Como funciona a internet? Saiba tudo sobre agora mesmo!

como funciona a internet
Exija seus direitos sem sair de casa

Já se perguntou como funciona a internet?

Nos últimos meses, com o aumento exponencial do consumo de internet, muitos consumidores começaram a se questionar como o serviço é distribuído, principalmente considerando a qualidade do serviço.

Se você quer saber como a internet funciona e como o Brasil regula o serviço de banda larga, não deixe de começar a leitura.

Não há dúvidas que o dia a dia das pessoas sofreu uma grande alteração nos últimos meses.

Os estudos, trabalhos e momentos de lazer ficaram quase que dependentes da internet, o que pode causar uma preocupação com a sobrecarga na rede e a interferência no funcionamento das conexões.

No caso do Brasil temos alguns pontos positivos para não ficarmos inseguros em relação a consistência da nossa internet.

Vamos agora entender um pouco de como funciona a internet?

Mas afinal, como funciona a internet?

A internet é uma gigantesca rede de computadores que se comunicam juntos.

Nesse caso a palavra rede se refere à uma estrutura física que tem elementos de comunicação e canais de comunicação, que podem ser sem fios ou com cabos fibra óptica de cobre.

Existem cabos de internet espalhados por todo mundo, até mesmo por debaixo do oceano, ligando continentes.

Então o caminho para a informação chegar até você pode ser bem longo e, literalmente, dar uma volta no mundo.

Agora você já sabe como funciona a internet. Porém, por conta do contexto de isolamento social, muitas pessoas estão se perguntando se a internet pode ser afetada pelo aumento do uso. Quer saber se a internet vai aguentar a demanda? Acompanhe.

Como funciona a internet: A internet vai aguentar a demanda?

Na rede de computadores, a informação é encaminhada por meio de pacotes. Isso quer dizer que quando você acessa um site, você faz uma solicitação a um servidor pelas informações do site.

Caso o servidor do site retornar com uma resposta positiva, o conteúdo do site é devolvido por meio de pacotes que podem percorrer caminhos diferentes para chegar ao destino final.

Ao chegar ao destino eles são organizados e ordenados para que você veja o resultado esperado.

Esse percurso de dados é feito por meio de protocolos organizados que se dividem em camadas cada uma com suas devidas responsabilidades.

No geral os protocolos buscam que a comunicação seja efetiva e com menor intervalo de tempo possível. Isso tudo é feito sem que você perceba e os sites são carregados em pouquíssimos segundos.

Está gostando de saber como a internet funciona? Então fica por aqui, tem mais! 

E como as mensagens são trocadas por dispositivos com provedores diferentes?

As companhias provedoras de internet podem manter ligações entre si.

No entanto, o mais comum é que os pacotes passem por pontos de troca de tráfego, que são pontos na rede de computadores onde várias empresas podem se conectar e compartilhar informações.

Como você já pôde perceber, a internet possui diversas operações e ações que são totalmente simplificadas para que pessoas sem nenhum conhecimento em tecnologia possam fazer uso da rede com facilidade. 

Por exemplo, para acessar uma página de internet, você precisa especificar qual é o computador.

Para isso, todo computador conectado a rede de internet tem um “endereço IP”, onde IP significa Protocolo de Internet. Este endereço é composto por uma combinação de e números separados por pontos, por exemplo: 192.138.1.1.

Entretanto, não seria tão fácil decorar uma sequência de números sempre que nós quiséssemos acessar algum site. Para facilitar, é feita uma abstração onde é possível apelidar esses endereços com um nome de domínio.

Por exemplo, facebook.com e google.com têm seus nomes de domínios já conhecidos e também têm um IP associado.

E agora com essas informações você consegue entender um pouco mais do funcionamento da internet? Vamos então falar um pouco da internet e da nossa situação mundial atual.

Mas afinal, nossa internet vai “aguentar” a pandemia do “COVID-19″?

Com nosso contexto atual, grande parte da população ainda se encontra exercendo suas atividades rotineiras “em casa”.

E não é novidade que o consumo de internet aumentou, pois a conectividade passou a ser essencial tanto para trabalho remoto, quanto para entretenimento, streaming de vídeos, jogos, etc.

Com todo esse consumo, é totalmente justificável pensarmos se a internet vai aguentar ou não. Vamos agora então entender alguns pontos da nossa estrutura de internet brasileira e da nossa situação atual de infraestrutura.

Um aspecto positivo é o nosso domínio “.br” que se apresenta como um domínio com um bom histórico de integridade e deve continuar consistente.

Além disso, a internet brasileira tem uma gestão via Comitê Gestor da Internet do Brasil – CGI.br. Um modelo de gestão multissetorial citado como referência internacionalmente.

Outro fator importante é o sistema IX.br, que é um conjunto de pontos de troca de tráfego Internet. O IX.br representa a segunda maior estrutura com esse intuito no mundo.

Em 23 de março o IX.br atingiu o pico de 11 Terabits por segundo. No entanto, por mais que esse valor seja maior que dobro da média do fluxo de tráfego de 2019, o IX.br ainda não atingiu 50% da capacidade suportada.

Mesmo com todos esses fatores, ainda é possível que alguns sites saiam do ar ou fiquem lentos nesse período que estamos vivendo.

Isso pode acontecer se os seus servidores do site não estiverem configurados e otimizados para receber uma maior demanda.

Por conta disso, é provável você tiver dificuldade para acessar algum site! Mas o problema esteja no próprio servidor do site.

Alguns sites de entretenimento e de vídeo chamadas tendem realmente à ter mais acesso neste período em que as pessoas estão tendo a necessidade de fazer vídeos chamadas e de divertir sem sair de casa.

A Netflix, por exemplo, conseguiu fazer uma otimização e reduziu 25% do tráfego de dados diminuindo a qualidade dos seus vídeos. Mesmo com a redução a Netflix garante que a redução da qualidade  será imperceptível para os usuários.

Com o passar dos anos a intenção natural do tráfego de internet tende a crescer devido às tecnologias e a conectividade se tornarem cada dia mais essenciais em nossas vidas.

Claro que, por conta do nosso contexto, tivemos um crescimento que não estava planejado. Mas não devemos nos preocupar tanto, pois a nossa estrutura já estava sendo bem gerenciada para aguentar uma maior demanda.

Internet e direito do consumidor

Apesar de uma boa estrutura técnica, sofremos diariamente com problemas envolvendo suspensão de internet e redução de velocidade, fazendo com que muitos consumidores procurem formas de como aumentar a velocidade da sua internet.

No entanto, em alguns casos os consumidores podem ter direito a uma indenização por problemas de suspensão de internet acima de 24h.

Todo consumidor tem direitos, e os consumidores que contratam plano de banda largam não ficam de fora!

2 thoughts on “Como funciona a internet? Saiba tudo sobre agora mesmo!

  1. Muito bom seu conteúdo, me deu oportunidade de
    aprender algo novo. Eu ainda preciso me aprofundar em
    tráfego pago. Me visite também se você se sentir a
    vontade para isto.

  2. Seu artigo me ajudou demais! É muito bom aumentar o
    conhecimento sempre que possível, realmente o trafego
    pago esta transformando vidas em todo o Brasil. Quem
    decidiu investir nesse segmento do Marketing Digital está
    ganhando BEM mais que 02 salários mínimos por mês! To
    sempre pesquisando sobre isso para encontrar novas
    fontes de tráfego pago, ou orgânico, para nossa
    plataforma! Muito Obrigado! Deus retribua e te abençoe!

Comments are closed.