Como saber se o voo está atrasado? Veja 5 formas!

Luisa MacedoEscrito por Luisa Macedoem 23 de dezembro de 2020
Como saber se o voo está atrasado? Veja 5 formas!
indique e ganhe

Saber se o voo está atrasado é uma das maneiras dos passageiros se prepararem para os imprevistos. Pensando nisso, veja as 5 formas de acompanhar o voo!

Os atrasos de voos é um dos problemas comuns das viagens de avião e uma das principais preocupações dos passageiros.

De acordo com a ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, de todos os voos realizados em 2017, 6,9% sofreram atrasos superiores a 30 minutos e 2,4% sofreram atrasos nos voos superiores a 60 minutos.

Infelizmente, é muito comum que os passageiros sofram atrasos de voos e não sejam informados com nenhuma antecedência, descobrindo apenas ao chegar ao aeroporto.

Leia também:10 dicas para fazer o seu roteiro de viagem

Por exemplo, em casos de conexão entre voos, onde o seu voo inicial pode atrasar e você perder uma conexão, causando um enorme transtorno.

Além disso, é comum que muitos passageiros não saibam os seus direitos nessas situações. Pensando nisso, preparamos uma lista com 5 dicas para você saber se o seu voo está atrasado.

5 formas de saber se o voo está atrasado

Muitos passageiros acreditam que a primeira opção para saber se o voo está atrasado é consultando o site da companhia aérea.

No entanto, ao optar por este tipo de consulta, o passageiro não consegue identificar em tempo real o andamento de seu voo e as previsões de chegada no destino final.

Por conta disso, surgiram algumas opções de consulta online e gratuita, para que os passageiros pudessem fazer o acompanhamento de seus voos e prever situações como de atrasos e cancelamentos, por exemplo.

Este tipo de acompanhamento pode ajudar o passageiro na tarefa de reorganizar o roteiro da sua viagem e minimizar os impactos negativos do atraso, principalmente quando se tem compromissos no local de destino.

Por isso, confira a seguir 5 formas para acompanhar seu voo e saber se está atrasado:

Animated GIF

1) Infraero

O site da Infraero Voos Online (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) oferece uma ferramenta de busca de status de voos.

A ferramenta funciona com as informações do:

  1. nome do aeroporto;
  2. nome da companhia aérea;
  3. e número do voo.

Através das informações acima, o resultado da pesquisa informa o status do voo, horário de partida/chegada e sua duração.

Além disso, vale lembrar que a Infraero rastreia apenas voos relacionado ao país, ou seja, voos nacionais ou internacionais que partam do Brasil ou tenham o Brasil como destino.

2) FlightRadar24

O FlightRadar24 tem prioridade em mostrar o trajeto dos voos pelo mundo com um mapa. A consulta também pode ser feita por meio de mapa ou outros dados como o número do voo ou aeroporto.

O FlightRadar24 possui uma versão gratuita e uma paga, disponível para Android e iOS.

3) Kayak

Outra opção para saber se o voo está atrasado é o acompanhamento pelo Kayak, através do site ou aplicativo.

Além de ser uma ferramenta de busca para preço de passagens de avião e hotéis, o site também oferece a opção de acompanhar um voo mediante o fornecimento dos dados do voo.

4) FlightAware

No FlightAware os voos podem ser pesquisados de pela companhia aérea e número do voo ou pelo local de partida e destino. Dessa forma, o site dá a cobertura de voos nacionais e internacionais, dentro e fora de solo brasileiro.

O site rastreia voos do mundo inteiro, mostra informações detalhadas e um mapa para acompanhar a viagem em tempo real. Para saber se seu voo está atrasado com o FlightAware, basta buscar as versões gratuitas para Android e iOS.

5) Flightera

Outra opção para saber se seu voo está atrasado é através do Flightera, que fornece tanto informações em tempo real, como também dados de voos que já foram realizados.

Com isso, é possível constatar se os voos sofreram algum atraso ou cancelamento.

Para acompanhar um voo, clicar em “pesquisar” e escolher o modo de busca. Assim, são dadas diversas opções de consulta, como: número do voo, aeroporto, companhia aérea, entre outros.

Leia também:Como acompanhar um voo de forma online?

Já sabe que seu voo está atrasado? Entenda seus direitos!

Por lei, as companhias aéreas têm direito a realizar mudanças no seu voo dentro do prazo estabelecido pela ANAC.

Entretanto, qualquer alteração no voo deve ser comunicada com um mínimo de 72h de antecedência.

Por meio da Resolução 400/2016, são apontados todos os direitos dos passageiros e deveres das Companhias Aéreas nos casos de voo atrasado.

Se quer entender mais sobre esse assunto você pode ler o material completo aqui.

Direitos do passageiro em caso de voo atrasado

Em primeiro lugar, o passageiro tem direito ao acesso à informação, que inclui status do voo, se está no horário ou irá atrasar, por exemplo, sendo dever da companhia fornecer essas informações.

Ou seja, se você precisar saber se o voo vai atrasar, é determinado por lei que a empresa aérea forneça tal informação.

Também é dever da companhia aérea informar aos passageiros acerca do status do voo atrasado, atualizando a cada 30 minutos com a possível previsão de partida.

Outro direito do passageiro é a assistência material, que, segundo a ANAC, são cabíveis nessas situações:

  • A partir de 1 hora de espera pelo próximo voo: a empresa aérea deve fornecer meios de comunicação para os passageiros, como internet e telefone;
  • A partir de 2 horas de espera pelo próximo voo: a companhia deve arcar com os custos de alimentação do passageiro;
  • A partir de 4 horas de espera pelo próximo voo: hospedagem/acomodação e traslado (transporte do aeroporto ao hotel ou semelhante).

No entanto, se um voo tiver atraso de 4 horas ou mais, o passageiro tem direito de ser reacomodado em um voo de sua escolha e exigir uma indenização pelos danos morais sofridos.

Posso receber indenização quando meu voo está atrasado?

Muitas vezes, por não buscarem seus direitos ou não os conhecerem, passageiros de todo o Brasil perdem a oportunidade de receber uma indenização pode chegar até R$ 10.000,00.

Mesmo que a companhia aérea cumpra todos os deveres, caso você chegue ao destino final com 4 horas ou mais de atraso ou for avisado com menos de 72h do horário de partida do voo, você ainda pode buscar uma indenização por danos morais.

Para ser indenizado, é importante que você guarde sempre a foto ou print da sua passagem de voo inicial e de conexão, caso tenha tido.

Também é importante guardar provas que ajudem a fortalecer que você realmente passou um problema.

Por exemplo, comprovante de gastos extras, comprovante de perda de compromisso, etc. Informações dessa natureza vão te ajudar a comprovar que você foi prejudicado.

Além disso, caso você tenha tido problemas com voos de até 2 anos atrás, também é possível buscar uma indenização por esse problema.

Entenda como ser indenizado de forma online e sem burocracias com a Resolvvi

Buscando mostrar que a busca pelos seus direitos nos casos de problemas com voo podem ser feita de maneira simples e sem burocracia, a Resolvvi se propõe a ajudar passageiros de todo o Brasil.

Com apenas algumas respostas, é possível verificar se seu pedido é qualificado a receber uma indenização.

Quer saber se seu voo atrasado dá direito a uma indenização? Verifique grátis agora mesmo!

Caso seu caso seja qualificado, basta continuar seu cadastro na nossa plataforma. Aqui, você poderá nos contar mais sobre o problema e fornecer informações adicionar.

Geralmente, estas são algumas informações que solicitamos:

  • Comprovantes de gastos extras e perda de compromisso, caso tenha ocorrido;
  • Dados sobre o seu voo e o detalhamento do ocorrido;
  • Seus dados de identificação e documentos pessoais.

Outra prova essencial é o comprovante de atraso de voo, que entrou em vigor em março deste ano. Para saber mais sobre o comprovante, clique aqui.

Após você completar o cadastro, basta acompanhar seu pedido na nossa plataforma. Além disso, nossos especialistas estão sempre prontos para lhe atender e tirar dúvidas. E o melhor: você só paga nossa taxa de serviço se ganhar sua indenização.

Assim, finalizado seu pedido, basta receber os valores diretamente na sua conta bancária, sem qualquer esforço ou burocracia.

comosolicitarreembolso