Quando pedir compensação por atraso de voo? Entenda seus direitos!

Giovanna Damasceno da ResolvviEscrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 29 de janeiro de 2021
Quando pedir compensação por atraso de voo? Entenda seus direitos!
indique e ganhePowered by Rock Convert

Você quando pedir compensação por atraso de voo? Entenda seus direitos agora mesmo e como receber uma indenização sem sair de casa!

Atrasos de voo já possuem a fama de atrapalharem o planejamento de viagens. E, infelizmente, esse é um acontecimento bastante frequente.

Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), dentre os voos que foram realizados em 2017, 6,9% sofreram atrasos superiores a 30 minutos e 2,4% sofreram atrasos nos voos superiores a 60 minutos.

Nesses atrasos, além de prejudicar o que foi planejado, muitas vezes o passageiro ainda precisa passar por uma situação desconfortável de ficar esperando por horas no aeroporto até a situação ser resolvida.

Leia também: Declaração de Atraso de Voo: O que é e como pedir?

Porém, o que muitos passageiros não sabem é quando podem pedir compensação por atraso de voo. Para isso, é necessário entender que direitos possui, enquanto consumidor, nos casos de atrasos de voos.

Quais são os direitos dos passageiros em caso de atraso de voo?

Antes de tudo, é importante saber que toda e qualquer alteração no voo deve ser comunicada com um tempo mínimo de 72h de antecedência.

Onde, dentro deste limite de tempo, a companhia pode realizar mudanças no seu voo.

Entretanto, já no aeroporto, não recebendo aviso de quaisquer alterações e mesmo assim o voo atrasa, o passageiro tem o direito de receber assistência material nas situações abaixo:

  • A partir de 1 hora de atraso: a companhia aérea deve oferecer meios de comunicação, como internet e telefone.
  • A partir de 2 horas de atraso: a empresa deve arcar com os custos de alimentação.
  • A partir de 4 horas de atraso: a companhia deve oferecer hospedagem/acomodação e traslado (transporte do aeroporto ao lugar que vai ficar acomodado).

Leia também:O que é a resolução 400 da ANAC?

Além do mais, nos casos de atraso que exceda a 4 horas, o passageiro pode usufruir do direito de ser reacomodado para um outro voo, desde que este esteja de acordo com o seu desejo.

Seu voo atrasou mais de 4 horas? Você tem grandes chances de receber uma indenização! Verifique grátis agora mesmo, só vai levar 1 minuto.

Quando pedir compensação por atraso de voo?

Na ocasião de atraso de voo, é possível buscar uma compensação por danos morais sofridos.

Ainda que você tenha recebido todo auxílio material no qual tinha direito durante as horas de espera pelo voo, é possível reivindicar uma indenização.

Porém, é importante ressaltar que o direito de compensação por atraso de voo é viável quando a chegada ao destino final ultrapassar as 4h de atraso.

Ou, em outros casos, quando o passageiro receber o aviso do atraso com menos de 72h do horário de partida do voo.

No entanto, quando o atraso do voo é o motivo de o passageiro perder um compromisso importante, como reuniões de trabalho ou casamentos, a chance de receber uma compensação é ainda maior, assim como também pode ser maior o valor da indenização.

Powered by Rock Convert

Agora que você sabe quais os seus direitos e quando pedir uma compensação por atraso de voo, é hora de saber como fazer esse pedido.

Animated GIF

Como pedir compensação por atraso de voo?

Primeiramente, esteja munido do máximo de provas que puder. É essencial que se guarde as provas que te dão direito de compensação por atraso de voo.

Quer saber tudo sobre as provas necessárias para receber uma compensação por atraso de voo? Clique aqui.

O voo atrasado pode ser provado através:

  • dos cartões de embarque (seja o do voo atrasado como também do novo voo em que você foi realocado);
  • do e-mail de confirmação da compra da passagem;
  • e de uma Declaração de Atraso de Voo, que é emitida pela própria companhia aérea.

Dessa forma, com as provas em mãos, é possível buscar a sua compensação de forma 100% online com a ajuda da Resolvvi.

Entretanto, seu direito a uma indenização só se aplica quando o atraso de voo ocorreu em até 2 anos.

O próximo passo é acessar o nosso site e verificar rapidamente se seu caso é qualificado a receber uma indenização por danos morais.

Para a avaliação do caso, é necessário enviar as provas pelo próprio site e assinar todos os documentos de forma digital.

Em seguida, a Resolvvi tentará fazer um acordo com a empresa, para que o problema seja resolvido o mais rápido possível.

Quer saber se você tem direito a uma compensação por atraso de voo? Verifique grátis agora mesmo!

Quer receber uma compensação em dinheiro por atraso de voo? Verifique grátis!

Com a Resolvvi, mais de 2 mil pessoas conseguiram a sua compensação, totalizando em R$13 milhões em indenizações para os clientes, com 98% de sucesso nos casos.

Oferecemos um serviço totalmente transparente em cada parte do processo, no qual as atualizações de cada etapa podem ser acompanhadas através do cadastro no site da Resolvvi.

A nossa equipe é especialista em garantir os direitos do consumidor e de te ajudar com o seu problema, sempre à disposição para responder quaisquer dúvidas suas que surgirem.

Faça agora mesmo uma avaliação em nosso site, sem nenhum estresse ou preocupação.

relatoriodeirregularidadedebagagem

Essa avaliação é totalmente gratuita e todas as partes do processo ocorrem de forma 100% online, sem precisar comparecer a nenhuma audição.

Você só paga se ganhar uma indenização. Essa taxa é referente a 30% do valor recebido. Caso não ganhe, nós iremos arcar com todos os custos envolvidos.

Não tenha dúvidas de que a Resolvvi vai ajudar você a resolver o seu problema de atraso de voo.

Powered by Rock Convert

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!