Tempo de leitura: 9 minutos

Como fazer boletim de ocorrência de perda de documento? Descubra aqui!

Você sabe como fazer boletim de ocorrência de perda de documento? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!

Perder documentos é uma realidade comum entre brasileiros e este fato pode ser causados por vários fatores, desde o esquecimento, até mesmo roubos e furtos.

A perda de documentos para o cidadão gera muita dor de cabeça, afinal, ele terá que retirar uma segunda via dos mesmos.

Bem como algumas vezes tirar uma documentação é uma obrigação burocrática no Brasil, rendendo horas em filas em órgãos do governo responsáveis por emitir documentações.

Porém, é muito importante saber como fazer um boletim de ocorrência para tirar a segunda via e evitar fraudes, pois será solicitado ao cidadão o registro do que realmente houve com seus documentos.

O boletim de ocorrência é muito importante para resguardar quem perde seus documentos, bem como o governo de possíveis fraudes.

Por isso, se você deseja saber como fazer um boletim de ocorrência de perda de documento, vamos te explicar o passo a passo logo em seguida.

👉 Perdeu seus documentos e foi negativado indevidamente? Exija seus direitos e receba uma indenização!

Como fazer boletim de ocorrência de perda de documento?

A princípio, já aconteceu de você perder seus documentos e não saber como registrar um boletim de ocorrência?

Ainda mais sabendo que muita gente passa por esse perrengue! No entanto, é muito simples de resolver.

Primeiramente, aara fazer o registro de um boletim de ocorrência de perda de documento pela internet é necessário que:

  • o cidadão seja maior de 18 anos;
  • estar com documentos pessoais válidos;
  • não ter pendências junto à Justiça Eleitoral;
  • e possuir endereço fixo, telefones e endereço de e-mail válidos.

Com os documentos e as obrigações já conferidas, siga os passos abaixo:

  1. Passo 1) Acesse o site www.ssp.sp.gov.br/bo e logo em seguida selecione a opção Delegacia Eletrônica presente na página inicial. Importante: a Secretaria de Segurança Pública possui portais virtuais em todos os estados brasileiros. Sendo assim, basta acessar o site do seu estado e seguir o processo normalmente.
  2. Passo 2) Selecione a ocorrência equivalente ao seu problema. Ou seja, se seu caso foi perda de documentos, basta selecionar a opção.
  3. Passo 3) Preencha o formulário com todos os dados solicitados descrevendo a ocorrência com todos os detalhes possíveis. Os dados são importantes por dois motivos: com eles, a polícia tanto pode entrar em contato com o cidadão, caso necessário, como pode investigá-lo em casos em que a denúncia se prove falsa.
  4. Passo 5) Cadastre um e-mail e receba o link e senha para imprimir o seu Boletim de Ocorrência.
  5. Passo 6) Acompanhe online o andamento da sua solicitação.

Assim, agora você já sabe como fazer boletim de ocorrência em caso de perda de documentos. Viu como é fácil?

Agora se você tem dúvidas de quando pode entrar com esse pedido, basta continuar a leitura!

Quando posso fazer boletim de ocorrência de perda de documento?

Você deve fazer o boletim de ocorrência todas as vezes que sofrer com os casos a seguir:

  • Ocorrências sobre desaparecimento de pessoa;
  • Perda dos documentos;
  • Furto dos documentos;

Por fim, não pense duas vezes em buscar o registro do boletim de ocorrência quando passar por algum dos pontos acima, é o seu direito.

Posso registrar qualquer tipo de ocorrência?

De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, uma pessoa pode fazer uma ocorrência nos seguintes casos:

Ocorrências sobre desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; casos de acidente de trânsito sem vítima.

Quanto custa registrar um boletim de ocorrência por perda de documento?

De acordo com as últimas notícias, há sim a cobrança do registro de boletim de ocorrência para extravio de documentos, que custa R$14,38 para quem sofreu a subtração do bens.

Já a versão online do B.O. é feita de forma gratuita.

Perdi meu documento e achei novamente, posso usar o mesmo?

Ao fazer o boletim de ocorrência por documento perdido, você imediatamente estará bloqueando a versão da sua identidade, por exemplo, que foi perdida.

Por isso, não será possível recuperá-la, mesmo que a encontre.

Nesse caso, o ideal é seguir com a emissão da segunda via do documento.

O que acontece se eu não buscar uma delegacia ao perder documentos?

Ao mesmo tempo, sabendo quando e como fazer o boletim de ocorrência por perder os documentos, pouca gente sabe as consequências de não fazer isso.

Afinal, caso você não busque uma delegacia ao perder documentos, seja física ou online, estará se colocando em uma situação muito arriscada.

Leia também: Fraude no cartão de crédito? Saiba seus direitos!

Já parou para pensar o que pessoas maliciosas podem fazer com seus documentos em mãos? Solicitação de empréstimos, retiradas de cartão de crédito, saques, compras em seu nome e até mesmo roubos como se fosse você.

Não brinque! Deixar de registrar um B.O. é arriscadíssimo e fraudes em nome de outras pessoas em casos de perda de documentos é mais comum do que imagina.

Mas atenção: a função da polícia é investigar tudo que pode ter acontecido, inclusive se um boletim de ocorrência não necessariamente ateste uma verdade absoluta.

Ou seja, registrar um B.O. falso é crime e o cidadão que o fizer será prejudicado seriamente.

Indenização GIF

Além disso, caso já tenha sofrido ou está sofrendo com golpes e fraudes em seu nome por conta da perda dos documentos, é preciso exigir seus direitos.

Mas infelizmente, ao sofrer um golpe ou fraude, o consumidor tem sua vida financeira virada de cabeça pra baixo, podendo gerar dívidas negativadas nos órgãos de proteção ao crédito.

No entanto, caso seja prejudicado por isso, o consumidor deve exigir seus direitos!

Com a Resolvvi, será possível limpar o seu nome e ainda recorrer a uma indenização por danos morais. Clique aqui e confira os seus direitos.

Perdeu seus documentos e cometeram uma fraude em seu nome?

Em alguns casos, ao perder os documentos, você pode ser vítima de fraude em seu nome e isso pode gerar vários problemas, como ter seu nome negativado indevidamente e seu crédito bloqueado por consequência.

Por isso, é muito importante saber como fazer boletim de ocorrência de perda de documentos e fazê-lo!

Mas quando se há o problema de dívida negativada indevidamente, você poderá ser surpreendido com uma série de problemas financeiros.

Por exemplo, financiamentos negados, cartões de crédito bloqueados, empréstimos não aprovados e recebimento de cobranças constantes, o que gera constrangimento e dor de cabeça.

Dessa forma, você pode buscar os seus direitos para e ter seu nome limpo, ficar livre das cobranças, ter seu crédito liberado e ainda receber uma compensação em dinheiro.

Como buscar uma solução para nome negativado indevidamente?

Bem como, com a Resolvvi, é super simples recorrer pelo seu problema de nome negativado indevidamente. Basta seguir os 4 passos a seguir:

  1. Passo 1) Consultar o CPF e se certificar que está negativado indevidamente e que não possui outra negativação. É muito importante diferenciar os casos de dívidas legítimas feitas por você que estejam inscritas no Serasa Limpa Nome dos casos de dívidas ilegítimas que não foram feitas por você, causando a sua negativação. São duas coisas diferentes e apenas o segundo caso é passível de recurso com a Resolvvi;
  2. Passo 2) Reúna um documento de identificação com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho, etc) e um comprovante de endereço válido (Fatura de conta de celular/telefone, conta de água, luz e internet);
  3. Passo 3) Busque as provas necessárias para recorrer pelos seus direitos. São necessários provas como o comprovante da negativação, o boleto da dívida/acordo, etc. Para mais informações sobre as provas clique aqui;
  4. Passo 4) Após a consulta do CPF, suas provas e documentos pessoais em mãos, pode contar com a ajuda da Resolvvi para limpar seu nome e buscar uma compensação em dinheiro.

Como a Resolvvi vai te ajudar a buscar seus direitos?

Se seu nome foi negativado indevidamente após perder seus documentos, a Resolvvi pode ajudá-lo a ser indenizado!

Quer saber como você pode fazer isso de forma totalmente online e sem burocracias? Acompanhe!

A Resolvvi vai te ajudar a resolver essa situação de forma rápida, prática e segura. Nós cuidamos de toda a burocracia do seu caso e você só paga nossa taxa de serviço, no valor de 30%, se ganhar!

Se você ainda não se convenceu da importância de limpar seu nome e exigir seus direitos, fique sabendo que o valor da indenização por nome sujo indevidamente fica em torno de 4 mil reais!

E o melhor: A Resolvvi arca com todos os custos envolvidos e você não paga nada. Você não tem nada a perder!

👉Quer saber se seu caso é qualificado a uma indenização? Verifique grátis agora mesmo!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts