Como consultar restrição no CPF online? Aprenda agora!
indique e ganhePowered by Rock Convert

Você sabe como consultar restrição no CPF? Acompanhe a leitura e aprenda agora mesmo como saber se seu nome está sujo ou com dívidas.

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito – SPC Brasil, em pesquisa feita em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas – CNDL, cerca de 61,3 milhões de brasileiros sofreram restrição no CPF nos últimos 12 meses.

Esse é um problema tão preocupante para os brasileiros que, em votação conduzida no senado em maio deste ano, foi aprovado um projeto de lei que proíbe a inscrição de CPF nos órgãos de proteção ao crédito por dívidas feitas durante a pandemia, como o SPC e Serasa,  durante a pandemia.

Entretanto, mesmo com a dimensão desse problema, em muitos casos, esses consumidores sequer têm conhecimento sobre a situação do seu CPF.

É muito comum que essas pessoas descubram que seu nome foi negativado somente quando tentam solicitar uma de crédito, sendo prejudicadas por conta dessa restrição.

Pensando nisso, quer saber como consultar se há restrição no seu CPF? Trouxemos um passo a passo para ajudar você com isso, acompanhe a leitura conosco!

Afinal, o que significa restrição no CPF? Posso ser prejudicado?

A restrição do CPF normalmente ocorre quando o consumidor não paga uma dívida, e tem o seu nome/CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Sendo assim, essas instituições são responsáveis por reunir informações financeiras de milhares de pessoas, ou sejam, elas detém um enorme banco de dados de informações financeiras dos consumidores.

As informações são repassadas para empresas e bancos, e servem para checar se há dívidas em atraso no nome daquela pessoa e se ela é ou não uma boa pagadora.

Ou seja, por não honrar com o pagamento, a empresa inscreve o CPF do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito para pressionar o pagamento do valor.

Na prática, o consumidor fica com o nome sujo e é considerado um mau pagador no mercado. Quer saber como consultar o nome sujo? Clica aqui!

A forma mais comum de sofrer uma restrição no CPF é através do não pagamento de dívidas. Nesse caso, a empresa não recebe os valores do devedor e, para incentivar o pagamento, passa a ter o direito de negativar o CPF nas instituições de proteção ao crédito.

Posso ficar com o nome sujo sem estar realmente devendo?

Para além da negativação do CPF por uma dívida não paga ou atrasada, também pode acontecer do consumidor ter seu CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito sem estar realmente devendo.

Ou seja, de maneira indevida, o nome acaba negativado.

Geralmente, o problema de ficar com o nome negativado indevidamente acontece pelos seguintes motivos:

  • O devedor tinha alguma pendência e, mesmo esta tendo sido paga, a empresa continua realizando a cobrança;
  • Ocorre uma fraude no cartão de crédito, onde uma terceira pessoa estranha faz uma compra e gera uma dívida no nome do titular (sem o conhecimento do mesmo);
  • A própria empresa, em razão de ter informações erradas e desatualizadas em seu sistema, cadastra uma dívida inexistente em nome do consumidor;
  • Por conta de uma dívida vencida há 5 anos ou mais, seu nome permanece negativado.

Se você já consultou seu CPF e descobriu uma dívida ilegítima, não deixe de exigir seus direitos! Ficar com o nome negativado indevidamente te dá o direito de limpar seu nome e receber uma compensação em dinheiro. Quer saber como? É só verificar grátis.

Como posso ser prejudicado por uma restrição no CPF?

Se você tiver com o CPF com restrições, tendo ela ocorrido de forma legítima ou não, você pode sim, ser prejudicado! E os prejuízos podem ser vários, como, por exemplo:

  • Você pode passar a não ter acesso a financiamentos, empréstimos, cheques e até ter o cartão de crédito negado;
  • Seu score de crédito pode sofrer uma redução;
  • Qualquer empresa com a qual você quiser fechar negócio pode identificar que não é um bom pagador e impedir a contratação;
  • Você pode, ainda, ser cobrado pelas vias extrajudicial e judicial, tendo o devedor o direito até mesmo de, em um momento muito avançado do processo de cobrança, bloquear suas contas e outros bens.

Quer entender melhor sobre os bens que podem ser penhorados para pagar dívidas? Clique aqui e tire suas dúvidas.

Por isso, é muito importante acompanhar as movimentações em seu CPF e saber se o seu nome está negativado.

Como saber que estou com restrição no CPF?

Saber se o seu CPF está com restrição não deve e nem precisa ser um procedimento complicado.

Pelo contrário: é possível realizar essa consulta de forma rápida, online e gratuita.

No Brasil, os 3 principais órgãos de proteção ao crédito são:

  • o Serasa, administrado pela Serasa Experian;
  • o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), controlado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL);
  • e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), gerido pela Boa Vista Serviços.

Além de repassar informações financeiras dos consumidores para as empresas, o Serasa e o SCPC também disponibilizam a consulta gratuita da situação do seu CPF em suas plataformas.

No entanto, no caso do SPC, a consulta pode ser realizada mediante o pagamento de uma taxa no valor R$ 9,90.

A seguir, trazemos um passo a passo de como checar suas informações nessas plataformas.

banner_telegramPowered by Rock Convert
nome negativado injustamente_banner

Como consultar restrição no CPF com o Serasa

Como mencionamos, o portal da Serasa Experian disponibiliza a consulta gratuita do seu CPF.

Através dessa consulta, é possível conferir as dívidas que estão negativadas em seu nome, o valor, a data e a empresa na qual a dívida está em aberto.

Além disso, o site exibe ofertas de acordo para dívidas atrasadas, facilitando que elas sejam pagas em valores mais acessíveis antes que seu nome seja, de fato, negativado.

Leia também: Como tirar o nome do Serasa negociando dívidas?

Na mesma plataforma é possível consultar seu Serasa Score e conferir algumas dicas importantes de como melhorar sua pontuação!

Para realizar a consulta, basta acessar o site do Serasa Experian e fazer um cadastro, através do número do seu CPF, para calcular a pontuação do score.

A Serasa possui também aplicativos tanto para plataforma Android como iOS.

Se você quer um passo a passo detalhado de como consultar restrições no CPF, basta clicar aqui.

Como consultar restrição de CPF através da Boa Vista SCPC

Além do Serasa, a Boa Vista também possibilita informações gratuitas sobre seu CPF através do portal Consumidor Positivo.

O site é de boa usabilidade, bem simples e intuitivo.

Além das informações sobre dívidas em seu nome, assim como a Serasa, a Boa Vista também possui um sistema de score, que fornece sua pontuação de forma simples e fácil de entender.

Dessa forma, após digitar o CPF e fazer cadastro no site, as informações sobre dívidas, consultas que fizeram em seu nome e score pode ser facilmente conferidas no menu superior.

Além disso, é possível também checar seu Cadastro Positivo. Segundo a Boa Vista, esse cadastro registra os pagamentos que você fez em seu histórico de crédito, melhorando a precisão das informações sobre sua vida financeira.

A plataforma também dá a possibilidade de contratar o Radar Pessoal, uma ferramenta que monitora e avisa com antecedência se seu CPF corre riscos de ser negativado.

Todas essas funcionalidades estão presentes também no aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, disponível para iOS e Android.

Como consultar restrição de CPF com o SPC Brasil

Apesar de não ser gratuita como as duas alternativas anteriores, o SPC Brasil também possui uma ferramenta de consulta de CPF.

Essas informações são disponibilizadas mediante pagamento de uma taxa no valor de R$9,90.

Logo, esses dados estão disponíveis no site Loja SPC Brasil, onde você pode conferir os diversos planos de consulta oferecidos.

Através disso, a depender do plano escolhido, é possível consultar informações mais completas que vão além do registro de inadimplência, além de realizar a consulta sobre o CPF de terceiros.

Descobri que estou com restrição no CPF, como negociar as dívidas?

Descobrir que está com uma restrição no CPF pode ser uma grande dor de cabeça, principalmente quando o consumidor não se lembra ou não tem conhecimento da dívida.

Antes de tudo, é muito importante aproveitar o momento para começar seu planejamento financeiro e rever a maneira que você controla seu dinheiro, para evitar problemas no futuro.

Quer fazer seu planejamento financeiro? Baixe agora mesmo nossa planilha e assuma o controle do seu dinheiro! É só clicar aqui.

Depois disso, busque entender se a dívida é realmente legítima ou não se trata de um nome negativado indevidamente.

Considerando que a dívida realmente foi feita por você, é muito importante buscar a empresa para limpar seu nome e negociar a dívida.

Felizmente, é possível fazer o procedimento de forma totalmente online e sem burocracias. Quer saber como negociar suas dívidas e se livrar da restrição no CPF? É só clicar aqui.

Gostou de saber como consultar seu CPF com restrição? Agora você pode saber a qualquer momento se está ou não negativado. Este conteúdo te ajudo? Comenta aqui embaixo e conta pra gente!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários