entre em contato com a instituição financeira ou credor o mais breve possível e explique a situação para negociar um novo acordo ou cancelamento do atual.

Há algum prazo para cancelar um acordo na Serasa?

Não há um prazo específico para cancelar um acordo na Serasa. No entanto, é recomendável que o consumidor faça a solicitação o mais breve possível para evitar que novas parcelas sejam geradas e para que o cancelamento seja registrado o mais rápido possível.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *