Tempo de leitura: 8 minutos

Como fazer empréstimo na CAIXA com nome sujo?

Você sabe como fazer empréstimo na CAIXA com nome sujo? Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre nome negativado e empréstimos.

Não é novidade que estar com o nome sujo pode dificultar o acesso a diversas oportunidades e serviços, como, por exemplo, a possibilidade de contratar um empréstimo. 

Isso porque, ao solicitar alguma modalidade de crédito, a maioria das instituições financeiras realiza a consulta do CPF do solicitante nos órgãos de proteção ao crédito (como o SPC e o Serasa), para garantir que o contratante será um “bom pagador”.

Quer saber como consultar se seu nome está sujo? Clique aqui.

Porém, ao contrário do que normalmente se acredita, os empréstimos não contam como dívidas – ou não precisam contar, se as parcelas forem pagas em dia.

Por isso, mesmo que você esteja com o nome sujo, é possível, sim, solicitar um empréstimo! Se você quer saber mais sobre empréstimo para negativados, clique aqui.

Essa pode, inclusive, ser uma boa saída para quem precisa limpar o nome rapidamente: contratar um empréstimo para quitar dívidas.

A partir do pagamento do valor pendente, você tem direito a ter seu nome retirado dos órgãos de proteção ao crédito em até 5 dias úteis.

Nesse cenário, a Caixa Econômica Federal têm disponibilizado uma linha de crédito para quem está com o CPF negativado.

Quer saber como fazer empréstimo na CAIXA com nome sujo? Acompanhe a leitura conosco!

Afinal, quem tem nome sujo pode pedir empréstimo?

Aqueles consumidores que estão com o nome negativado sofrem diversos prejuízos.

Por exemplo, a restrição a crediários e/ou financiamentos, o cancelamento de linhas de crédito e a dificuldade em conseguir empréstimos. 

Mas, infelizmente, essa é a realidade de boa parte dos brasileiros: antes mesmo da pandemia de COVID-19 e a crise econômica decorrente dela, aproximadamente 60 milhões de brasileiros possuíam nome negativado.

Ou seja, cerca de 30% da população ativa economicamente no país.

Com o propósito de garantir acesso a crédito a mais pessoas que precisam, várias instituições financeiras atualmente oferecem serviços de empréstimo completamente isentos de consulta ao SPC e ao Serasa.

Leia também: Nome negativado: O que significa e como resolver?

Uma dessas instituições é a Caixa Econômica Federal, que tem disponibilizado alguns de seus serviços sem consulta do CPF nos órgãos de proteção ao crédito. 

Então isso quer dizer que mesmo com o nome sujo posso fazer empréstimo na CAIXA?

É possível que sim!

Os consumidores brasileiros que estão com o nome negativado podem solicitar alguns serviços oferecidos pela Caixa, como cartão de crédito e empréstimo pessoal, sem consulta aos órgãos de proteção ao crédito.

Isso significa que, mesmo que você esteja com o nome sujo, é possível, sim, que você consiga ter um empréstimo aprovado pela Caixa!

As modalidades disponíveis incluem opções consignadas, destinadas ao público dos aposentados e pensionistas do INSS e também para aqueles que possuem bens de valor.

Outro ponto positivo sobre essas ofertas é que elas tendem a ter uma aprovação sem burocracia e com baixas taxas de juros. 

Através do Crediário Caixa, uma das linhas de crédito disponibilizadas pela empresa, é possível financiar produtos ou serviços sem burocracia.

Nessa linha, as prestações são mensais e podem ser pagas por meio de boleto bancário emitido no ato da compra. Além disso, para os correntistas Caixa, as prestações podem ser pagas, também, com descontos diretos na conta.

Seu nome ficou negativado por uma dívida que você não fez? Verifique grátis se você tem direito a uma indenização!

Quero fazer empréstimo na CAIXA mesmo com o nome sujo, mas quais os pontos positivos?

Outro positivo é que a taxa de juros é pré-fixada de acordo com a data da contratação. O IOF também é cobrado no ato da contratação, de acordo com a legislação em vigor, e não há cobrança de tarifa de cadastro (TAC) nem de boletos.

As principais vantagens do Crediário Caixa são:

1) Praticidade:

A aquisição ocorre sem burocracia e está disponível para todos, não sendo necessário ser cliente da Caixa.

2) Conveniência:

O serviço está disponível em diversas lojas Caixa e também em agências de turismo credenciadas;

3) Facilidade de pagamento:

Respeitando o valor máximo de R$ 10.000,00 disponibilizado para empréstimo, o contratante tem até 24 meses para quitar as parcelas.

Existem outras opções de crédito na CAIXA para quem tem nome sujo?

Outra modalidade de crédito muito oferecida àqueles que estão com o nome sujo é o Consignado Caixa. Mas essa linha de crédito pode ser utilizada somente por aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e funcionários de empresas conveniadas ao banco.

Isso porque a instituição financeira que vai conceder o empréstimo precisa ter acesso ao salário ou benefício do contratante, como “garantia” de que o valor será pago. 

O pagamento das parcelas são debitadas diretamente da folha de pagamento, e não podem ultrapassar o percentual de 30% do salário ou benefício do solicitante.

Como fazer empréstimo na CAIXA com nome sujo?

Quer saber como fazer empréstimo na Caixa com nome sujo? Nós preparamos um passo a passo para você!

1) Escolha a linha de crédito que mais se adequa a você

Procure uma agência da Caixa ou uma loja conveniada, escolha o seu produto e apresente a documentação necessária para solicitar a linha de crédito escolhida. 

A documentação necessária para solicitar o empréstimo é:

  • CPF e RG;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;
  • Documentos complementares, caso a sua renda não possa ser comprovada.

2) Aguarde a análise do cadastro

Após o envio da documentação, a Caixa analisará o pedido e, assim que aprovado, você será comunicado sobre o resultado dessa análise.

Os requisitos para ter o empréstimo aprovado são:

  • Maior de 18 anos ou emancipado;
  • Não possuir nome em cadastros de inadimplentes, como CADIN, SERASA, SINAD e SPC;
  • Comprovar capacidade de pagamento.

3) Esteja atento(a) aos vencimentos

Após ter o crédito aprovado, assinar o contrato e receber o valor do empréstimo, você receberá os boletos da prestação. Você deverá ter atenção aos prazos para pagamento das parcelas, para não se endividar.

Estou com o nome sujo, mas não reconheço a dívida. O que fazer?

Muitos consumidores descobrem que estão com o nome sujo somente ao solicitar uma linha de crédito, como um empréstimo.

Ou seja, quando é necessário dar um passo importante na sua vida, o consumidor descobre que está negativado.

Isso normalmente acontece porque a maioria das pessoas ainda não tem o hábito de consultar, como rotina de organização financeira, a situação do seu nome nos órgãos de proteção ao crédito.

Leia também: Como consultar restrição no CPF? Veja 3 formas

Logo, é muito comum no Brasil que os consumidores tenham o nome sujo de forma indevida. Acontece de, muitas vezes, o consumidor não contratou um serviço, sofreu um golpe/fraude, e foi cobrado por isso.

Dessa forma, mediante o não pagamento, muitos deles acabam tendo o nome sujo de forma indevida.

Infelizmente, isso é mais comum do que a gente imagina. Mas o que fazer nesses casos?

O consumidor que tiver o nome sujo indevidamente pode exigir a retirada imediata da sua inscrição nos órgãos de proteção ao crédito, pois ela aconteceu de maneira injusta. 

Além disso, é possível receber uma compensação em dinheiro pelo erro da empresa!

O consumidor que tem o nome sujo de forma indevida pode receber uma indenização pelos danos morais sofridos, tendo em vista todo o prejuízo causado por essa injustiça.

Teve o nome sujo por uma dívida que não fez? Pode ficar tranquilo(a), que a Resolvvi pode lhe ajudar com isso!

Vamos resolver seu problema de forma totalmente online, sem audiências e você só paga se ganhar. Conte conosco! 

💡 Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Melyssa Diniz

Supervisora de Operações Legais e advogada de formação, Melyssa Diniz escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre nome negativado, facilitando informações sobre tudo que os consumidores precisam saber.

Todos os posts

1 comentário em “Como fazer empréstimo na CAIXA com nome sujo?

  1. ivan ivan

    tenho um imóvel, posso usa-lo como garantia para fazer um empréstimo de 50.000,00?

Não é possível comentar neste post...