Tempo de leitura: 8 minutos

Como fazer empréstimo online sem burocracia?

Você sabe como fazer empréstimo online sem burocracias? A seguir, vamos te explicar como pedir um empréstimo sem complicação! Acompanhe a leitura.

O número de pessoas que passam por dificuldades financeiras tem aumentado diariamente com a crise econômica atual, aumentando também o interesse dos consumidores por linhas de crédito e empréstimo pessoal. 

O que muita gente não sabe é que existem muitas ofertas de crédito no mercado, mas muita gente não sabe como pedir um empréstimo sem complicação.

Segundo pesquisa do Google Survey, ferramenta de pesquisa on-line do buscador, realizada em junho de 2019, mais da metade (51,6%) dos entrevistados disse ter pegado um empréstimo para ter “fôlego financeiro”.

O empréstimo pode ser necessário também para pagar impostos, despesas mensais, faturas (como de cartões) e outras dívidas.

No entanto, com a crise, a busca por crédito tornou-se ainda maior.

De acordo com a Sim, fintech de empréstimo pessoal do Santander Brasil, aumentou em 113% o volume de propostas de crédito no segundo trimestre de 2020 em comparação com os primeiros três meses do ano. 

Como fazer empréstimo online de forma rápida?

Com toda a praticidade e rapidez dos empréstimos online, podemos ficar suscetíveis a golpes. Por isso, essas facilidades devem ser aproveitadas, mas com cautela.

O número de fraudes na internet tem aumentado, o que torna essencial fazer uma boa pesquisa antes de pegar um empréstimo.

Leia também: Como evitar fraude no cartão de crédito?

Por isso, vamos aqui mostrar como fazer empréstimo online e tudo o que você precisa saber antes de pedir um empréstimo.

Empréstimo online: O que preciso saber antes de pedir?

Uma vez que você decidiu por buscar um empréstimo online, você precisa saber de algumas informações.

É necessário entender alguns pontos importantes que vão lhe ajudar na sua tomada de decisão. Para facilitar, listamos os principais:

  • Valores: A primeira coisa que você precisa determinar é qual o valor que você precisa pegar emprestado;
  • Parcelas: Entender as parcelas e em quantas vezes você irá pagar esse empréstimo, e qual o valor de cada parcela é um dos principais pontos a serem analisados na decisão de se fazer um empréstimo;
  • Taxas: Conhecer as taxas de juros (mensal e anual), e qual o montante de juros pagos totais ao fim do empréstimo e mês a mês em cada parcela é extremamente importante para entender o custo desse empréstimo para você;
  • Situação do seu CPF: Antes de pedir o empréstimo, não se esqueça de fazer a consulta do seu CPF para se certificar que seu nome esteja limpo e sem dívidas. Não sabe como consultar o CPF? Clique aqui e aprenda agora;
  • Burocracias envolvidas: É muito importante saber quais os documentos que precisam para liberação do crédito, se o empréstimo é com algum tipo de garantia, e se vai ser necessário envolver mais alguma pessoa na transação.

Muitas pessoas tem problemas na aprovação, geralmente por conta de documentos, e, por isso, não conseguem o empréstimo desejado.

Desta forma, é recomendado pesquisar toda a documentação e burocracias envolvidas na instituição que você escolher logo no início.

Leia também: Saiba como pedir empréstimo pessoal para negativados

Com essas informações, com certeza você vai evitar grandes problemas, e verá como fazer empréstimo online pode ser simples e sem complicação!

Qual a diferença entre empréstimo online e o convencional?

Ao pedir um empréstimo, é comum buscar o banco no qual o consumidor tem conta para conseguir crédito pessoal, e essa opção parece fazer bastante sentido.

Entretanto, os procedimentos bancários muitas vezes são repletos de burocracia e, mesmo quando o solicitante se dispõe a realizar todos, nem sempre é simples conseguir ser aprovado e receber o empréstimo.

Por isso, o empréstimo pessoal online é a melhor opção. Para comparar, fizemos uma tabela que mostra como fazer empréstimo online pode ser mais simples que buscar os meios convencionais:

Empréstimo OnlineEmpréstimo Convencional
Preenchimento de formulário totalmente onlineApresentação de documentos originais, como comprovante de renda e carteira de trabalho
Dinheiro na conta em até 1 dia útil, se aprovadoProcesso pode levar mais de 7 dias
Não exige bens como garantiaMuitas vezes, exige um bem como garantia
O dinheiro pode ser usado para diversos objetivosPode ser necessário justificar a destinação do dinheiro
Não há filas, já que tudo é feito pelo computador ou pelo seu smartphonePode-se enfrentar filas do banco

Os credores online oferecem a possibilidade de fazer o empréstimo pessoal sem sair de casa e de ter acesso ao dinheiro, quando o pedido for aprovado, em questão de horas.

Todos os documentos necessários são enviados pela internet e a análise considera pontos mais detalhados do seu perfil para oferecer um empréstimo que realmente se adeque ao que você precisa.

Quem pode pedir empréstimo?

Se você tem dúvidas sobre quem pode conseguir um empréstimo online, fique sabendo que basicamente qualquer pessoa maior de 18 anos, que tenha CPF ativo tem chances.

É necessário, além disso,  apresentar alguns documentos como como carteira de identidade (RG) dentro da validade e, em alguns casos, comprovantes de renda e de residência.

Um ponto importante para a aprovação desse empréstimo, é que, para isso, é feita uma análise de crédito do seu perfil, e seu histórico financeiro será analisado.

Geralmente, é analisado o seu score de crédito, e dentre eles, um ponto importante, é se você está ou já esteve com nome sujo, por conta de alguma dívida adquirida.

Leia também: Como consultar o score de crédito?

Sendo assim, o ideal é que você esteja com o nome limpo quando buscar fazer um empréstimo, pois assim conseguirá melhores taxas de juros.

Se esse não for o caso, não se preocupe. Ainda há solução!

Se você estiver com dívidas ativas, busque a negociação imediatamente. Para isso, você pode contar com a Blue365 e encontrar as melhores ofertas.

negociar dívidas

Uma coisa bem comum e desagradável é descobrir, quando a instituição financeira realiza a análise do seu pedido, que seu nome foi negativado indevidamente.

O problema acontece quando uma empresa comete o erro de cadastrar seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, e isso pode barrar totalmente a realização do seu pedido.

No entanto, o erro da empresa não deve passar batido!

Isso porque os transtornos gerados pelo nome negativado indevidamente são considerados danos morais, pois restringem as opções de empréstimos, linhas de créditos e financiamentos ao consumidor.

Assim, nessa situação, você pode contar com a Resolvvi para limpar seu nome e ainda exigir uma compensação em dinheiro pelo erro cometido.

Dessa forma, você ainda poderá pedir seu empréstimo e ainda sair com um dinheiro extra no bolso.

Quer saber se seu caso de nome negativado indevidamente é qualificado para uma compensação em dinheiro? Clique aqui.

Quero fazer empréstimo! Qual o passo a passo?

Se você já pesquisou tudo de mais importante sobre como fazer empréstimo online e já tomou a decisão, agora é preciso qual o passo a passo.

Seguindo alguns passos, você pode ter o seu empréstimo, sem sair de casa, de forma online, simples e segura. Saiba mais:

Procure bancos ou financeiras confiáveis

Pesquise bastante sobre a empresa onde você pretende solicitar um empréstimo, ficando sempre atento se está em um site oficial e se esta empresa possui um alto número de reclamações de clientes.

Lembre-se sempre de que você fornecerá alguns dados pessoais sensíveis e que deve confiar na instituição a qual está entregando as suas informações.

Existem várias funcionalidades que mostram opções de empréstimos de instituições diversas, para que você avalie qual se adequa melhor às suas necessidades.

Conheça os prós e contras de seis empresas que oferecem o serviço de empréstimo online, avaliadas pelo Guia Bolso:

  1. Geru

Taxa de juros mensal: 1,9% a 5%

Prós:

  • Site útil, com simulador de juros
  • Deixa explícito que a taxa de juros efetiva é maior, pois incorpora outros encargos; 
  • Todo o processo é online.

Contras:

  • Só oferece empréstimo de uma instituição financeira.
  • É vinculada ao Banco AndBank (Brasil) S.A.
  1. Just

Taxa de juros mensal: 2,4% a 4,9%

Prós:

  • Todo o processo de pedido e contratação de empréstimo é online;
  • A pessoa recebe o dinheiro em até 2 dias úteis
  • É solicitado apenas documento de identidade e a digitalização é feita pela internet
  • Não há cobrança de tarifas.

Contras:

  • Pode pedir outros documentos no processo de aprovação como comprovante de residência.
  1. Lendico

Taxa de juros mensal: 2,4% a 3,8%

Prós:

  • Simulador mostra detalhes sobre parcelas e juros cobrados pela instituição

Contras:

  • Não deixa claro se é vinculada a alguma instituição financeira;
  • É preciso imprimir formulários e digitaliza-los posteriormente para enviar.
  1. Simplic

Taxa de juros mensal: 14,9%

Prós:

  • Se o contrato for fechado até 16h, o dinheiro é liberado no mesmo dia
  •  Todo o processo é feito online.

Contras:

  • Site com poucas informações e que não permite fazer simulações
  • Cobra a maior taxa de juros entre as quatro empresas
  • Limite de crédito de até R$ 2,5 mil
  •  Só aceita clientes dos bancos Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander.
  1. Creditas

Taxa de juros mensal: 1,05% a 2,72%

Prós:

  • Todos os empréstimos requerem um bem como garantia (carro ou casa), o que permite acesso a taxas mais baixas, mas pode ser um limitante
  • Oferece empréstimos de até 90% do valor do bem.

Contras:

  • O prazo para liberação do dinheiro é maior do que para empréstimos convencionais
  • Em caso de inadimplência os bens colocados como garantia podem ser apreendidos.

Faça simulações de empréstimos

Um outro passo de como fazer empréstimo online é simular o empréstimo desejado, o que pode ser feito na maior parte dos sites de bancos e financeiras.

Utilize essas ferramentas para descobrir quantas parcelas terá que assumir caso deseje pagar um determinado valor por mês.

Você também pode simular qual seria o valor de cada parcela caso prefira quitar o empréstimo até uma certa data. Assim, você saberá exatamente quanto pagará em cada parcela e quais os juros embutidos.

Quer pedir empréstimo online? Também fique atento às desvantagens

Uma das principais desvantagens dos empréstimos online é que a taxa de juros pode ser elevada em algumas instituições, mas não em todas.

Por isso, não deixe de pesquisar os juros e simular a sua situação antes de contratar qualquer empréstimo.

Além disso, como é muito fácil ter o dinheiro na conta, a chance de contratar o crédito por impulso, sem considerar bem e avaliar o valor dos juros e o impacto das parcelas no orçamento, é maior.

Por isso, fique atento para não se comprometer uma parcela que não pode pagar e esteja sempre em dia com o seu planejamento financeiro.

Gostou de aprender tudo sobre empréstimo online e como solicitar? Conta pra gente aqui nos comentários!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts