Como tirar o nome do Serasa negociando dívidas

Patricia Autran da Resolvvi Escrito por Patricia Autran da Resolvviem 29 de agosto de 2020
Como tirar o nome do Serasa negociando dívidas
indique e ganhePowered by Rock Convert

Quer aprender como tirar o nome do Serasa fazendo a negociação de débitos em seu nome? Leia este passo a passo e saia da inadimplência agora mesmo!

negociar dívidas

Estima-se, no Brasil, um total de mais de 60 milhões de consumidores negativados, o que equivale a mais de 40% da população adulta. Diante deste número, surge a questão: como tirar o nome do Serasa?

E, para piorar, com a crise econômica atual, a inadimplência torna-se cada vez maior, aumentando o número de endividados.

Os problemas para essas pessoas são diversos, já que há diversas restrições para quem está com o nome sujo.

Para entender melhor quais as consequências de ter o seu nome negativado e como tirar o nome do Serasa, continue lendo este conteúdo.

O que é o Serasa e como meu nome foi parar lá?

A Serasa é uma empresa privada, sendo a maior referência de análises e informações para decisões de crédito, e foi criada para dar rapidez nas decisões bancárias e controle ao sistema financeiro.

Ou seja, a Serasa reúne dados enviados por lojas, bancos e financeiras para apoiar os negócios.

O primeiro passo para saber como tirar o nome do Serasa é entender o que fez ele parar lá, em primeiro lugar.

Os motivos para inclusão do nome na Serasa normalmente são relacionados a dívidas bancárias, mas também existem outros. São eles:

  • Dívida Vencida – Pendência Bancária ou Financeira e Ação de Execução Fiscal Federal;
  • Cheques sem Fundos (CCF) – Banco Central;
  • Protesto de Título em Cartório;
  • Ação Judicial – Execução de Título Judicial e Extrajudicial, Busca e Apreensão de Bens, Falência e Concordata.

No entanto, não é estabelecido um prazo mínimo para que o credor esteja autorizado a fazer a inclusão nos órgãos de proteção ao crédito, segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Assim, um banco, por exemplo, pode inserir o nome do consumidor na lista de devedores Serasa ou do SPC a partir de um dia do vencimento de uma dívida.

Na prática, entretanto, as empresas costumam aguardar cerca de 30 dias, como uma política de bom relacionamento, já que pode haver a ocorrência de um imprevisto financeiro, não significando se tratar de um mau pagador.

Leia também: Aprenda como limpar o nome no SPC e Serasa grátis

O Serasa é diferente do SPC e do SCPC Boa Vista?

Sim, são diferentes. São empresas independentes, com produtos e serviços próprios. Por terem bancos de dados individuais, um consumidor pode ter um registro em uma e não nas outras.

Todas são empresas responsáveis por registrar, em um enorme banco de dados, o nome completo e o CPF indivíduos que possuam dívidas vencidas.

As informações registradas no banco de dados gerado são disponibilizadas para os comerciantes que contratam os seus serviços, e servem como critério para a concessão de crédito para o indivíduo.

Assim, todos possuem a mesma finalidade de gerar um banco de dados para orientar empresas, lojas, bancos, sobre concessão de crédito e dar apoio aos negócios.

A diferença é que, enquanto o Serasa Experian é uma sociedade anônima criada a partir de uma parceria entre associações bancárias, o SPC é financiado pelas associações comerciais (Câmaras de Dirigentes Lojistas).

Dessa forma, seu banco de dados é alimentado pelas empresas credenciadas, bem como pelas associações comerciais de cada Estado.

Já o SCPC é administrado pela Boa Vista Serviços, e  presta basicamente os mesmos serviços e possui a mesma finalidade da Serasa e do SPC.

Como tirar o nome do Serasa e limpar seu nome?

Possuir uma restrição no CPF faz com que perca diversas opções de crédito disponíveis no mercado.

Isso acontece porque a verificação nos órgãos de proteção ao crédito faz parte dos critérios utilizados pelas instituições financeiras na análise de crédito para obter cartões, empréstimos e financiamentos.

A inscrição do nome no Serasa traz diversas restrições para o consumidor, trazendo dificuldades em diversas situações, como:

  • solicitar empréstimos (alguns bancos oferecem crédito para negativados, mas cobram taxas de juros muito altas, o que pode acabar gerando um endividamento ainda maior);
  • abrir conta em bancos;
  • adquirir cartões de crédito;
  • financiar bens (móveis ou imóveis);
  • entrar em consórcios;.

Para evitar essas dificuldades, é importante manter o seu nome limpo e o seu CPF livre de restrições. Acompanhe o passo a passo de como tirar o nome do Serasa.

banner_telegramPowered by Rock Convert

Como consultar nome sujo no Serasa?

O primeiro passo é realizar uma consulta do seu nome no site Serasa para saber quais são as suas pendências financeiras, o valor que você deve pagar e desde quando você está devendo.

É importante ressaltar que o Serasa registra dívidas bancárias. Caso você esteja com débitos em comércios e outros serviços, o seu nome estará registrado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).

Como me organizar financeiramente para pagar dívidas?

Um dos passos mais importantes quando se fala em como tirar o nome do Serasa diz respeito a organizar-se financeiramente para pagar as dívidas.

Na prática, isso quer dizer que você deve organizar o seu orçamento mensal, mantendo um controle de tudo o que entra e sai da sua conta bancária mensalmente.

Inclusive, ter uma planilha de planejamento financeiro ou usar aplicativos de finanças pode ajudar bastante!

Isso é essencial porque, primeiramente, para as suas negociar dívidas você deve calcular o quanto pode pagar mensalmente.

A partir da visão dos seus gastos, você poderá elaborar uma lista de cortes a serem feitos no seu orçamento. Caso seja necessário, você também pode buscar ideias de renda extra.

Ou seja, você precisa avaliar as suas despesas fixas para saber o quanto poderá desembolsar para quitar os seus débitos.

Como negociar a dívida?

Não se culpe se entrar em uma dívida, o importante é seguir as nossas dicas para se livrar dela. E a negociação da dívida é o ponto chave de como tirar o nome do Serasa.

Se não for possível fazer uma negociação direta com a empresa, você pode buscar uma empresa intermediadora. Atualmente, é possível fazer isso de forma simplificada através de plataformas online de negociação de dívidas.

Uma das maiores vantagens desse tipo de negociação da dívida é não precisar passar pelo constrangimento de entrar em contato com a empresa que você possui débitos.

negociar dívidas

Além disso, muitas vezes é possível negociar o pagamento da dívida com a comodidade de não precisar nem sair de casa e, muitas vezes, sem mesmo falar ao telefone. Não poderia ser mais simples!

Leia também: 5 dicas para negociar dívida online e com segurança

Em quanto tempo meu nome ficará limpo?

O prazo para as empresas retirarem as restrições do nome do consumidor do banco de dados da Serasa após o pagamento da dívida é de 5 dias úteis.

A empresa deve, também, entregar ao cliente um recibo ou comprovante de quitação da dívida.

Caso o prazo acabe e o seu nome continue negativado, você deve saber que trata-se de um caso de nome negativado indevidamente.

Você pode entrar em contato com a empresa, avisar o que aconteceu e pedir a retirada do seu nome do Serasa.

Entretanto, É importante que você saiba que caso este prazo de 5 dias úteis seja ultrapassado, você pode não apenas reivindicar a retirada do seu nome do Serasa, como também uma indenização por danos morais.

Ficou com o nome no Serasa sem estar devendo?

Uma situação mais comum do que se imagina, é a de pessoas terem o seu nome inscrito no Serasa sem estar devendo.

nome negativado injustamente_banner

O nome negativado indevidamente ocorre quando uma empresa comete uma falha na inscrição de uma pessoa nos órgãos de proteção ao crédito, como o Serasa e SPC.

Vale destacar que o nome negativado indevidamente traz com ele inúmeros prejuízos, e por isso é considerado dano moral ao consumidor, gerando inclusive direito a indenização.

Muitas vezes, o consumidor só sabe que está negativado quando precisa pedir um empréstimo, por exemplo.

No entanto, mesmo sendo pego de surpresa, existe solução para esse problema!

É possível limpar seu nome e ainda receber uma compensação pelo dano sofrido com a ajuda da Resolvvi! Quer verificar grátis se seu caso é qualificado? Clique aqui!

Facebook Comments
Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários