Como negociar dívidas? Aprenda agora mesmo em nosso passo a passo.
Ouça este post! 🔈 Clique no play para ouvir este post como se fosse um podcast. ▶

Não é novidade que, no Brasil,  muitas pessoas sofrem com o problema de nome negativado ou nome sujo. Por exemplo, quase metade da população brasileira esteve com o nome sujo em algum momento em 2019.

Diante de um número tão alarmante, quem está com o nome negativado com certeza deve querer resolver seu problema, já que estar com o nome sujo pode causar uma série de problemas na vida financeira.

O primeiro passo para limpar o nome sujo é buscar a renegociação da dívida com a empresa. Quer saber como fazer negociar suas dívidas? Acompanhe a leitura.

Quer negociar dívidas? Siga nosso passo a passo

Fez uma dívida e não sabe o que fazer para renegociar a dívida, limpar seu nome e sair da inadimplência? Não deixe de acompanhar nosso passo a passo.

Vamos começar?!

Por que as pessoas ficam com nome sujo?

Antes de limpar seu nome, você deverá tentar entender como foi parar nessa situação. Estar com o nome sujo vai muito além de ter a fama de mau pagador.

Se você não sabe como, não deixe de ver o passo a passo de como consultar o nome sujo. Basta clicar aqui.

Na verdade, estar com o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, pode prejudicar e muito sua vida financeira, como te impedir de pedir um empréstimo.

Muitas vezes, o consumidor fica com o nome negativado, e precisa negociar dívidas, após fazer muitas compras em um cartão de crédito e parcelar em várias vezes, gerando uma bola de neve.

A falta de organização financeira também pode contribuir com esse problema, já que é muito importante ter controle das suas finanças para não se afundar em dívidas que não pode pagar.

Estou com o nome sujo, como negociar dívidas?

Antes de negociar dívidas, você primeiro deve saber o quanto pode pagar por mês. Isso quer dizer colocar todas as suas despesas na ponta do lápis e avaliar quanto pode desembolsar para limpar seu nome.

Não se entra em uma negociação sem saber o quanto se pode pagar.

Feita a matemática, é importante entender que uma renegociação de dívidas amigável é sempre o melhor caminho.

A maioria das empresas são preparadas para lidar com isso naturalmente e com flexibilidade, já que é sempre melhor receber alguma quantia do que não receber nada, não é?

Então, reduções e isenções de taxas de juros, descontos promocionais, e campanhas de negociação, como o famoso feirão de renegociação de dívida, são alguns dos exemplos de condições especiais bem comuns.

Caso não seja possível negociar diretamente com a empresa, pode ser interessante contratar uma empresa intermediadora ou até buscar alguma plataforma online de negociação de dívidas.

Porém, tenha cuidado com golpes e falsas promessas, não é possível limpar o nome sem a quitação da dívida, alguma empresa que lhe prometer algo do tipo estará mentindo!

Já deu pra perceber que negociar dívidas não é tão difícil, né? E pode ficar ainda mais fácil! Veja abaixo como é possível negociar dívidas de forma online.

Negociar dívidas de forma online

Se você quer negociar dívidas de forma super prática, é possível fazer isso de online.

Felizmente, existem sites de renegociação da dívida, que ajudam você a limpar seu nome através de um acordo com a empresa.

Um dos pontos positivos nesse tipo de renegociação da dívida é evitar o constrangimento de ter que contatar a empresa que você está devendo, além da comodidade de não precisar sair de casa e muitas vezes nem falar ao telefone.

Porém, é importante também tomar alguns cuidados quando for negociar online, e fazer algumas checagens como:

  • Checar o CNPJ da empresa no site da Receita Federal, pois assim você saberá se trata-se de uma empresa real ou não;
  • Checar as redes sociais da empresa, para assim saber se a empresa possui atividade (se está ativa no mercado) e como interage com seus clientes;
  • Checar o que a mídia tem noticiado a respeito da empresa, para entender melhor qual a reputação da empresa;
  • Avaliar o tipo e porte das empresas que confiaram negociar suas dívidas no site da empresa;
  • Checar se aparece o cadeado verde ao lado da barra de endereços da web, pois ele é uma certificação da segurança de seus dados, como CPF, RG e outros documentos pessoais.

E mesmo se depois de tudo isso você não se sentir seguro, você pode também checar a política de privacidade no site da empresa.

Neste documento, presente normalmente no rodapé das páginas iniciais dos sites, é possível entender um pouco melhor como a empresa atua.

Atualmente, existem algumas empresas que podemos indicar, já que possuem boa reputação no mercado de negociação de dívidas online, como a BLU365.

Portabilidade de crédito

Em casos de renegociação de dívidas bancárias, uma opção também é a Portabilidade de Crédito.

Se optar pela portabilidade, você poderá trocar sua dívida cara por uma mais barata, por meio da transferência da dívida para outro agente financeiro com condições melhores.

Você pode usar o serviço quando as taxas de juros do seu banco estão maiores do que a concorrência, por exemplo. Com a portabilidade de crédito, é possível transferir a dívida para outro banco e, dessa forma, você consegue diminuir os juros.

Poucas pessoas sabem, mas também é possível solicitar essa portabilidade a qualquer momento, só é necessário que sejam feitos o cancelamento do contrato e quitação antecipada da dívida do banco original.

E o mais importante: todo esse processo é totalmente gratuito!

Nome limpo, finalmente!

Após a renegociação da dívida e a quitação das parcelas, a empresa portadora da dívida (não o site ou empresa de negociação), tem até 5 dias úteis para retirar você do cadastro de devedores, e finalmente limpar seu nome.

Agora com o nome limpo, você passa a ser visto no mercado como um bom pagador, e isso pode lhe dar algumas vantagens, como:

  •  Conseguir com mais facilidade empréstimos e financiamentos a melhores taxas;
  • Conseguir abrir nova conta corrente e criar cartão de crédito em outras instituições financeiras;
  • Conseguir ter visto aprovado para outros países, pois alguns países analisam, dentre outras coisas, a sua reputação financeira para aprovação de visto;
  • Conseguir melhores condições de pagamento em compras, pois os lojistas normalmente checam sua situação antes de algum parcelamento;

Porém, caso a empresa não retire seu nome dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, você pode ter direito a uma indenização por danos morais.

Isso acontece porque, nesse caso, seu nome está negativado indevidamente, já que houve o pagamento da dívida. Sendo assim, você pode buscar seus direitos e pedir uma indenização por danos morais.

nome-negativado-indenização

Agora, com o nome limpo, fique de olho nas movimentações no seu CPF. Infelizmente, golpes e fraudes envolvendo o nome de outras pessoas são muito comuns, criando novas dívidas em seu nome.

Para acompanhar dívidas no seu CPF, basta consultar o site do Serasa e Boa Vista.

Gostou de saber como negociar dívidas e até mesmo fazer isso de forma online? Comenta aqui embaixo se você gostou do nosso passo a passo.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!