Viagem de fim de ano: Como se preparar para uma?

Giovanna Damasceno da ResolvviEscrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 18 de dezembro de 2020
Viagem de fim de ano: Como se preparar para uma?
indique e ganhe

Se você é do tipo de pessoa que gosta de passar os feriados fora de casa, já está na hora de começar a preparar sua viagem de fim de ano.

Até porque, durante o verão e a alta temporada, a busca por viagens, destinos e meios de hospedagem é ainda maior. Por isso, planejar-se antecipadamente é a forma de garantir que o seu passeio seja perfeito e sem nenhum inconveniente.

Como estar preparado para uma viagem de fim de ano?

Para te ajudar no planejamento da sua viagem de fim de ano, separamos algumas dicas de como se preparar para uma viagem de fim de ano e curtir as suas férias com tranquilidade. Acompanhe a leitura!

1) Quer fazer uma viagem de fim de ano? Programe-se com antecedência

A primeira dica é se preparar com antecedência e já fazer uma lista de tudo o que você precisa antes de embarcar na sua viagem.

Se você vai viajar em excursão, é importante fazer uma comparação de preços de locação de ônibus, bem como dos meios de hospedagem disponíveis. Para quem vai de carro, fazer um planejamento do gasto com combustível e pedágio é fundamental.

Leia também: Confira 8 dicas para alugar carro em viagens

É importante não deixar essa organização para a última hora, pois você pode acabar pagando um preço muito mais elevado – ainda mais na alta temporada.

Além disso, quando você faz essa programação com antecedência, tem a oportunidade de parcelar os valores. Isso deixa os seus gastos mais suaves, o que acaba não pesando muito no bolso.

Sendo assim, faça uma lista do que não pode faltar na sua viagem, como:

  • O tipo de transporte e custos;
  • O valor das hospedagens;
  • O itinerário da viagem;
  • Os gastos com alimentação;
  • Entre outros.

Ao se preparar, vale a pena colocar custos um pouco maiores. Afinal de contas, a gente sempre acaba gastando um pouco mais durante a viagem, seja com a compra de um vinho para presente, lembrancinhas ou até com passeios.

2) Escolha o destino ideal para sua viagem de fim de ano

Também é importante escolher o tipo de viagem que você deseja realizar. Por exemplo, nas férias de família com crianças, é interessante optar por um destino que tenha uma diversidade de passeios divertidos, para que todos possam curtir.

Mas se a sua intenção é passar um final de ano romântico com o seu(sua) companheiro(a), talvez a escolha do destino seja outra.

Dá até para escolher uma cidade para você treinar o seu ensino de línguas da bilíngue escola, caso você tenha a oportunidade de conhecer outros países (tem ótimos destinos bem ao lado no Brasil, na América Latina).

Importante ressaltar que estamos na alta temporada, então vai ser inevitável que alguns lugares estejam bem mais lotados e movimentados.

Uma dica para encontrar o seu destino ideal é tentar responder às seguintes perguntas:

  1. Com quantas pessoas você vai viajar?
  2. Você gosta de lugares mais movimentados ou calmos?
  3. Qual é o clima que você prefere?
  4. Você gosta de ter contato com a natureza?
  5. Prefere um destino nacional ou internacional?

Não esqueça de contabilizar os custos da sua viagem. Às vezes, mesmo querendo muito um destino, é preciso avaliar se temos o orçamento necessário disponível.

3) Confira as passagens e as condições do veículo

Depois de escolher o seu destino e fazer todo o planejamento para iniciar a viagem, está na hora de começar os preparativos (sempre antecipadamente, não esqueça!).

Caso você vá viajar de carro, é fundamental fazer uma boa revisão no veículo. Assim, dá para saber se é preciso trocar auto peças nacional, ou fazer algum outro conserto.

Vale dizer que isso demanda um tempo e, por esse motivo, a revisão do automóvel também deve ser feita com certa precedência.

Agora, se você vai viajar de ônibus ou avião, a dica é conferir bem os horários das passagens e se programar para não perder a hora.

Em viagens internacionais, é importante chegar no aeroporto com bastante antecedência, para fazer todos os processos de check-in com tranquilidade.

É importante ressaltar que pode acontecer imprevistos com voos, como cancelamentos ou atrasos. A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) prevê que, nestas circunstâncias, para espera superior a 2 horas, você tem direito a alimentação.

Você recebe vários folhetos restaurante para escolher uma refeição adequada. Para atrasos superiores a 4 horas, a ANAC garante direito a acomodação, transporte de ida e volta do aeroporto, ou ainda reembolso integral da passagem.

No caso das rodoviárias, a recomendação é chegar pelo menos uma hora antes do embarque, para não correr o risco de perder o ônibus.

4) Faça a reserva da sua hospedagem

A reserva da sua hospedagem também deve ser feita com antecipação, para não correr o risco de ficar sem acomodação.

Tudo depende muito da disponibilidade, mas dá sim para encontrar ótimos estabelecimentos, com preços acessíveis, mesmo na alta temporada.

Inclusive, muitos hotéis e pousadas oferecem kit café da manhã já incluso na diária, o que facilita muito a vida dos viajantes, já que não é preciso se preocupar com a compra de alimentos, ou deixar de tomar aquele café forte logo ao acordar.

Há diferentes tipos de hospedagem e você pode escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Para o público mais jovem e que quer gastar pouco, os hostels estão entre as opções mais populares.

Dá até para conhecer novas pessoas nesses estabelecimentos e ainda se deparar com flyer de festa, que acontece na própria hospedagem.

Mas, se você é uma pessoa mais caseira, as pousadas são uma excelente alternativa, bem como os hotéis fazenda. Esses estabelecimentos são bem mais tranquilos e você pode se hospedar em acomodações maiores.

5) Prepare a sua mala

Na semana da viagem, é bom já começar a preparar a sua mala. No entanto, nada de ir colocando várias roupas aleatórias só para pegar espaço – aqui, você também precisa de um planejamento.

A dica é começar pelos itens essenciais, como roupas íntimas e acessórios de banho. Depois, monte os looks para cada dia.

Leia também:6 dicas para arrumar as malas e não esquecer de nada

Evite levar muitas roupas, dando preferência para aquelas peças “coringas” do guarda-roupa, que você pode usar em várias situações.

Também é fundamental pesquisar sobre o clima do destino. Isso vai influenciar muito na escolha das suas roupas.

Se for para a praia, não deixe de colocar pelo menos duas roupas de banho para revezar os dias de uso. Também é importante separar o filtro solar, óculos de sol, chapéu e outros itens que vão te proteger da alta radiação solar.

6) Pesquise um pouco mais sobre o destino

Vale a pena conhecer um pouco mais sobre o seu destino antes de embarcar.

Por exemplo, se você vai à uma cidade famosa pelo seu hambúrguer artesanal doce, não pode deixar de separar um dia para conhecer esse ponto gastronômico.

Busque pelas atrações turísticas mais populares e que você quer conhecer.

No final de ano, é comum que vários destinos façam festas de comemoração. As praias costumam fazer um lindo show de queimas de fogos na orla durante o ano novo.

Com a internet, você pode buscar por várias informações sobre a cidade de destino e até mesmo comprar convites para as festas antecipadamente.

Se você vai viajar com crianças, é interessante pesquisar por atrações turísticas que aceitam os menores. No final de ano, há ótimos eventos com o papai noel, que atraem várias famílias.

7) Separe a documentação

Essa dica é importante, principalmente para quem vai viajar para um destino internacional.

A falta de documentação pode ser um verdadeiro empecilho e impedir a sua entrada em outro país. Então, antes de mais nada, verifique se todos os seus documentos estão em dia, incluindo passaporte, visto, identidade, carteiras de vacinação, entre outros.

Para os destinos nacionais, essas exigências são mais brandas, mas igualmente válidas.

Quer saber como tirar seu passaporte? Leia este conteúdo!

Nas viagens de carro, é fundamental estar com a documentação do veículo em dia também. Isso evita transtornos com a legislação, que podem causar uma tremenda dor de cabeça e prejudicar todo o seu passeio.

8) Boa viagem!

Agora que tudo está pronto, chegou a hora de colocar o pé na estrada e partir para a sua viagem de fim de ano.

Faça um checklist de tudo o que você precisa, para dar uma conferida final. Desse modo, você não vai esquecer de nada, nem passar por nenhum inconveniente na viagem.

Conclusão

Vai viajar no final de ano? Então, não tem jeito: você precisa se preparar o quanto antes!

Ter um planejamento antecipado é a chave para o sucesso da sua viagem, já que você pode se programar com calma e, além disso, conquistar os melhores preços em hospedagem e passagens.

O artigo de hoje buscou trazer algumas dicas de como se preparar para uma viagem de fim de ano, lembrando que estamos em um período de alta temporada.

Com essas recomendações, você poderá aproveitar ao máximo suas férias e ter a diversão merecida!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.