Como saber se meu CPF está sujo sem sair de casa?

Luisa Macedo Escrito por Luisa Macedoem 1 de dezembro de 2020
Como saber se meu CPF está sujo sem sair de casa?

Uma dúvida comum entre consumidores é: “como saber se meu CPF está sujo?”. Felizmente, existem opções de consulta de nome sujo totalmente online.

O Brasil tem hoje em dia uma população de endividados maior que a população da Itália: são 63,4 milhões de brasileiros com dívidas pendentes.

Diversos problemas afetam essa alta taxa de endividamento dos brasileiros:

  • aumento de desemprego;
  • compras para terceiros;
  • falta de controle nos gastos;
  • atrasos de salários;
  • enfermidades;
  • e ausência de educação financeira.

A falta de educação financeira dos brasileiros é um dos fatores mais cruciais para o endividamento. Sem educação financeira, a maior parte da população não tem reserva de emergência e está sempre exposto à inadimplência.

Quer se organizar financeiramente? Baixe grátis nossa planilha de planejamento financeiro agora mesmo!

Para piorar, grande parte dos brasileiros negativados não tem conhecimento de sua situação financeira.

De acordo com a pesquisa do Itaú Unibanco, em parceria com o Datafolha, 46% dos brasileiros preferem nem olhar para o próprio dinheiro porque acreditam estar fazendo algo errado em termos financeiros.

Como saber se o CPF está sujo de forma online e pelo celular?

O que muitos brasileiros não sabe é que é possível pesquisar a situação do CPF sem sair de casa e também sem gastar nada.

Das três principais empresas de proteção ao crédito, duas (Boa Vista SCPC e Serasa) permitem a consulta de CPF de forma gratuita e pela internet.

Leia também: Como saber se meu nome está sujo? Veja 3 formas!

Com isso, basta o consumidor consultar seu CPF com celular e acesso à internet. Além disso, a consulta é feita de forma gratuita e sem precisar sair de casa.

Quer saber se seu CPF está sujo? Acompanhe o passo a passo para consultar seu CPF gratuitamente.

Saiba se seu CPF está sujo pelo Serasa Experian

O Serasa é uma empresa que se tornou sinônimo de análises e de informações relacionadas ao crédito. Para consultar a situação do seu nome siga o passo a passo:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo em seu celular;
  2. Informe o seu CPF;
  3. Preencha um breve cadastro caso seja seu primeiro acesso. Informe seus dados pessoais e crie uma senha;
  4. Faça a verificação do seu cadastro. Você terá duas opções para verificara se cadastro recebendo um código: e-mail ou SMS no celular. Escolha uma e confirme.
  5. Você receberá a confirmação por e-mail ou SMS;
  6. Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”;
  7. Ao acessar o sistema, o consumidor pode visualizar sua situação financeira detalhada. Além disso, caso exista alguma dívida podem ser ofertadas opções de ofertas para renegociar os débitos dentro da plataforma.

O site do Serasa após login deve ficar assim, caso seu nome esteja limpo:

Você também pode saber se seu CPF está sujo através do Boa Vista – Consumidor Positivo

Também conhecido como Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) possui dados de inadimplência como dívidas e pagamentos atrasados.

O consumidor pode consultar gratuitamente o CPF a qualquer momento e checar as pendências em seu nome no SCPC. Para consultar a situação do seu nome no Boa Vista siga o passo a passo a seguir:

image4.png

  1. O primeiro passo é entrar no site ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS;
  2. Agora informe seu CPF e selecione a opção “Consulta já;
  3. Caso seja a primeira vez da sua consulta no Boa Vista, terá que fazer um cadastro;
  4. Se você já for cadastrado, faça o login para acessar;
  5. Após fazer o cadastro e/ou se logar, você poderá ver sua situação financeira no site. Acompanhe seu Score e saiba de uma maneira simplificada se você tem alguma dívida.

O site do SCPC após login:

image1.png

E o SPC?

O SPC é outra empresa de proteção ao crédito, além do SCPC e do Serasa. Foi criada e financiada pelas associações comerciais, especificamente, pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

Assim como outros órgãos de proteção de crédito, o SPC tem como função criar uma lista com informações da vida financeira dos consumidores. Assim, bancos e lojistas compram essas informações do SPC para consultar a situação de seus possíveis clientes.

A consulta de CPF registrado no SPC pode ser feita de forma física utilizando o RG, CPF e comprovante de residência. Já para a consulta online é cobrada uma taxa.

Consultou seu CPF e percebeu que seu nome está sujo por uma dívida que já foi paga? Você pode ser indenizado! Verifique grátis seus direitos agora mesmo.

O que significa estar com o CPF sujo?

Estar com o nome negativado ou sujo significa estar inadimplente. Ou seja, quer dizer que o consumidor não pagou alguma dívida.

Por conta disso, o nome do consumidos é incluído no cadastro de negativados de algum dos órgãos de proteção ao crédito (Serasa, SPC Brasil ou Boa Vista SCPC).

Normalmente, as empresas consultam esses órgãos para saber a situação do cliente e liberar o crédito de acordo com a realidade do cliente.

No geral, as pessoas sabem que não é bom para as finanças ter o nome sujo, pois o nome sujo indica para o mercado que a pessoa é má pagadora.

Porém, podemos citar alguns problemas que o nome sujo pode lhe causar:

  • Fazer financiamentos, geralmente o nome sujo dificulta muito esse processo;
  • Conseguir um empréstimo, os bancos costumam negar caso o cliente esteja negativado ou tenho uma saúde financeira ruim;
  • Abrir conta corrente ou adquirir um novo cartão de crédito. Os bancos podem restringir tais serviços para se resguardar devido a situação financeira dos clientes.

Qual a diferença entre CPF sujo e dívidas no Serasa?

Agora que a dúvida de “como saber se meu CPF está sujo” foi respondida, é muito importante você entender a diferença entre CPF sujo e dívidas no Serasa.

O Serasa Limpa Nome é uma oportunidade imperdível para quem deseja negociar dívidas, sendo possível receber descontos na negociação.

A melhor parte é que toda a negociação pode ser feita de online, através de acordos entre empresas e consumidores.

No entanto, estar com dívidas no Serasa Limpa Nome não quer dizer necessariamente que seu nome esta sujo, pois os débitos a serem negociados podem ser de contas atrasadas ou negativadas no cadastro de inadimplentes.

Com isso, é possível estar com dívidas a serem negociadas no Serasa Limpa Nome e seu nome não estar sujo. Evite a negativação pagando todas as suas dívidas.

Por quanto tempo meu CPF pode ficar sujo?

Todas as dívidas têm um prazo determinado para prescrever. Por exemplo, após os 5 anos, as dívidas não podem aparecer nos serviços de proteção ao crédito, como a Serasa e Boa Vista.

Mas a dívida prescrita não deixa de existir, apenas deixa de ser visível para as outras empresas. Mas com a empresa para a qual você está devendo, a pendência continua em aberto.

Após o pagamento da dívida, qual o prazo para meu CPF ficar limpo?

Após o pagamento, a dívida sai do nome do usuário em até 5 dias úteis. Caso ainda haja restrições ou dívidas ativas após o final desse prazo, o consumidor está sendo vítima de nome negativado indevidamente.

Recomendamos para você: Em quanto tempo o nome sai do Serasa após o pagamento da dívida?

Se você pagou a dívida e ainda continua negativado após 5 dias, você pode reivindicar seus direitos! Comprove sua negativação, o pagamento da dívida e busque seus direitos com a Resolvvi.

Consultou seu CPF e não reconheceu a dívida que negativou seu CPF? Exija seus direitos!

Se você descobriu que seu nome está sujo e não reconhece a dívida que negativou seu nome, fique ligado! Muitas vezes, consumidores podem ficar com o nome sujo por um erro da empresa.

Isso pode acontecer por alguns motivos, como por uma dívida já paga, por uma dívida prescrita, e também por fraude ou golpe.

Nesses casos, você pode ter reivindicar uma indenização por danos morais com a Resolvvi. Quer entender melhor e resolver seu problema? Entenda o passo a passo:

  • Verifique se seu CPF está negativado seguindo o passo a passo já descrito neste artigo;
  • Verifique se não possui outra dívida negativada, nesses casos não é possível reivindicar uma indenização;
  • Não esqueça que não basta verificar uma dívida no Serasa Limpa Nome, pois podem existir dívidas não negativadas ainda e que estão a serem negociadas na plataforma. Sempre verifique a situação do seu CPF no próprio site do Serasa;
  • Buscar as provas, prints, fotos, documentos que comprovem a negativação do seu nome. Caso já tenha pago a dívida é necessário o comprovante de pagamento da dívida também;
  • Não esqueça! Qualquer prova que fortaleça que seu nome está negativado indevidamente pode ajudar na busca pelos seus direitos;
  • Faça seu cadastro no site da Resolvvi;

Com a ajuda da Resolvvi, o consumidor que for vítima de uma negativação indevida poderá buscar seus direitos em poucos cliques, sendo necessário somente verificar se seu caso é qualificado.

Importante lembrar que o consumidor vítima de nome negativado indevidamente pode receber uma compensação em dinheiro, além de ter o nome limpo imediatamente.

Para isso, entre no nosso chat de atendimento e conte o que aconteceu, informando também quando e como descobriu a negativação indevida.

Conte com a ajuda da Resolvvi para limpar seu nome e buscar uma compensação em dinheiro pela sua negativação indevida!

Quer saber se seu caso é qualificado a uma indenização? Verifique grátis agora mesmo e exija seus direitos!

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

4 Comentários