Como não cair em golpes na internet: Aprenda agora!

como não cair em golpes na internet
Exija seus direitos sem sair de casa

Você sabe como não cair em golpes na internet? Então certamente precisa acompanhar este artigo e acompanhar todas as nossas dicas para não cair em armadilhas!

O ambiente da internet vem se tornando rotina para muitas pessoas a cada dia que passa.

Como resultado desse uso frequente por grande parte da população em todo o mundo, os riscos também ficam cada vez maiores.

Se você nunca ouviu falar no golpe do boleto falso ou na fraude no cartão de crédito, certamente você precisa ficar atento em nossas dicas.

Isso porque saber como não cair em golpes na internet pode ajudar e facilitar muito mais o seu convívio na internet.

Quer aprender como não cair em golpes na internet? Neste artigo separamos dicas valiosas para você não cair em armadilhas!

👉 Ficou com o nome negativado por uma dívida que não fez? Exija seus direitos imediatamente e receba por isso!

O que preciso saber para não cair em golpes na internet?

Como dissemos anteriormente, não sinta-se um bicho de outro planeta caso nunca tenha falado em tentativas de golpe.

Uma das mais comuns são os golpes do cartão de crédito, mas se você não consegue reconhecer uma fraude ou um golpe na internet, este artigo é perfeito para você!

Montamos uma lista com inúmeros cuidados aos quais você deve ficar de olho para que assim evite cair em fraudes na internet.

Dito isso, para quem procura saber como evitar de cair em golpes na internet, uma coisa é certa:

A internet é um ambiente de fácil acesso e que possibilita muitas facilidades para seus usuários.

Pagar as contas sem gastar tempo em filas enormes ou ter a possibilidade de fazer compras no conforto de casa certamente é uma realidade perfeita para muita gente.

Mas não se deixe enganar! Os riscos de circular com nossos dados por diversos sites é real e às vezes nem conseguimos perceber o quanto podemos ser vulneráveis.

Portanto, na tentativa de minimizar esses riscos, separamos dicas do que fazer para não cair em golpes na internet, então acompanhe com atenção!

Como não cair em golpes na internet

A internet alcançou espaço os quais não fazíamos ideia de ser possível, por isso ter a preocupação de não cair em golpes na internet pode ser um dever de todos nós.

Seu uso pode ser diverso: desde um simples passatempo nas redes sociais até um banco totalmente funcional na palma de nossa mão, a internet vem se tornando essencial para nós.

Portanto ficar atento aos riscos os quais estamos expostos é papel de cada um de nós.

Veja a seguir o que cabe a você consumidor para não cair em golpes na internet.

como não cair em golpes na internet post

1. Pesquise informações essenciais sobre qualquer empresa

Para os amantes das comprinhas online, uma boa forma de se proteger para não cair em golpes na internet é conferir sempre os dados comerciais da empresa.

Isso porque as empresas de comércio eletrônico são obrigados a fornecer dados essenciais para manter um relacionamento saudável com o cliente.

Dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, certamente não podem ficar ocultos dos clientes.

Portanto desconfiança é a palavra-chave para quem faz uso da internet e, principalmente, quem realiza compras online.

Se os sites os quais você visita não seguem essa regra, cuidado!

2. Se a empresa não fornece nenhum contato, fuja!

Mesmo que você não estabeleça uma relação de consumo com determinado site ou empresa, identificar as informações de contato é essencial.

Principalmente para os canais de venda virtuais, então certifique-se de que a empresa tenha todos os canais de atendimento possível!

Atentar-se para isso é uma regra para quem quer se livrar de cair em golpes na internet.

Quanto mais fácil conseguir encontrar telefones, endereços e e-mail ou qualquer outra forma de contato com o comércio eletrônico, melhor será para o consumidor.

Vale lembrar que os sites com canais de atendimento eletrônico cujos atendentes te respondem na mesma hora, podem fazer toda diferença na hora de evitar cair em golpes na internet.

3. Conheça a reputação da empresa

Definitivamente conhecer todas as referências possíveis sobre a empresa é fundamental para driblar de cair em golpes na internet.

Nesse sentido, recomendamos pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa.

Para fazer isso de forma rápida e eficaz, alguns sites nos órgãos de proteção ao consumidor podem ajudar a reconhecer a índole desses canais de atendimento.

Portanto acessar o Reclame Aqui é uma ótima ideia, já que existe uma interação com relatos de clientes os quais já passaram por diversas empresas.

Além disso, o Procon também fornece uma lista das empresas que recomenda evitar.

Mas para quem já sofreu com algum problema, o Procon dá a possibilidade de fazer uma denúncia online.

Quer saber de mais dicas para não nunca cair em golpes na internet? Veja a seguir!

4. Fique de olho na certificação digital

Para você que já sabe a importância de verificar a reputação da empresa para não cair em golpes na internet, existem outras coisas tão importantes quanto.

Vale lembrar que as lojas virtuais possuem ou lutam para conseguir selos de segurança e certificações digitais que protegem os dados clientes.

Certamente essa é uma forma que essas empresas mostram como se preocupam com a segurança de seus clientes, assim sabemos que podemos evitar cair em golpes pela internet.

Confira portanto se a página apresenta essa informação ou se os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

Indenização GIF

Caí em um golpe na internet, o que devo fazer?

Se você não ficou atento e acabou de cair em um golpe na internet, não entre em pânico, pois para tudo há uma saída.

Em primeiro lugar, tente registrar imediatamente a reclamação no site em que comprou, no banco ou financeira.

Ter provas nesse momento pode ser fundamental, então reúna tudo que conseguir, como prints de tela, e-mails ou mensagens recebidas.

Além disso não deixe de acompanhar todos os seus direitos por meio do Código do Consumidor para compras online, cadastre abaixo para ter acesso.

Vale lembrar que você também pode formalizar reclamações em sites de consumidores ou também nos sites do Procon ou Ministério da Justiça.

Se a fraude for na sua conta bancária ou cartão de crédito, não perca tempo, comunique imediatamente seu banco e, se possível, registre um Boletim de Ocorrência na Delegacia.

A Delegacia do consumidor também pode ser uma boa aliada nesse momento, então use tudo que tiver a seu favor!

Se você leu tudo com atenção e quer começar a colocar nossas dicas em prática, certamente será difícil cair em golpes na internet!

Conheça a Resolvvi e veja como ela pode fazer diferença na vida do consumidor!

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.