Destinos de Carnaval: os melhores para quem quer fugir da folia

Giovanna Damasceno da Resolvvi Escrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 7 de janeiro de 2020
Destinos de Carnaval: os melhores para quem quer fugir da folia

O ano mal inicia e as programações para o Carnaval já estão a todo vapor Brasil afora. Mas se você é daqueles que dá preferência por uma diversão mais tranquila, perto da natureza e com o barulho dos passarinhos, não se preocupe!

Nós da Resolvvi preparamos uma lista com 10 destinos incríveis para você. É válido lembrar que nós também fizemos uma lista de 10 destinos para quem quer curtir o Carnaval.

Sim, ainda existem localidades no Brasil que não abraçaram a folia carnavalesca! E se você não está disposto à enfrentar quilômetros de engarrafamento, multidões e som nas alturas, saiba que existem cidades cheias de experiências incríveis te esperando. São cidades com turismo histórico, contato real com a natureza e com os climas mais variados.

E aí, vamos aos destinos pensados especialmente para você?

Acompanhe a leitura!

#1 Bonito, Mato Grosso do Sul

Considerada o centro do ecoturismo no Mato Grosso do Sul, Bonito é um dos destinos mais procurados quando se pensa em experiências com a natureza, especialmente no quesito mergulhos fluviais. 

A região é rica em rios de água translúcida, como o Aquário Natural, parte da nascente do Rio Baía Bonita, ou na leve correnteza do Rio Sucuri, você pode experimentar nadar com várias espécies de peixinhos coloridos.

Bonito também abriga algumas aventuras radicais, como passeios de botes em corredeiras, mergulho com cilindro e bóia cross. Além da experiência imperdível de fazer rapel em uma das maiores cavernas submersas do país, o Abismo Anhumas.

#2 Chapada Diamantina, Bahia

Uma das paisagens mais deslumbrantes do Brasil, a Chapada Diamantina guarda uma natureza única e hospitalidade característica do local que cresceu ao redor das décadas de garimpo.

Com quedas d’água entre cânions, trilhas em montanhas, grutas de água azulada e vegetações variadas, a Chapada Diamantina pode ser uma experiência de conexão com a natureza com banhos de cachoeira, e visitas aos museus e construções centenárias.

#3 Chapada dos Veadeiros, Goiás

Se você gosta de fazer trilhas ou sempre teve vontade de começar, a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, é seu destino perfeito. A região ainda oferece diversões mais emocionantes, como a tirolesa do Voo do Gavião, de 850m. Mas a atividade mais procurada da localidade são as cachoeiras!

A região turística da Chapada dos Veadeiros é formada por 5 municípios próximos Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Colinas do Sul e São João d’Aliança. Sendo o município de São João d’Aliança casa da sexta maior cachoeira do Brasil. A cachoeira do Label é uma novidade na proposta de ecoturismo da região e promete muita contemplação da natureza.

#4 Gramado, Rio Grande do Sul

Gramado, no Rio Grande do Sul, já é referência para quem deseja curtir o feriado de carnaval de uma maneira mais tranquila. Considerada uma cidade bastante estrutura para o turismo, a cidade passa despercebida durante o Carnaval pelos viajantes. 

Então se você deseja fazer passeios em Parques Estaduais, Snowland (dá pra esquiar até no calor de fevereiro!) e no Lago Negro, Gramado te aguarda durante a folia.

#5 Alter do Chão, Pará

Segundo o jornal inglês The Guardian, Alter do Chão foi eleita a praia mais bonita no Brasil, em um ranking com 9 outras praias. Conhecido como caribe amazônico, a praia com às margens do rio Tapajós tem recebido turistas do mundo todo e promete uma tranquilidade profunda.

O viajante que optar passar o Carnaval em Alter do Chão não deve deixar de visitar a Praia do Amor, mais famosa entre os turistas. Mas também deve ficar atento às especificações durante o período chuvoso. A vila no interior do Pará, além de muito famosa entre os viajantes, possui um cenário paradisíaco, provavelmente por conta dos passeios de barco que mostram a vegetação amazônica e do pôr do sol de tirar o fôlego.

#6 Jalapão, Tocantins

Para os amantes de ecoturismo, o Parque Estadual do Jalapão é um destino não tão popular entre viajantes, mas que merece ser descoberto! Para quem gosta de paisagens de tirar o fôlego, cachoeiras e passeios ao ar livre, o Jalapão é a pedida certa.

Por não ter um aeroporto próprio, o viajante que deseja conhecer o destino vai precisar se deslocar por via terrestre até os municípios que fazem parte do Parque Estadual. Mas a viagem com certeza vale a pena! São dunas douradas, pedra furada, fervedouros e vegetação característica do cerrado brasileiro que esperam a visita dos entusiastas por ecoturismo.

#7 Parque Nacional do Catimbau, Pernambuco

Considerado o segundo maior parque nacional brasileiro, além de um importante destino de ecoturismo, a visita ao Parque Nacional do Catimbau promete uma aula de geografia brasileira! A região inaugurou em 2002 um parque de sítios arqueológicos e monumentos geomorfológicos. 

As paisagens, esculpidas por erosão, são uma das atividades mais procuradas em Catimbau, principalmente considerando que as trilhas são de fácil acesso e cheias de descobertas geológicas. Diante da caatinga, vegetação característica do Brasil, existe uma variedade de inscrições pré-históricas nas cavernas e formações rochosas feitas por diversos grupos étnicos. 

#8 Ilha do Cardoso, São Paulo

A Ilha do Cardoso, ilha que pertence ao município de Cananéia e quase faz divisa com o Paraná, de fato um dos destinos mais recomendados para quem deseja passar a folia em exílio. 

O isolamento total e contato direto com a natureza e paisagens paradisíacas é garantido, porque a região não possui sinal de celular com qualidade e a energia elétrica é suprida por poucos geradores. Os acessos às praias acontecem através de trilhas de alguns minutos, com o privilégio de vivenciar 15 mil hectares de Mata Atlântica intocada. 

#9 Serra do Caraça, Minas Gerais

O Parque Natural do Caraça, localizado na Serra do Caraça em Minas Gerais, reúne a combinação excepcional entre passeios históricos e belas cachoeiras. O nome do local vem da silhueta do local vista de cima, que forma um enorme rosto. 

As construções centenárias na região abrigam bibliotecas, museus e museus sacros. Além dos banhos de corredeiras entre pedras, cachoeiras e piscinas naturais. Um verdadeiro santuário da natureza e de espécies ameaçadas em extinção, como lobo guará, que ao cair da noite são alimentados pelos padres no seminário da localidade.

#10 Foz do Iguaçu, Paraná

Foz do Iguaçu, no Paraná, é um dos destinos brasileiros mais preparados para turistas do mundo todo. As atrações variam bastante, mas o viajante pode escolher entre visitas às famosas cataratas do Iguaçu, que estarão em cheia no período do Carnaval. Ou também pode se programar para ir às compras na região da tríplice fronteira.

O viajante pode ainda se programar para visitar o parque das aves ou a usina de Itaipu. 

De fato, Foz do Iguaçu entrega uma variedade de experiências para todos os tipos de turistas, e o Carnaval pode ser o momento certo para conhecer a região.

E aí, gostou das nossas sugestões de destinos mais tranquilos para o Carnaval? 

Lembrando que algumas dessas localidades possuem programações carnavalescas, mas os turistas que escolhem esses destinos não costumam se movimentar para a folia. O objetivo é relaxar e aproveitar os dias de folga!

Se você gostou da nossa lista, comenta aqui embaixo que destino você gostaria de ir a para um carnaval diferente!


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!