Tempo de leitura: 6 minutos

Como fazer um financiamento do seu carro? Aprenda agora!

Você saberia como fazer um financiamento pela primeira vez com total segurança? Se a resposta for não, acompanhe este artigo e tire todas as suas dúvidas!

Fazer um financiamento pode ser um mistério para muitas pessoas, mas é menos complicado do que se imagina.

Na verdade, solicitar um financiamento requer planejamento financeiro, para definir se os valores das parcelas se adequam ao seu orçamento.

Isso acontece porque os valores financiados e as prestações são negociados de acordo com o salário do comprador.

De certa forma, basicamente qualquer pessoa que tenha uma renda mínima pode fazer um financiamento de carros novos e usados.

Porém, é preciso ter atenção! A maioria das instituições financeiras não aceita clientes que tenham o nome no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou Serasa.

Ou seja, é quase impossível conseguir fazer um financiamento com o nome negativado.

Por isso, é importante verificar se não consta nenhuma dívida no seu nome, antes de tentar qualquer negociação com o banco.

Quer saber como consultar o seu CPF de graça? Clique aqui.

Importante lembrar que pode acontecer de você ter seu nome negativado indevidamente. Ou seja, a empresa cadastrou seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito por engano.

Se esse for o caso, fique tranquilo. A Resolvvi pode te ajudar a limpar seu nome e ainda conseguir uma compensação em dinheiro pelo erro da empresa. Quer saber como? Clique aqui.

nome sujo injustamente

O que preciso fazer para pedir um financiamento pela primeira vez?

Para pedir seu financiamento pela primeira vez, é preciso seguir alguns passos básicos.

O primeiro é buscar um banco e entrar em contato com o gerente, para que ele possa trazer todas as informações e as condições de financiamento e dos juros, detalhadamente. 

Ao mesmo tempo, deve-se levar em conta que um parcelamento muito longo significa que terá que pagar mais juros ao longo do financiamento.

Por isso, nem sempre é interessante manter parcelas com valores muito baixos por um período muito longo.

Sendo assim, o ideal é investir na maior entrada possível com um menor número menor de mensalidades. Dessa forma, você estará garantindo parcelas não tão elevadas.

Para quem quer saber como fazer um financiamento, os documentos básicos para realizar um financiamento, são: 

  • RG (carteira de Identidade);
  • original e cópia CPF (Cadastro de Pessoa Física);
  • original e cópia Comprovante de estado civil, original e cópia;
  • Comprovante de rendimentos (holerite ou extratos bancários), original e cópia.

Você sabe quais são as opções de financiamento de carro disponíveis? 

O custeamento para compra de carros novos ou usados, podem ser realizados em diferentes bancos privados e públicos, por meio do CDC, que é a sigla para Crédito Direto ao Consumidor.

Nesse caso, toda a negociação é feita sem o intermédio da concessionária que vendeu o veículo, ou seja, diretamente com o banco.

Se optar por isso, a principal vantagem é que as taxas de juros são fixadas no início do contrato e não sofrem alterações durante o pagamento das prestações.

No entanto, existem outras opções para realizar o financiamento do seu carro! Confira a seguir.

Faça seu financiamento através de Leasing

No Leasing, o carro é alugado, durante um período mais longo, geralmente por um ou dois anos, e há também a opção de compra.

Ou seja, o cliente paga pelo aluguel do carro, que fica no nome da empresa de leasing até o término das prestações. Ao fim das parcelas, o consumidor passa a ser o dono do carro ou, se preferir, devolver e alugar outro modelo.

Pouco tempo atrás, alugar um carro por um ano ou mais era impensável, pelo alto custo. Mas esse serviço começa a ganhar adeptos no Brasil.

Portanto, esse novo modelo de locação de automóveis é uma ótima alternativa para os que querem repensar o comportamento de consumo, substituindo o “ter” pelo o “usar”.

Nessa situação, diferentemente do CDC e do leasing, as prestações sofrem alterações, ao longo do pagamento, de acordo com a variação do preço do automóvel que será adquirido.

Então devo escolher fazer financiamento por Leasing ou CDC?

Nas duas alternativas anteriores, Crédito direto ao consumidor e o Leasing, é importante destacar que até o momento da quitação do valor total do veículo, o banco mantém o carro como uma garantia, caso o débito não seja paga por completo.

Seguindo essa condição, podemos concluir que, quanto mais novo o carro, menores serão os juros, pois ele será menos desvalorizado caso o banco precise vendê-lo e quitar os débitos.

Dentre as opções, uma das mais conhecida é o consórcio de veículos. Aqui, o cliente paga as prestações mas só recebe o veículo quando é sorteado (uma vez por mês é contemplada uma pessoa).  

Como escolher a instituição para pedir financiamento?

Se você quer aprender como fazer financiamento do seu carro, escolher a instituição certa para sua vida financeira é muito importante.

Por isso, comece buscando por bancos de montadoras com as menores taxas de juros.

No financiamento comum CDC (Crédito Direto ao Consumidor), deve-se procurar o plano com o menor custo, ou seja, um banco que cobre a menor taxa de juros.

Se você não sabe nada sobre taxa de juros, não deixe de clicar aqui e aprender tudo sobre taxas de juros e quando elas são abusivas.

Dessa forma, simule um financiamento no banco da própria montadora e com a proposta em mãos, converse depois com o gerente do banco em que você tem conta para verificar se há condições de cobrir as parcelas.

Como saber se eu posso pedir um financiamento?

Você sabe se está apto para pedir um financiamento?

Ter o nome limpo é a comprovação, para o mercado, de que você é uma pessoa confiável na hora de fazer negócios.

No entanto, isso não quer dizer que quem tem o nome sujo é uma pessoa ruim ou de má índole.

Muitas pessoas vivem dificuldades financeiras momentâneas ou se encontram endividadas. Por esse lado, sabemos que nenhuma empresa topa fazer negócios com quem está com o nome sujo.

Geralmente, o receio é por medo de não receber os pagamentos em dia. Portanto, é bem difícil que uma pessoa com nome negativado consiga ser aprovada na hora de buscar um financiamento de veículos.

Leia também: Saiba como pedir empréstimo pessoal para negativados

Quer pedir um financiamento? Você precisa checar seu score!

Porém, antes mesmo de sair para pedir seu financiamento para comprar um carro, você pode conferir o seu score, sem precisar pagar nada, no site do Serasa Experian.

Caso você não saiba, o score é uma pontuação que todo mundo recebe, mesmo que não saiba disso. 

O mercado financeiro nos avalia como pessoas mais ou menos confiáveis, baseado em uma série de fatores, como pagamento em dia de boletos, renda, quitação de empréstimos, entre outros.

Para te ajudar ainda mais, montamos um o passo a passo de como facilitar a aprovação do financiamento sem complicação:

  1. Tenha o nome limpo nos serviços de proteção ao crédito,
  2. Mantenha o seu score com uma boa pontuação;
  3. Tenha uma renda comprovada. Essa é uma das coisas mais importantes na hora de pedir um financiamento, pois dá a segurança aos bancos de que o cliente tem condição de arcar com o pagamento;
  4. Tenha um bom valor para dar de entrada, isso aumenta a sua chance de ter o crédito aprovado, as parcelas ficam mais suaves e o financiamento é quitado mais rapidamente;
  5. Negocie a redução no preço do carro;

Importante lembrar que para conseguir um bom valor na compra do carro, recomendamos que você tente fechar a venda nos últimos dias do mês.

Isso funciona porque muitos vendedores têm metas a cumprir, e se torna mais fácil a negociação quando eles estão com um prazo mais apertado para fechar o negócio.

E aí, gostou das nossas dicas? Você com certeza deve estar se sentindo mais seguro para pedir um financiamento pela primeira vez. Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui embaixo!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts