Como renovar o passaporte vencido? Veja o guia passo a passo, quanto custa e como fazer

Patricia Autran da Resolvvi Escrito por Patricia Autran da Resolvviem 27 de novembro de 2019
Como renovar o passaporte vencido? Veja o guia passo a passo, quanto custa e como fazer

Não sabe como renovar passaporte vencido? Fique tranquilo, neste artigo você confere o passo a passo completo para você renovar o seu documento, quanto pagar e em quanto tempo você o receberá. Confira!

O passaporte é um documento muito importante para quem planeja viajar para o exterior, pois só é permitida a entrada no país com a apresentação dele.

Somente nos países que estão dentro do Mercosul, como a Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e a Venezuela, é que não é preciso de passaporte para viajar, basta apresentar apenas a sua carteira de identidade.

Caso este não seja o seu caso, não deixe de checar a data de validade do seu passaporte e verificar se é necessário fazer a renovação o quanto antes.

O novo passaporte segue os padrões da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO) e é emitido pelo Departamento de Polícia Federal (DPF) ou pelas Embaixadas do Brasil, caso você faça a solicitação no exterior.

O processo de emissão ainda causa muitas dúvidas e inseguranças nas pessoas, se este é o seu caso, veja a seguir como renovar passaporte vencido.

Quando renovar passaporte brasileiro?

Antes de tudo, é preciso deixar claro que não existe a opção de renovar um passaporte. Cada passaporte possui um prazo de validade e quando esta data chega ao fim, o atual se torna inválido e é preciso solicitar outro na Polícia Federal.

Desta forma, quando o seu passaporte vencer, é preciso fazer todo o procedimento de solicitação novamente, incluindo o pagamento da taxa.

É obrigatória a apresentação do seu atual passaporte à Polícia Federal, caso ele ainda esteja dentro do prazo de validade. Caso o seu passaporte já tenha vencido, a PF recomenda levar também, mas não é obrigatório.

Passaporte é válido por quanto tempo?

Passaportes antigos possuem uma data de validade de 5 anos. No entanto, a partir de julho de 2015, a validade do documento, para maiores de 18 anos, passou para 10 anos.

Logo, caso você tenha feito o seu passaporte depois de 2015, o seu passaporte possui validade de 10 anos.

No caso dos passaportes feitos antes deste ano, é possível fazer uma extensão no período de validade por mais 5 anos.

Para as crianças, a validade do passaporte é diferente. Veja:

  • Crianças de 0 a 1 ano completo: Passaporte possui validade de 1 ano;
  • Crianças com 1 ano completo a 2 anos incompletos: Passaporte possui validade de 2 anos;
  • Crianças com 2 anos completos a 3 incompletos: Passaporte possui validade de 3 anos;
  • Crianças com 3 anos completos a 4 anos incompletos: Passaporte possui validade de 4 anos;
  • Crianças com 4 anos completos a 18 anos: Passaporte possui validade de 5 anos;
  • Para maiores de 18 anos completos: Passaporte possui validade de 10 anos.

É importante dizer que, não é preciso estar com o passaporte expirado para fazer a renovação. Na verdade, você não deve ficar esperando pela data de vencimento para procurar a Polícia Federal.

Alguns países, como o Reino Unido e o México, exigem que o seu documento esteja válido pelos próximos 6 meses, contando do mês da sua viagem.

Exemplo: Se você vai viajar para a Inglaterra em Janeiro, o seu passaporte deve estar válido até, no mínimo, Julho. Se ele for vencer em Maio, por exemplo, você não conseguirá viajar.

Portanto, é importante entender as regras de imigração de cada país e até quando o seu documento estará válido. Não deixe para última hora!

Passaporte é emitido por quem?

O passaporte deve ser emitido pela Polícia Federal da sua cidade. Veja aqui as informações necessárias no site do órgão.

Caso você precise renovar o seu passaporte durante uma viagem no exterior, é preciso preencher um formulário no site do Ministério das Relações Exteriores, imprimir e assinar o recibo, ter uma via original da foto utilizada para upload e levar tudo ao Consulado Brasileiro. 

Será feita uma análise dos seus documentos e você deverá pagar uma taxa para renovar o seu passaporte.

Como renovar passaporte: como tirar passo a passo

#1: Faça a solicitação do passaporte no site da Polícia Federal

Antes de agendar a sua visita na Polícia Federal, você deve acessar o site da Polícia Federal e solicitar o documento na opção Emissão de Passaporte. Clique aqui para conferir.

Nesta página, você deve emitir uma Guia de Recolhimento da União (GRU), uma espécie de “boleto” onde você irá fazer o pagamento da taxa para dar início ao processo de renovação do seu passaporte.

O formulário deve ser cuidadosamente preenchido com os seus dados, por isso tenha em mãos os documentos necessários, como a sua carteira de identidade, CPF e título de eleitor.

No caso dos homens maiores de 19 anos, também é necessário informar o número do Certificado de Dispensa de Incorporação.

Por fim, antes de finalizar a emissão o GRU, você deve informar a cidade em que vive e o local onde você será atendido.

#2: Agende a sua visita à Polícia Federal

Depois de realizar o pagamento da GRU por boleto bancário, você deve aguardar a confirmação no sistema da Polícia Federal. Somente depois da confirmação do pagamento, o sistema de agendamento será liberado.

Para agendar, o sistema pedirá o seu CPF, data de nascimento e o número de protocolo da GRU. Depois disso, você poderá escolher o local de sua preferência para ser atendido.

Esse agendamento é válido para apenas uma pessoa, ou seja, duas pessoas de uma mesma família não podem ser atendidas ao mesmo tempo em um único horário.

#3: Vá até a Polícia Federal no dia e horário agendado

No dia marcado, você deve chegar ao local de atendimento com pelo menos 15 minutos antes do horário marcado.

Para ser atendido, você deve estar com os seguintes documentos:

  • Documento de identificação: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Verifique no site da PF a lista completa de documentos aceitos como documento de identificação;
  • CPF;
  • Passaporte vencido;
  • Título de Eleitor e Comprovante de Quitação Eleitoral ou comprovante de que votou na última eleição;
  • Certificado de naturalização (para naturalizados);
  • Quitação do serviço militar para homens (18 anos a 45 anos);
  • Comprovante de pagamento da GRU;
  • Protocolo da solicitação.

Além disso, você também deve levar o seu passaporte anterior, para que ele seja carimbado e considerado cancelado. Não é mais preciso levar uma foto 5×7, pois ela é feita na hora, durante o atendimento.

#4: Retire o seu passaporte

O passaporte, geralmente, fica pronto em 6 dias úteis. O documento é entregue manualmente, com a apresentação do seu documento de identidade ou outra identificação oficial e assinatura de um recibo.

Se você não for retirá-lo em até 90 dias, a Polícia Federal tem o direito de cancelá-lo.

Se você tiver vistos válidos não se desfaça do passaporte anterior – ele deverá ser apresentado junto com o novo passaporte quando você tentar entrar no país em questão.

Qual o preço do passaporte?

Atualmente, o preço é de R$ 257,25, que deve ser pago no dia da visita marcada e é válido para quem apresentar o passaporte anterior ou esteja fazendo a primeira emissão.

Caso você tenha perdido o seu passaporte ou não o apresente por outro motivo, deverá pagar uma taxa de R$ 514,50.

Esse acréscimo é dado por questões de segurança e para incentivar que as pessoas preservem o passaporte anterior, pois ele auxilia nos registros nacionais dos cidadãos.

Conseguiu aprender como renovar passaporte vencido? Então, continue navegando em nosso blog e veja também como tirar o visto americano, passo a passo. Boa leitura!


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!