Como saber se meu nome está limpo grátis?

Luisa Macedo Escrito por Luisa Macedoem 27 de outubro de 2020
Como saber se meu nome está limpo grátis?
indique e ganhePowered by Rock Convert

Você já se fez a seguinte pergunta: “Como saber se meu nome está limpo grátis?”. Acompanhe a leitura e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Segundo uma pesquisa realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), 54,9% dos consumidores não têm conhecimento sobre a existência de dívidas em seu nome.

Mesmo com a obrigatoriedade dos órgãos de proteção ao crédito em informar o consumidor enviando uma carta de notificação de débito ao cliente para alertá-lo sobre a pendência e aguardar 10 dias antes de incluir o CPF no cadastro de inadimplência.

Leia também: Como saber se meu nome está sujo? Veja 3 formas

Esse desconhecimento traz um desconforto enorme ao consumidor que acaba não tem noção da sua situação financeira na hora de solicitar crédito, por exemplo.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para que você saiba se seu nome está limpo grátis! Siga todos os passos e se torne um consumidor empoderado e consciente da sua situação financeira.

O que significa estar com o nome limpo?

Estar com o nome limpo significa não ter dívidas em aberto com empresas. Ter o nome limpo é o primeiro passo para quem busca ter melhores ofertas de crédito no mercado.

Por exemplo, para comprar um imóvel ou um veículo, é quase sempre necessário que o cliente tenha crédito pessoal disponível.

Então, um histórico sem dívidas em seu nome pode lhe ajudar a conquistar o que deseja.

Além disso, ter o nome limpo e um histórico sem grandes dívidas pode não falar somente sobre sua credibilidade financeira, mas também dizer muito sobre sua credibilidade pessoal.

nome negativado

Afinal, não pagar algo na data acordada é quebrar um compromisso moral e isso nada mais é do que o descumprimento da própria palavra.

Muitas vezes, algumas empresas chegam à consultar os Serviços de Proteção ao Crédito antes de contratar um funcionário como critério de desempate entre candidatos.

No caso de concursos para instituições bancárias, a situação é mais restrita, pois os aprovados com restrições financeiras não podem assumir a vaga de direito.

Sendo assim, é bom estar sempre atento a sua financeira, estar com a consciência tranquila é uma das grandes vantagens de ter não ter dívidas.

Como saber se meu nome está limpo grátis e online?

Quer aprender como saber se seu nome está limpo de forma grátis e online? Acompanhe o passo a passo!

Como saber se seu nome está limpo pelo Serasa

O Serasa é uma empresa que se tornou sinônimo de análises e também informações relacionadas ao crédito. Para consultar a situação do seu nome siga o passo a passo a seguir:

  1. Acesse o site ou baixe o aplicativo em seu celular;
  2. Informe o seu CPF;
  3. Preencha um breve cadastro caso seja seu primeiro acesso. Informe seus dados pessoais e crie uma senha;
  4. Faça a verificação do seu cadastro. Você terá duas opções para verificara se cadastro recebendo um código: e-mail ou SMS no celular. Escolha uma e confirme;
  5. Você receberá a confirmação por e-mail ou SMS;
  6. Digite o código recebido e clique em “Confirmar código”;
  7. Ao acessar o sistema, o consumidor pode visualizar sua situação financeira detalhada. Além disso, caso exista alguma dívida podem ser ofertadas opções de ofertas para renegociar os débitos dentro da plataforma.

O site do Serasa após login deve ficar assim:

banner_telegramPowered by Rock Convert

Caso tenha dúvidas, apresente o passo a passo em vídeo:

Você também pode saber se seu nome está limpo através do Consumidor Positivo – Boa vista

Também conhecido como Boa Vista, o SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) possui dados de inadimplência como dívidas e pagamentos atrasados.

O consumidor pode consultar gratuitamente o CPF a qualquer momento e checar as pendências em seu nome no SCPC. Para consultar a situação do seu nome no Boa Vista siga o passo a passo a seguir:

  1. O primeiro passo é entrar no site ou baixar o aplicativo disponível para Android e iOS;
  2. Agora informe seu CPF e selecione a opção “Consulta já;
  3. Caso seja a primeira vez da sua consulta no Boa Vista, terá que fazer um cadastro;
  4. Se você já for cadastrado, faça o login para acessar;
  5. Após fazer o cadastro e/ou se logar, você poderá ver sua situação financeira no site. Acompanhe seu Score e saiba de uma maneira simplificada se você tem alguma dívida.

O site do SCPC após login deve ficar assim:

Caso tenha dúvidas, apresente o passo a passo em vídeo:

E o SPC?

O SPC é outra empresa de proteção ao crédito, além do SCPC e do Serasa. Foi criada e financiada pelas associações comerciais, especificamente, pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

Assim como outros órgãos de proteção de crédito o SPC tem como função criar uma lista com informações pessoais de pessoas que possuem dívidas atrasadas. Assim, bancos e lojistas compram essas informações do SPC para consultar a situação de seus possíveis clientes.

A consulta de CPF registrado no SPC pode ser feita de forma física utilizando o RG, CPF e comprovante de residência. Já para a consulta online é cobrada uma taxa.

E o SPC? Posso consultar meu nome sujo grátis por lá?

O SPC é outra empresa de proteção ao crédito, além do SCPC e do Serasa. Foi criada e financiada pelas associações comerciais, especificamente, pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).

Assim como outros órgãos de proteção de crédito o SPC tem como função criar uma lista com informações pessoais de pessoas que possuem dívidas atrasadas.

Assim, bancos e lojistas compram essas informações do SPC para consultar a situação de seus possíveis clientes.

A consulta de CPF registrado no SPC pode ser feita de forma física utilizando o RG, CPF e comprovante de residência. Já para a consulta online é cobrada uma taxa.

Consultei meu CPF e descobri que meu CPF está negativado por uma dívida que nunca fiz

Se você descobriu que seu nome está sujo e não reconhece a dívida que negativou seu nome, fique ligado! Muitas vezes, consumidores podem ficar com o nome sujo por um erro da empresa.

Isso pode acontecer por alguns motivos, como por uma dívida já paga, por uma dívida prescrita, e também por fraude ou golpe.

Nesses casos, você pode ter direito a uma indenização por danos morais. Quer entender melhor e resolver seu problema? Clique abaixo:

Facebook Comments
Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário