Tempo de leitura: 6 minutos

Como recuperar comprovante de pagamento de boleto?

Você sabe como recuperar comprovante de pagamento de boleto quando necessário? Uma dúvida comum entre consumidores que pode ser resolvida facilmente. Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

Geralmente, quando falamos de planejamento e controle financeiro, nos remetemos a identificar gastos e ganhos, mantendo uma vida financeira saudável.

No entanto, o que alguns consumidores não sabem é que guardar comprovantes de todas as transações feitas também faz parte dessa organização.

Acontece que, nem sempre o ato de guardar documentos é valorizado entre os consumidores brasileiros.

Por conta disso, é comum uma desordem do controle das contas, o que pode gerar prejuízos futuros a ponto de o consumidor ser cobrado por um valor já pago, e não ter como comprovar que não deveria pagá-lo novamente.

Leia também: Cobrança indevida: quais os meus direitos e como resolver?

Por isso, é de extrema importância saber como recuperar comprovante de pagamento de boleto para, também, se resguardar de situações semelhantes.

Se você deseja saber como obter a 2ª via dos comprovantes de boletos pagos de maneira online e sem complicações, basta continuar a leitura!

Por quê devo saber como recuperar comprovante de pagamento de boleto?

Se você se preocupa com a segurança de seus pagamentos e gosta de evitar qualquer tipo de engano ou prejuízo financeiro, guardar os comprovantes de pagamento de suas contas é essencial.

Isso porque ter esse documento em mãos pode evitar diversas dores de cabeça, e trazer benefícios como:

  • Detalhes dos dados de pagamento e valor desembolsado;
  • Controle das despesas feitas;
  • Garantia contra cobranças indevidas ou cobrança repetida do mesmo valor;
  • Proteção contra falhas do sistema que não processou um pagamento;

Em um dos exemplos que trouxemos, no caso de cobranças indevidas, saber como recuperar o comprovante de pagamento de boleto é ainda mais importante.

Nem todos os consumidores têm conhecimento, mas uma cobrança indevida pode gerar diversos prejuízos como, por exemplo:

  • Desembolso de valores que não precisam ser pagos;
  • Cobranças insistentes por parte da empresa credora;
  • Negativação indevida;

Caso o consumidor seja alvo desse infortúnio, deve imediatamente buscar seus direitos!

De acordo com o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor, para estes casos em que é requerido determinado valor, o consumidor terá direito a ser ressarcido pelo dobro da importância cobrada.

Sem contar com a possibilidade da indenização por danos morais, para os casos em que o prejuízo provocar impactos, como a inscrição do CPF nos órgãos de proteção ao crédito.

Além disso, o comprovante de pagamento do boleto é bastante valioso para os casos em que são feitos acordos de dívida.

Garantir a comprovação de que as parcelas estão sendo devidamente pagas em dia é fundamental para que o devedor mantenha o compromisso feito com a empresa no acordo.

Considerando que uma das consequências do descumprimento do acordo pode ser, inclusive, a negativação do nome do devedor.

Todas as empresas devem oferecer comprovante de pagamento?

Sim!

Inclusive, a própria lei brasileira, o Código Civil, prevê a seguinte regra:

“O devedor que paga tem direito a quitação regular, e pode reter o pagamento, enquanto não lhe seja dada.”

Ou seja, é direito do consumidor e de qualquer devedor, ter acesso ao comprovante de pagamento, sob pena de ter o direito de reter o valor enquanto a empresa não fornecer o recibo.

O que vale, também, para pagamentos de uma conta via boleto.

Caso, mesmo assim, o credor insista em não fornecer o documento, o ideal é que o consumidor procure órgãos como PROCON ou Juizado Especial.

Se você quer saber como fazer uma reclamação no PROCON ou exigir seus direitos no Juizado Especial, veja os dois materiais gratuitos abaixo:

Como recuperar comprovante de pagamento de boleto?

Para aprender como recuperar comprovante de pagamento de boleto, é importante se atentar para qual empresa você deve fazer isso.

Ou seja, qual comprovante você deseja emitir.

Pensando nisso, trouxemos algumas opções mais procuradas entre consumidores. Acompanhe!

1) Caixa

Para acessar  comprovante de pagamento de boleto no aplicativo da Caixa, basta seguir a seguinte sequência:

Clicar em:

Pagamentos >Consultas>Comprovante

Em seguida, informar o período do comprovante que deseja obter e clique em “continuar” para acessar a data exata do comprovante, e logo após clicar em “2º Via – Comprovante”.

Por fim, basta clicar no ícone de compartilhamento e direcionar para o local no qual deseja enviar seu comprovante.

2) Santander

Para fazer a consulta do comprovante por meio do Internet Banking, basta consultar a opção “2ª via de Comprovantes” em “Pagamentos” e “Transferências”.

Se você quer acessar outras transações e obter mais detalhes, basta seguir em  Outros Serviços>Operações Realizadas.

3) Itaú

Neste caso, a consulta é ainda mais simples!

Tendo o aplicativo do banco aberto em mãos, basta buscar o ícone de “pesquisar” indicado por uma lupa, e digitar “comprovantes”, clicando na transação da qual deseja obter o comprovante.

4) Bradesco

A verificação da 2ª via do comprovante de pagamento de boleto, e também de transferências ou transações de cartão de crédito pode ser feita de maneira bem simples.

Basta clicar em Outros Serviços > Comprovantes (2ª Via).

Ter comprovante de pagamento de boleto pode evitar cobrança indevida?

Saber como recuperar comprovante de pagamento de boleto pode salvar você de cobranças indevidas.

Isso porque o principal problema  cobrança indevida é saber identificar se o gasto foi ou não feito por você ou se determinado valor já foi ou não pago.

Por exemplo, acontece quando o consumidor de um serviço de telefonia já pagou a fatura, mas continua sendo cobrado.

Além de provocar prejuízos financeiros, caso o consumidor não tenha como comprovar que de fato cumpriu o compromisso financeiro, existe até mesmo a possibilidade de ser negativado por isso.

Leia também: Como resolver nome negativado indevidamente?

Ou seja, ter o CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito sem que estivesse realmente devendo.

Por isso, ao ser cobrado de valores que você não gastou ou já pagou, resgate ou apresente o comprovante de pagamento de boleto, pedindo que a empresa retire imediatamente a cobrança.

Para entender melhor como resolver problemas com este tipo de cobrança, clique aqui e aprenda como limpar seu nome sujo indevidamente e ainda receber uma compensação em dinheiro!

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts