Tempo de leitura: 4 minutos

Como medir velocidade da internet?

Com o uso frequente da internet, diversos consumidores passaram diariamente por problemas com seus serviços de internet. Ainda no início de março, o aumento do tráfego foi motivo para a lentidão do serviço.

Com os serviços de atendimento também apresentando dificuldades, medir a velocidade da internet sozinho é uma das saídas para o consumidor comunicar a empresa o problema.

Pensando nisso, vamos te ensinar a medir a velocidade da sua internet em um passo a passo! Quer saber como medir a velocidade da internet sozinho e seus direitos de consumidor desse serviço? Acompanhe a leitura.

Como medir velocidade da internet sozinho?

Com a quarentena, o consumo de internet aumentou consideravelmente. Com o crescimento da demanda e a lentidão do serviço, consumidores de todo o Brasil se viram obrigados a saber exatamente a velocidade de banda larga que estavam recebendo.

Importante lembrar que, em caso de suspensão de internet, o consumidor pode pedir reembolso pelas horas que ficou sem o serviço.

No entanto, apesar das reclamações, existem formas de medir a velocidade da internet sozinho. Esse valor da velocidade deverá ser informado à empresa de banda larga, informando que o serviço não está sendo oferecido como previsto no contrato.

Para medir a velocidade, você deverá entrar no site Brasil Banda Larga e clicar em “Iniciar teste”.

O site presta esse serviço gratuitamente, sendo oferecido inclusive nos atendimentos das empresas, que recomendam o uso do Brasil Banda Larga para monitorar a velocidade da internet.

É possível também medir a velocidade da internet através do site TecMundo, que oferece um testador do serviço.

Leia também: 10 dicas para ganhar dinheiro na internet

Lembre-se de, ao fazer o teste, fechar todas as abas do seu navegador e se possível todos os programas que podem estar consumindo internet.

Ao receber os números do teste, preste muita atenção nos números de download e upload. São esses valores que devem ser informados à empresa que você contratou, certo?

O valor de download representa o desempenho da sua internet ao baixar arquivos e o de upload a velocidade em que você consegue enviar arquivos.

Qualidade da velocidade de internet

Em pesquisa realizada pela Anatel, foi medida a qualidade e estabilidade do serviço das principais empresas de telefonia e banda larga do Brasil. Veja abaixo:

A empresa pode diminuir a velocidade da internet?

No começo da pandemia, a Anatel determinou que empresas de banda larga livre deveriam aumentar a velocidade dos seus serviços e fornecer banda larga e locais públicos.

Importante deixar claro que a empresa não pode suspender a sua internet sem mais nem menos. Mesmo quando reparos técnicos de rotina são necessários, o consumidor deve ser comunicado com o mínimo de 72h de antecedência.

É possível também sofrer redução de velocidade, o consumidor pode solicitar o abatimento do valor proporcional ao tempo que ficou sem internet.

Porém, apesar dos serviços oscilantes e que algumas vezes podem deixar o consumidor frustrado, é possível aumentar a velocidade da internet. Veja nossas dicas.

Como melhorar a velocidade da internet

Com o uso constante do serviço, desde trocar mensagens, trabalhar e consumidor conteúdo, a velocidade do seu servidor de internet com certeza precisa ser rápida.

Ou seja, mais do que nunca, uma internet rápida se tornou uma necessidade.

Quer melhorar a velocidade da sua internet? Acompanhe as dicas!

  1. Deixe seu navegador mais limpo, ou seja, nada de muitas abas abertas. Apesar disso não influenciar na velocidade de downloads, vai ajudar suas páginas carregarem mais rápido;
  2. Use aceleradores de navegação. Alguns usuários utilizam aceleradores de navegadores, principalmente o que têm servidores mais lentos;
  3. Não use muitos complementos e add-nos, porque eles podem sobrecarregar seu navegador. Só deixe instalados os que você realmente precisa;
  4. Limpe o cache do seu navegador. Os navegadores também acumulam informações, os cookies, e precisam ser limpos com alguma frequência;
  5. Compre um repetidor de Wi-fi, um aparelho que funciona como um segundo modem, aumentando a cobertura do seu Wi-fi dentro de casa;
  6. Coloque senha no seu Wi-fi. Pode parecer bobagem avisar isso, mas ter uma senha segura vai evitar que outras pessoas usem e diminua sua velocidade de internet;
  7. Mude seu modem de lugar. Se você está muito distante do modem, e não tem como adquirir um repetidor, tente se aproximar do aparelho;
  8. Troque de modem. Algumas vezes o próprio aparelho pode estar danificado. Você pode entrar em contato com a empresa de banda larga e solicitar uma visita técnica para identificar se o problema é com o modem.

E aí, gostou de aprender a medir a velocidade da internet e das nossas dicas de como aumentar a velocidade da internet?

Não deixe de mandar para esse conteúdo para um amigo que está precisando!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts

1 comentários em “Como medir velocidade da internet?

  1. Hermes Dagoberto Hermes Dagoberto

    Gostei do tema de sua divulgação, gostaria de ver se é pertinente para meu site.

    Sds.

Não é possível comentar neste post...