Como saber se meu nome está sujo? Veja 3 formas

como saber se meu nome está sujo

Você com certeza já se fez o seguinte questionamento: “Como saber se meu nome está sujo?”. Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre consulta de CPF e estar com o nome negativado.

Curiosamente, grande parte da população brasileira tem pouco ou nenhum controle da sua saúde financeira. Por isso, é muito importante acompanhar as movimentações em seu CPF e saber se seu nome está sujo.

O que provavelmente a maioria dessas pessoas não sabem, é que essa situação pode acarretar sérios prejuízos.

Como, por exemplo, o nome negativado e até dívidas que podem virar verdadeiras bolas de neve se não controladas devidamente.

nome negativado

O nome negativado ou “nome sujo“, como é popularmente conhecido, é uma realidade que atinge mais de 61,3 milhões de brasileiros, de acordo com estudo levantado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em janeiro deste ano.

Em muitos casos, esses consumidores sequer têm conhecimento sobre a situação do seu CPF nesses órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, os mais conhecidos pelos brasileiros.

Você sabia que pode estar com nome negativado sem saber? Saiba como consultar o seu CPF gratuitamente e evite restrições financeiras e constrangimentos! Quero saber mais!

É essencial não apenas checar a situação do seu CPF, sabendo se seu nome está sujo ou não, mas também verificar regularmente suas informações para evitar futuras surpresas desagradáveis. 

Para isso, separamos algumas formas de realizar a consulta para saber se seu nome está sujo ou não. Acompanhe a leitura!

Como posso saber que meu nome está sujo? Aprenda a fazer a consulta do seu CPF!

Ter conhecimento se seu nome está sujo não deve, e não precisa, ser um processo complicado. Pelo contrário, é possível realizar essa consulta de forma rápida, online e 100% gratuita.

Os 3 principais órgãos de proteção ao crédito são o Serasa, administrado pela Serasa Experian, o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), administrado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), administrado pela Boa Vista Serviços. 

negociar dívidas

Esses órgãos são responsáveis por reunir informações financeiras de milhares de pessoas e fornecê-las para empresas e bancos.

As informações servem para checar se há dívidas em atraso no nome daquela pessoa e se ela é ou não uma boa pagadora. 

Confira abaixo a quantidade aproximada de cadastros nesses birôs de proteção ao crédito:

  • A Boa Vista SCPC tem registro de informações de mais de 202 milhões de CPFs e possui aproximadamente 59 milhões de consumidores inadimplentes. 
  • SPC Brasil: 180 milhões de CPFs e 57 milhões de negativados registrados em sua base.
  • Serasa Experian:  185 milhões de CPFs e 57,2 milhões de negativados em sua base.

Além de repassar essas informações para as empresas, o Serasa e o SCPC também disponibilizam a consulta gratuita da situação do seu nome em suas plataformas.

No caso do SPC, a consulta pode ser realizada mediante o pagamento de uma taxa no valor R$ 9,90.

Abaixo te explicamos passo a passo como conferir suas informações nessas plataformas

1) Saiba se seu nome está sujo com o Serasa 

O portal da Serasa disponibiliza a consulta gratuita do seu CPF. 

O site informa as dívidas que estão negativadas em seu nome, o valor, a data e a empresa na qual a dívida está em aberto.

Além disso, a plataforma exibe propostas de acordo para dívidas atrasadas, possibilitando que elas sejam pagas por valores mais acessíveis antes que seu nome seja efetivamente negativado.

Na mesma plataforma é possível consultar seu Serasa Score e conferir algumas dicas importantes de como melhorar sua pontuação!

O Score é uma pontuação utilizada para classificar os consumidores em uma escala que vai de 0 a 1000, onde quanto mais próximo de 1000, maiores são as chances dessa pessoa ser um bom pagador e, consequentemente, de ter um crédito aprovado. 

O score é calculado com base em alguns comportamentos e uma série de informações relacionadas a vida financeira de determinada pessoa.

A Serasa possui também aplicativos tanto para plataforma Android como iOS

2) Consulte seu CPF através da Boa Vista SCPC

A Boa Vista também disponibiliza informações gratuitas sobre seu CPF através do portal Consumidor Positivo

A plataforma também é bem simples e intuitiva. Além das informações sobre dívidas em seu nome, a Boa Vista também possui um sistema de score, que fornece sua pontuação de forma simples e fácil de entender.

Após digitar o CPF e fazer cadastro na plataforma, as informações sobre dívidas, consultas que fizeram em seu nome e score são facilmente disponibilizadas no menu superior. 

Além delas, é possível também checar seu cadastro positivo, que segundo a Boa Vista é uma espécie de “boletim escolar”.

O cadastro positivo registra os pagamentos que você fez em seu histórico de crédito, melhorando a precisão das informações sobre sua vida financeira.

Há também a possibilidade de contratar o Radar Pessoal, ferramenta que monitora e avisa com antecedência se seu CPF corre riscos de ser negativado.

Todas essas funcionalidades estão presentes também no aplicativo Boa Vista Consumidor Positivo, disponível para iOS e Android.

3) Você também pode saber se seu nome está sujo com o SPC Brasil

Por último, a SPC Brasil também disponibiliza as informações sobre seu CPF.

Porém, diferente das outras, essas informações apenas são disponibilizadas mediante pagamento de uma taxa no valor de R$9,90.

Esses dados estão disponíveis no site Loja SPC Brasil, onde você pode conferir os diversos planos de consulta oferecidos.

Através disso, dependendo do plano escolhido, pode fornecer informações mais completas que vão além do registro de inadimplência.

A plataforma possui também informações sobre o CPF de terceiros.  

O que devo fazer depois da consultar meu nome sujo?

Depois de saber como consultar seu nome sujo, é importante ficar atento ao que foi declarado.

Caso haja algum débito pendente em seu nome, é necessário negociar a dívida com a empresa para que seu nome volte a ficar limpo novamente. 

Muitas vezes, essas plataformas já oferecem acordos bem vantajosos para que a dívida em questão seja quitada, por isso é sempre importante consultar essas ofertas.

A Blu365, oferece a consulta gratuita de acordos para negociação de dívidas com ótimos descontos.

Leia também: 5 dicas para negociar suas dívidas online e com segurança

Como saber se meu nome está sujo indevidamente e pedir uma indenização?

Caso desconheça a dívida que gerou a negativação, você pode estar com o nome negativado indevidamente..

Isso ocorre quando seu nome é erroneamente inserido nesses birôs de proteção ao crédito, seja por uma fraude, uma dívida já paga, um serviço não contratado ou por estar há mais de 5 anos negativado.

Importante lembrar que 5 anos é o prazo máximo que um nome deve ficar negativado por uma dívida específica.

dívida_vencida

Nessa situação, você deve correr atrás dos seus direitos enquanto consumidor, uma vez que nome negativado indevidamente é considerado uma prática abusiva.

E, em muitos casos, é seu direito buscar uma indenização por danos morais.

Nome sujo indevidamente? Peça sua indenização sem sair de casa!

Após saber que seu nome está sujo indevidamente, você deve buscar seus direitos para limpar seu nome e pedir uma indenização.

Com a Resolvvi, você pode resolver seu problema de nome negativado indevidamente sem sair de casa e de forma totalmente online. 

Acessando o nosso site você pode conferir seu CPF e registrar um pedido de indenização caso tenha passado por isso. 

Dessa forma, é essencial estar sempre acompanhando e monitorando a situação do seu nome nesses órgãos de proteção ao crédito.

Principalmente considerando que essa informação é disponibilizada de forma fácil e gratuita e, na suspeita de qualquer irregularidade em seu nome, buscar seus direitos.

E aí, gostou de aprender como saber se seu nome está sujo? Esperamos que nossas dicas te ajudem bastante!

Não deixe de acompanhar o Blog da Resolvvi para continuar lendo conteúdos incríveis sobre seus direitos.

21 thoughts on “Como saber se meu nome está sujo? Veja 3 formas

Comments are closed.