Tempo de leitura: 8 minutos

Como consultar CPF no Consumidor Positivo?

Você sabe como consultar CPF no Consumidor Positivo? Acompanhe a leitura e aprenda como saber se seu nome está inscrito no Consumidor Positivo.

Em 2019, cerca de 48% dos brasileiros estavam com o nome sujo.

Ou seja, tiveram os seus nomes inscritos nos órgãos de proteção ao crédito, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Porém, a maioria dos consumidores não possui o hábito de ter um bom controle financeiro e do pagamento das suas dívidas negativadas.

Ou, até mesmo, de acompanhar as movimentações do CPF através Serasa ou o Consumidor Positivo (Boa Vista – SCPC).

Deixando, muitas vezes, o nome negativado por não ter conhecimento da situação. 

Sendo assim, é muito importante acompanhar as movimentações do seu CPF constantemente para não ser pego(a) de surpresa.

Se você quiser saber mais sobre como consultar o CPF no Consumidor Positivo, continue lendo!

O que é o Consumidor Positivo?

O Consumidor Positivo é um portal de monitoramento e acompanhamento do CPF de consumidores brasileiros da empresa Boa Vista (SCPC). 

Por meio desse portal, o consumidor pode consultar seu Score de crédito, receber dicas de finanças e economia, acompanhar todas as movimentações do seu CPF e até ativar um alerta de documentos perdidos e roubados

Desse modo, com um acompanhamento rotineiro, é possível se precaver de golpes ou fraudes.

Além disso, também é possível se organizar financeiramente, caso possua alguma conta em atraso ou alguma dívida negativada.

Leia também: O que é uma dívida negativada no Serasa?

Por que devo consultar meu CPF no Consumidor Positivo?

É muito importante acompanhar a movimentação do seu CPF no Consumidor Positivo, principalmente para manter uma boa organização financeira e evitar ser pego(a) de surpresa, caso esteja com o nome negativado indevidamente.

Além de conseguir acompanhar suas contas atrasadas e quitá-las, você também consegue acompanhar se possui alguma dívida negativada, por meio da consulta do seu CPF no Consumidor Positivo. 

Ter uma dívida negativada é quando um consumidor tem uma dívida com alguma empresa e, por algum motivo, não conseguiu realizar o pagamento do débito ou não buscou um acordo. 

Se o consumidor possui uma dívida negativada no Consumidor Positivo (Boa Vista – SCPC), significa que o seu nome está sujo nesse órgão de proteção ao crédito. 

Dessa forma, estar com uma dívida negativada no Consumidor Positivo pode trazer alguns prejuízo.

Por exemplo, ter um empréstimo ou crédito negado, já que a instituição financeira pode consultar o seu nome e negar por estar com o nome negativado.

No momento da consulta, é possível que a instituição financeira analise o seu Score de crédito e o seu histórico de pagamentos, e, caso você possua uma dívida negativada, provavelmente será negado por ter o Score baixo. 

É gratuita a consulta do CPF no Consumidor Positivo?

Sim! Você pode consultar quantas vezes quiser o seu CPF no Consumidor Positivo, de forma totalmente gratuita. 

Para consultar o CPF, é bem simples, basta acessar o site o Consumidor Positivo e criar uma conta gratuitamente. 

É importante que todos os consumidores adquiram o hábito de fazer essa consulta, pelo menos semanalmente, para evitar surpresas desagradáveis.

Ter o CPF negativado no Consumidor Positivo significa que o seu nome está inscrito nesse órgão e que, provavelmente, você sofrerá alguns prejuízos por isso:

  1. Diminuição da pontuação de Score;
  2. Dificuldade para conseguir empréstimos e financiamentos;
  3. Rompimento de contratos;
  4. Crédito negado;
  5. Dificuldade em abrir contas correntes em muitos bancos.

Além desses prejuízos, você ainda pode ficar conhecido como mau pagador no mercado, podendo lhe prejudicar futuramente.

Veja o passo a passo de como consultar o CPF no Consumidor Positivo

A maioria das pessoas não possui o hábito de acompanhar a situação do CPF.

E, por isso, muitas vezes, são pegas de surpresa em momentos importantes da vida financeira.

Por exemplo, terem o pedido de um cartão de crédito negado por conta de dívidas negativadas no Consumidor positivo.

Para evitar isso, é possível acompanhar a situação do seu CPF a qualquer momento, online e de graça, pelo site do Consumidor Positivo, é bastante simples: 

  1. Acesse o link: https://www.consumidorpositivo.com.br/
  2. Forneça seu CPF, nome completo, e-mail, data de nascimento e seu celular com DDD;
  3. Declare que aceita os Termos e clique em cadastrar;
  4. Será enviado um código para o seu e-mail ou um SMS (qual você preferir) para que você confirme o seu e-mail;
  5. Após a confirmação do e-mail, você terá acesso à área do consumidor. 
  6. Após realizar o cadastro e confirmar o e-mail, você terá acesso a um painel completo, indicando se seu nome está limpo, se existem dívidas em seu nome e a pontuação do seu score.

Se você ainda possuir dúvidas de como acompanhar seu CPF no Consumidor Positivo, explicamos melhor para você, basta clicar aqui.

Qual a diferença entre dívida negativada e conta atrasada?

Quando você consultar o seu CPF no Consumidor Positivo, é importante saber identificar se o seu nome está negativado ou quando possui apenas uma conta atrasada. 

Muitas pessoas não sabem, mas existe uma diferença entre dívida negativada e conta atrasada.

Isso acontece pois os órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e o Boa Vista (SCPC) funcionam não apenas para negativar o nome dos consumidores, mas também para guardar o histórico de pagamentos deles.

Sendo assim, para simplificar, é possível resumir a diferença entre uma dívida negativada e uma conta atrasada dessa forma: 

  1. Dívida negativada: dívida que foi negativada, por decisão da empresa credora, em algum órgão de proteção ao crédito;
  2. Conta atrasada: dívida já vencida e ainda não paga, mas que ainda não foi negativada nos órgãos de proteção ao crédito.

Passo a passo para consultar CPF no Consumidor Positivo

Para encontrar quais são as dívidas negativadas e as contas atrasadas, você precisa acessar o site do Consumidor Positivo ou aplicativo.

Após isso, caso apareça uma tela com a mensagem “Você não tem dívidas registradas”, quer dizer que seu nome não está negativado e que você não possui contas atrasadas.

Entretanto, se aparecer na tela a mensagem “Você tem X dívidas registradas”, significa que você possui débitos a quitar.

Sabendo que seu CPF pode estar negativado no Consumidor Positivo, você pode buscar informações sobre essa dívida.

Dessa forma, para saber qual a dívida e a empresa envolvida na negativação, basta clicar no painel “Dívidas” no canto superior esquerdo do site e verificar as dívidas inscritas em seu CPF.

Caso apareça a mensagem “Seus débitos (já exibidos no mercado)” quer dizer que você está com o nome negativado.

Se você não reconhece a dívida exibida, você pode estar com o nome negativado indevidamente. 

Para comprovar que seu nome está negativado, é preciso tirar um print ou foto da tela de “Dívidas” do Consumidor Positivo com as seguintes informações:

  1. A empresa que fez a negativação e seu CNPJ;
  2. O valor da dívida;
  3. A data da dívida;
  4. O número do contrato com a empresa.

‍Seu nome está negativado indevidamente no Consumidor Positivo? Entenda seus direitos

Caso, após você acessar a plataforma do Consumidor Positivo, verificar que possui uma dívida negativada que você não reconhece, provavelmente você teve o nome negativado indevidamente. 

Para saber por qual dívida e a empresa que você está negativado(a), basta clicar no painel “Dívidas” no canto superior esquerdo do site e verificar as dívidas inscritas em seu CPF.

Você pode ter sofrer uma negativação indevida em algumas dessas situações: 

  1. Conta já paga: o consumidor já pagou e, mesmo assim, a empresa negativa ou mantém o nome negativado;
  2. Serviço não contratado ou cancelado: o consumidor é negativado pela empresa, mesmo não tendo nenhum vínculo com a empresa ou por um serviço cancelado.

Se você sofreu uma negativação indevida, a Resolvvi pode te ajudar de forma 100% online e você só paga se ganhar, uma taxa de 30% do valor da indenização recebida ao fim do processo (CTA).

Consultou seu CPF e possui contas atrasadas? Veja como negociar!

Quando você consultou o seu CPF no Consumidor Positivo, identificou uma conta atrasada?

Mesmo não estando com o nome negativado, pode acontecer de você estar com contas atrasadas, que possuem ofertas de negociações no mercado.

Para limpar seu nome, o ideal é que você busque quitar todos os débitos negativados, a seguir vão algumas opções para isso: 

No entanto, se você está com o nome negativado indevidamente, é seu direito buscar uma indenização pelos danos morais sofridos, além de ter seu nome limpo.

Exija seus direitos sem sair de casa com a Resolvvi!

Se você identificou uma dívida negativada e, mesmo depois de 15 dias úteis do pagamento da dívida, o seu CPF continuar negativado no Consumidor Positivo, você sofreu uma negativação indevida.

Por conta disso, você pode receber uma indenização de até R$ 10 mil por esse problema com a Resolvvi, além do direito de ter o nome limpo. 

Para limpar o seu nome e ainda receber uma indenização por isso, você pode contar com a ajuda da Resolvvi.

A Resolvvi ajuda você de forma 100% online, sem audiências.

Basta verificar grátis em nosso site e contar o que aconteceu em detalhes. Em seguida, nossos especialistas vão cuidar de tudo!

👉 Quer saber se você pode receber uma indenização? Verifique grátis agora mesmo!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts