Como transportar bebidas e alimentos no avião?

Giovanna Damasceno da Resolvvi Escrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 30 de dezembro de 2019
Como transportar bebidas e alimentos no avião?

Você costuma fazer compras de viagens de lembrancinhas dos lugares que visitou? Uma das melhores partes de estar viajando é pensar carinhosamente em presentear pessoas queridas com lembranças do local visitado. Mas como levar tudo em segurança? Principalmente, como transportar bebidas e alimentos no avião? Se você planeja transportar compras de viagens na bagagem de mão ou despachada, e está com dúvidas em como fazer isso com segurança, fique tranquilo. Selecionamos alguns itens que mais aparecem nas malas dos viajantes.

Esse tipo de dúvida é mais comum do que você esperava! Até os viajantes mais experientes se sentem inseguros nesse momento, levando em consideração a maneira que as malas despachadas são tratadas nos aeroportos.

Os souvenirs podem variar em tamanho, fragilidade e valor monetário e sentimental. E cada uma dessas particularidades podem e vão influenciar na maneira de transportar seus presentinhos.

A grande parte dos souvenirs dependem do bom senso ao serem transportados, mas alguns devem seguir especificações mais detalhadas e até mesmo recomendações da ANAC e das próprias companhias aéreas. Além do mais, é importante checar com o site da alfândega do país que você está ou vai viajar, já que cada nação tem particularidades sobre despacho de bagagem e o que pode ser levado na bagagem de mão.

E então, vamos as dicas?

Compras de viagens: produtos de higiene pessoal e beleza

Já é sabido que a melhor maneira de transportar produtos de beleza e higiene pessoal envolve pequenos frascos de até 100ml na bagagem de mão. Mas, no caso de presentes, que usualmente precisam estar lacrados, é preciso mais atenção. Para transportar shampoos, condicionadores, hidratantes e cremes no geral, que costumam vazar ou romper a tampa, procure envolver o lacre com algumas voltas de plástico film e, em seguida, todo o frasco. Se a embalagem for de vidro ou material quebrável, como perfumes e óleos, certifique-se de embalar o recipiente em plástico bolha e guardar entre peças de roupa grossas, como jeans e casacos. Isso vale também para bagagem de mão e mochilas. 

Lembre-se que a ANAC recomenda um limite de até 100 ml por frasco na bagagem de mão, então é bom ficar atento se seu presente precisa ser despachado!

Compras de viagens: artigos em vidro e materiais quebráveis

Da mesma maneira que os artigos de beleza, os souvenirs quebram com facilidade, principalmente nas malas despachadas. Por isso, eles devem ser envolvidos em plástico bolha e, dependendo da delicadeza do material, podem ser colocados em uma caixa de sapatos preenchida de papel de jornal, por exemplo. 

Alguns viajantes costumam envolver a embalagem somente em jornal e acomodar na bagagem de mão ou mochila, mas é sempre mais seguro pensar nos imprevistos.

Como transportar alimentos no avião?

Nós já falamos em outra postagem aqui do blog sobre transporte aéreo de alimentos, mas poucos sabem como é comum entre viajantes o costume de trazer guloseimas típicas da região visitada de presente. Sendo assim, para transportar alimentos é necessário utilizar recipientes seguros e com vedação. Além disso, para garantir que o conteúdo do recipiente não vaze, recomendamos que você use plástico film para reter algum possível vazamento.

É importante também ficar atento às recomendações da vigilância sanitária sobre os tipos de alimentos que podem estar em sua mala nos voos domésticos e internacionais.

Como transportar bebidas alcoólicas

O costume de presentear com bebidas tradicionais de alguma localidade também é mais comum do que você imagina, já que representa uma maneira divertida de brindar com os amigos e familiares após uma viagem. A restrição da ANAC para transporte de bebidas é bem clara: a garrafa deve estar lacrada, sem sinal de consumo, e em um recipiente de até 1l. Além do mais, cada passageiro tem o volume máximo de 5l na bagagem de mão ou mala despachada. Para transportar bebidas especiais, recomendamos um caixote de madeira forrado com plástico bolha ou muitos jornais. 

É válido lembrar que não é permitido viajar com bebidas alcoólicas com mais de 24% de álcool em sua composição, e que menores de 18 anos não podem transportar bebidas alcoólicas, com ou sem autorização dos pais. Por fim, algumas companhias aéreas têm regulamentação interna sobre bebidas alcoólicas, então talvez seja importante entrar em contato com sua companhia antes de fechar a mala.

Flores e plantas

Outro item inusitado, mas bastante comum entre viajantes é o transporte de flores e mudas de plantas. Os amigos que são apaixonados por botânica e jardinagem vão agradecer quando você lembrar deles dessa maneira.  Se seu voo for doméstico, é possível transportar na bagagem de mão ou despachar, considerando que em alguns casos especiais será necessário a documentação sobre a planta pode ser solicitada. Em voos internacionais, é preciso checar diretamente com o Ministério da Agricultura para garantir a permissão. 

Para conservar a planta, o que vai depender muito do tempo de duração do voo e da espécie, você pode guardá-la em uma caixa de sapatos e com espaço para o mínimo de oxigênio. Nesse caso, o desfazer de malas é mais importante, já que você deve garantir os cuidados para a planta se estabelecer em um vaso.

Gostou das nossas dicas? 

Aprendeu a como transportar bebidas e alimentos no avião? Nós preparamos essas dicas especialmente para você não ter dúvidas sobre o transporte dos presentes que escolheu a dedo. 

E se você ainda está inseguro sobre a legislação ou com medo de ser parado no aeroporto por conta de um bibelô, fique calmo. A ANAC possui uma longa lista do que pode e não pode ser transportado na bagagem de mão e despachada, com especificações para voos nacionais e internacionais, e você pode ter acesso aqui.

Além do mais, não se esqueça de entrar em contato com a sua companhia aérea para esclarecer a política deles quanto o transporte de compras de viagens, principalmente perecíveis e bebidas alcoólicas.


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!