Como consultar score? Veja o passo a passo!
indique e ganhePowered by Rock Convert

Você sabe como consultar seu score? Ou já ouviu falar de score ou pontuação de CPF?

Se não, você com certeza está deixando passar uma parte importante da sua saúde financeira.

Manter as finanças organizadas não só vai te ajudar a pagar as contas em dia, mas também faz com que você seja considerado um bom pagador para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC  e Serasa.

Ao mesmo tempo, ter a vida financeira organizada também é crucial para identificar rapidamente fraudes e uma negativação indevida em seu nome.

Quer saber tudo sobre score, como consultar score gratuitamente e os benefícios de ter uma alta pontuação de score? Não deixe de acompanhar a leitura.

Mas, afinal, o que é score?

O score é uma forma de escalar o seu perfil financeiro, podendo ser consultado por empresas financeiras, como bancos e investidores. A escala é feita de 0 a 1000 e pode indicar se um consumidor é bom ou mau pagador.

Ou seja, no universo das finanças, score representa a análise e avaliação de crédito do consumidor

É a partir dessa análise que empresas conseguem identificar se um consumidor possui risco de inadimplência.

Avaliar a pontuação de seu CPF ou a pontuação de crédito, é prática comum em empresas que trabalham com financiamentos e empréstimos. Essa é a melhor forma de mensurar também as taxas que serão aplicadas em cada situação.

Tudo isso está inserido em seu score! E estar com uma pontuação alta com certeza vai facilitar seus pedidos de empréstimo, solicitação de cartão de crédito, dentre outros.

Quer saber como aumentar seu score? Clique aqui e receba nosso passo a passo gratuito.

Felizmente, é possível consultar o seu score de forma gratuita, através do Serasa Experian e Boa vista.

Como posso consultar score grátis?

Como falamos acima, é possível consultar a sua pontuação do CPF de graça, através de algumas plataformas que oferecem o serviço gratuitamente e de forma online.

Ou seja, você nem precisa sair de casa para monitorar a sua saúde financeira!

Existem alguns sites que fornecem análise gratuita do seu score. Porém, o mais confiável de todos permanece sendo o Serasa Experian.

Consulte o seu score no Serasa Experian

Agora você já sabe que é possível consultar o score de forma online e grátis.

Então, fique ligado no nosso passo a passo para saber a pontuação do seu cpf.

Primeiro, acesse o site do Serasa Experian, clicando aqui. No site, digite o número do seu CPF e faça seu cadastro gratuitamente.

serasa

Depois, você precisará preencher alguns dados pessoais, criar uma senha para acesso e confirmar sua conta através de um endereço de e-mail ou sms.

Após fazer a confirmação, você receberá a numeração do seu score, o status do seu nome, se está negativado ou não, e sugestão de negociação para dívidas em curso.

negociar dívidas

É possível ainda contratar serviços oferecidos no Serasa, que vão desde ao monitoramento de quem fez consulta do seu CPF  e CNPJ, até fiscalização de vazamentos dos seus dados.

Importante destacar que também é possível consultar o score para empresas. Isso mesmo! Através do seu CNJP, você pode acompanhar a sua ou outras empresas que precisar. Basta acessar o site do Serasa Experian Empresas.

Assim, processos semelhantes que você faria para monitorar a pontuação do seu CPF também pode ser feito para pessoas jurídicas.

Powered by Rock Convert

Lembre-se que, apesar de você ter dívidas que precisam ser regularizadas, isso não quer dizer que seu nome está sujo, certo?!

Consultou seu score e não reconheceu alguma dívida?

Infelizmente, ao fazer a consulta do seu score, você pode encontrar débitos indevidos que geram a negativação do seu nome.

Geralmente, o problema acontece por conta do erro de uma empresa que faz a inscrição indevida do CPF de um consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, o que afeta a pontuação do score diretamente.

No entanto, o erro não deve passar batido. Na verdade, o consumidor que for vítima de nome negativado indevidamente tem direito não somente de ter seu nome limpo, mas também de receber uma compensação em dinheiro por conta do erro.

Quer saber se seu problema com nome negativado indevidamente é qualificado para uma compensação em dinheiro? Clique aqui.

Quais os benefícios de um score alto?

Você deve estar se perguntando: “Por que devo monitorar e consultar meu score? Pra quê isso serve?

Pois bem, um score alto é muito mais que uma nota em seu CPF.

De acordo com o Serasa, as pontuações altas possuem uma série benefícios. Mas como isso é calculado?

  • Score de 0 a 100: Alta dificuldade de acesso ao crédito;
  • Score de 101 a 250: Acesso moderado às melhores condições de crédito;
  • Score de 251 a 550: Acesso às melhores condições de crédito;
  • Score de 551 a 1000: Acesso a condições especiais de crédito no mercado.

Uma pontuação alta do score pode oferecer facilidade para conseguir empréstimos, financiamentos e até mesmo cartões de crédito.

Importante lembrar que financeiras e bancos usam esses dados, oferecidos pelo Serasa e SPC para identificar o perfil de um consumidor.

Como o score é calculado?

Para calcular a pontuação do seu CPF, uma variedade de fatores são considerados.

Como, por exemplo, o seu histórico de crédito, se seu nome já foi negativado em algum momento e o cadastro positivo.

O seu histórico de crédito pode variar ao longo do tempo, considerando a prescrição de uma dívida, ou seja, quando uma dívida “vence” após 5 anos.

Por que as empresas consultam o score?

Como já foi dito, consultar o score de um consumidor é prática comum das empresas, principalmente caso você esteja solicitando uma linha de crédito, por exemplo.

Porém, não são somente instituições financeiras que consideram importante a prática de checar a pontuação do CPF.

Na verdade, empresas de diversos setores acham necessário realizar essa verificação, já que será possível saber se um consumidor é um bom pagador ou não.

Vai comprar ou alugar um imóvel? Construtoras e imóveis podem fazer a consulta do seu CPF. Quer saber que outras empresas? Veja a lista abaixo:

  • Bancos e instituições financeiras;
  • Operadoras de internet e telefonia;
  • Construtoras e imobiliárias;
  • Seguradoras de automóveis;
  • Instituições de ensino;
  • Lojas de departamento.

E aí, já consegue perceber a importância de monitorar as movimentações financeiras em seu nome? Não deixe de continuar a leitura e saber como aumentar seu score.

Como aumentar o score?

Já parou pra pensar que todas as suas atividades financeiras do dia a dia podem aumentar o seu score?

Desde fazer compras, pagar contas, pedir um empréstimo ou fazer um financiamento. Sem perceber, você pode estar colaborando com o aumento da sua pontuação.

De acordo com o próprio Serasa, uma das melhores maneiras de melhorar e manter seu score alto é pagar as contas em dia. Atrasos serão cruciais para a queda da sua pontuação.

Outra dica é manter a quitação de possíveis dívidas, empréstimos e financiamentos em dia. Até mesmo pagar antecipadamente pode te ajudar a aumentar a nota.

Gostou de aprender como consultar score e a importância de estar atento às suas finanças?

Não deixe de acompanhar o Blog da Resolvvi para mais conteúdos sobre direitos do consumidor.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!