Tempo de leitura: 9 minutos

Dimensões da mala de mão: regras da ANAC e dicas essenciais

Descubra as dimensões da mala de mão e fique por dentro das principais informações sobre essa bagagem gratuita.

Viajar somente com a mala de mão já se tornou um hábito entre passageiros, e não somente pela praticidade.

Isso porque nem sempre a mala que você quer levar, além da bagagem de mão, está inclusa no valor da passagem.

Dessa forma, evitando o despache, muitos passageiros precisam ficar por dentro do que a ANAC determina sobre mala de mão.

Quer ficar por dentro das dimensões da mala de mão, de acordo com a ANAC e as principais companhias aéreas do país? Acompanhe!

👉 Sofreu um problema com voo? Não se preocupe! Nós cuidaremos de todos os detalhes legais para buscar uma indenização justa de até R$ 10 mil para você.

Dimensões da mala de mão: o que a ANAC determina?

A mala de mão é uma bagagem gratuita, isto é, é direito de todos os passageiros e tem o peso máximo de 10kg como determinação da ANAC.

Por outro lado, as dimensões geralmente são de 55 cm X 35 cm x 25 cm lineares (incluindo alças e rodas), mas o volume pode ser definido também pela companhia aérea.

Pensando nisso, trouxemos uma tabela que determina as dimensões da mala de mão, além do peso máximo, que é determinado pela ANAC.

Descubra mais artigos relacionados:

Regras e dimensões da mala de a mão de acordo com as companhias aéreas brasileiras

Como mencionamos, as empresas aéreas do Brasil seguem as regras da ANAC para operar.

Sendo assim, em 2019 todas as companhias brasileiras padronizaram as dimensões da mala de mão,

Dessa forma, de acordo com a ANAC, as regras para bagagem funcionam da seguinte forma:

  • bagagem de mão gratuita, desde que respeitando as dimensões estipuladas;
  • bagagem despachada paga, mas dependendo da tarifa, a primeira mala pode estar incluída no bilhete.

Veja abaixo as dimensões da mala de mão de forma detalhada:

Tipo de bagagemDimensõesPeso
De mão55 x 35 x 25cm10 kg
Despachada80 x 50 x 28cm23 kg
Dimensões da mala de mão e despachada, de acordo com a ANAC

Além das determinações acima, o passageiro também tem direito de levar consigo um item pessoal.

Por exemplo, uma bolsa, mochila pequena, maleta, etc.

No entanto, o tamanho do item pessoal pode variar de empresa aérea para empresa aérea, assim como a tarifa da bagagem despachada.

Por isso, o ideal é que, em caso de dúvidas, o passageiro entre em contato com a companhia aérea para esclarecer qualquer questão.

Principalmente porque, já no aeroporto, será muito difícil refazer suas malas.

Ou, para piorar, pagar uma tarifa que você não estava esperando.

Dimensões da mala de mão em voos internacionais

Se o voo internacional for operado pela Azul, Latam ou Gol, as dimensões da mala de mão seguem as mesmas regras dos voos domésticos, 10kg com 55 cm X 35 cm x 25 cm lineares.

Porém, se o voo for operado por uma companhia estrangeira, será necessário conferir as medidas adotada por ela, já que pode variar de empresa para empresa.

Dimensões da mala de mão: regras da ANAC e dicas essenciais

Regras para líquido na mala de mão

Além de se importar com as dimensões da mala de mão, é necessário dar atenção também as regras para o transporte de líquido nesse tipo de bagagem.

Para voos nacionais, aqui está a lista de pontos importantes:

  1. Quantidade máxima por passageiro: quantidade máxima de 1,2 quilos ou 1,2 litros. Portanto, é necessário somar o volume de todas as embalagens para se certificar de que não está ultrapassando o limite total.
  2. Capacidade dos fracos: cada um dos frascos deve ter a capacidade máxima de 300g ou 300ml. Além disso, lembre-se: Todos somados não devem ultrapassar 1,2kg ou 1,2 l.
  3. Regras para bebidas alcoólicas: você pode levar bebida alcoólica na bagagem de mão, desde que o teor alcoólico não ultrapasse os 70%. Quanto à quantidade, é possível levar até 5 litros, desde que divididos em garrafas de, no máximo, 1 litro.

Já para os voos internacionais, você não pode deixar de saber:

  1. Quantidade máxima por passageiro:  quantidade máxima de 1 litro. Portanto, é necessário somar o volume de todas as embalagens para se certificar que não está ultrapassando o limite total.
  2. Capacidade dos fracos: cada um dos frascos deve ter a capacidade máxima de 100ml  e precisam estar em uma embalagem plástica (tipo ziploc ou uma nécessaire com plástico transparente). Além disso, lembre-se: Todos somados não devem ultrapassar 1 litro. Portanto, você pode levar até 10 frascos de 100ml.
  3. Regras para bebidas alcoólicas: o transporte de bebidas na bagagem de mão é proibido. Afinal, as regras de consumo desse tipo de produto podem variar de acordo com a legislação do país.

Além disso, lembre-se de que não basta respeitar as regras para o transporte de líquido, afinal você também deve respeitar as dimensões da mala de mão.

O que não pode levar na bagagem de bordo?

Estando por dentro das dimensões da mala de mão e das regras para transporte de líquido, confira a seguir uma lista de itens proibidos na bagagem, de bordo:

  • Armas – de fogo, de pressão, de choque elétrico ou químicas (inclusive réplicas ou de brinquedo), estilingue, sprays de pimenta, ácidos ou neutralizantes.
  • Objetos pontiagudos ou cortantes – machados, picadores de gelo, estiletes, equipamentos de artes marciais, navalhas, facas, tesouras, canivetes ou instrumentos multifuncionais com lâminas superiores a 6 cm.
  • Ferramentas de trabalho – pés de cabra e alavancas similares, furadeiras e brocas (inclusive portáteis e sem fio), chaves de fendas e cinzéis com lâmina ou haste superior a 6 cm, serras (inclusive portáteis ou sem fio), maçaricos, martelos, marretas, pistolas de pregos (e similares), dispositivos de alarmes.
  • Substâncias explosivas, incendiárias ou inflamáveis – explosivos, munições, espoletas, fusíveis, detonadores, estopins, minas, granadas ou similares, fogos de artifício, cartuchos geradores de fumaça, dinamite, pólvora, pós metálicos e similares, líquidos inflamáveis, aerossóis, gases inflamáveis, isqueiros do tipo maçarico, repelentes de animais em aerossóis.
  • Substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos – cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquidos corrosivos derramáveis, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos.

Portanto, não vacile na hora de organizar a sua mala.

E se você teve um problema com voo atrasado ou voo cancelado que atrasou a sua chegada ao destino final em 4 ou mais horas, conte com a Resolvvi para fazer justiça!

Isso porque juntos buscaremos uma indenização justa para você pelo dano que sofreu. Avalie seu caso grátis:

FAQ – Saiba mais sobre dimensões da mala de mão

Quais são as dimensões permitidas para uma mala de mão em voos no Brasil?

As dimensões permitidas para uma mala de mão em voos por companhias brasileiras são 55 x 35 x 25 centímetros lineares, incluindo alças e rodas, com até 10kg.

O que acontece se minha mala de mão exceder as dimensões permitidas?

Se sua mala exceder as dimensões permitidas, a companhia aérea pode solicitar que você despache a bagagem no porão do avião, sujeito a taxas adicionais.

As dimensões da mala de mão incluem as rodas e alças?

Sim, as dimensões permitidas incluem as rodas e alças da mala de mão. Certifique-se de medir a mala com todas as partes inclusas.

As dimensões da mala de mão são as mesmas em voos nacionais e internacionais?

Nem sempre. Em voos internacionais, as dimensões permitidas para malas de mão podem variar de acordo com a companhia aérea e as regulamentações do país de destino. Sempre verifique as regras específicas para o seu voo.

Há diferença de dimensões para malas de mão em voos de diferentes classes?

Em alguns casos, sim. Algumas companhias aéreas podem permitir dimensões ligeiramente maiores para malas de mão em classes superiores, como executiva ou primeira classe. Verifique as políticas da sua companhia aérea.

Como posso medir corretamente minha mala de mão?

Para medir corretamente sua mala de mão, utilize uma fita métrica para calcular o comprimento, largura e altura, incluindo rodas e alças.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Patricia Autran da Resolvvi

Chief of Marketing Operations e Engenheira de produção de formação, Patricia Autran escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre dicas para os passageiros. Já que adora viajar, conhece os principais truques para sua viagem ser um sucesso.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *