Em quanto tempo o nome sai do Serasa após o pagamento da dívida?
indique e ganhe

Você sabe em quanto tempo o nome sai do Serasa após o pagamento da dívida? Fique por dentro do assunto e negocie suas dívidas com tranquilidade. Acompanhe a leitura!

negociar dívidas

A inadimplência ou o famoso “nome sujo na praça” é a realidade de milhões de brasileiros que, por alguma razão, não conseguiram realizar o pagamento de uma ou mais contas vinculadas ao seu nome.

Leia também: Como negociar dívidas?

Uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) mostrou que a inadimplência está em alta no Brasil.

Principalmente por conta do início da pandemia, já que muitas famílias brasileiras tiveram sua renda mensal comprometida pela crise no país.

De acordo com CNC, aproximadamente 67,4% das famílias ouvidas estavam com alguma dívida em julho de 2020.

Essas dívidas têm diferentes origens, que podem ser por atraso no pagamento do cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, prestação de casa, carro, etc.

Infelizmente, as dívidas também são a origem da negativação do nome de tantos brasileiros nos últimos meses, principalmente desde o inicio da pandemia.

No entanto, muitas das pessoas endividadas continuam fazendo esforços para regularizar a situação junto aos órgãos de proteção ao crédito e, assim, limparem seus nomes o quanto antes.

A retirada do nome do SPC/Serasa pode se dar de duas principais formas:

  1. Quando é realizado o pagamento total da dívida em questão;
  2. Mediante acordo de pagamento realizado com a empresa.

Mas, mesmo diante do pagamento do valor total da dívida, você sabe em quanto tempo o nome sai do Serasa ou de outros órgãos de proteção ao crédito? Acompanhe!

E com quanto tempo o nome sai do Serasa após o pagamento da dívida?

Você pode não saber, mas existe um prazo para o nome sair do Serasa após o pagamento do valor total da dívida.

Sendo assim, a empresa tem o prazo de até 5 dias úteis para realizar a retirada do seu nome dos birôs de proteção do crédito. Esse prazo começa a contar a partir da identificação do pagamento da dívida ou acordo.

Ou seja, caso o pagamento seja realizado via boleto, cheque ou outro meio que precise de confirmação de pagamento, o prazo só começa a contar de fato após ser dado baixa no pagamento.

Vale lembrar que é obrigação da empresa fornecer um comprovante do pagamento da dívida, esse recibo é essencial para evitar futuros problemas relacionados à quitação desse débito.

É importante lembrar também que a empresa não pode alegar que existe um prazo interno específico para dar baixa no nome.

Logo, o prazo de 5 dias vale para todos os casos e deve ser rigorosamente respeitado.

Caso a empresa não limpe o nome, o que fazer?

Sabendo do prazo para retirar o nome do Serasa após o pagamento da dívida, é possível sim que a empresa não cumpra com o determinado.

Caso realize o pagamento da dívida ou acordo e, após os 5 dias úteis de prazo seu nome continuar registrado nos órgãos de proteção ao crédito, é importante buscar seus direitos o quanto antes.

Pagou um débito e seu nome continua sujo? Clique aqui e descubra se você tem direito a uma compensação em dinheiro!

O primeiro passo é entrar em contato com a empresa para solucionar o problema.

Se mesmo após o contato a empresa não for feita a retirada do seu nome, você poderá exigir seus direitos e pedir uma compensação em dinheiro pelos danos morais sofridos, além da retirada do seu nome do Serasa.

Isso acontece porque a empresa ultrapassou o prazo estabelecido pela justiça para regularizar a situação do seu nome perante esses órgãos.

Nessa situação, cada dia conta, pois quanto mais tempo seu nome continuar sujo, mais comprometida ficará sua saúde financeira.

Sou prejudicado se meu nome ficar muito tempo no Serasa, mesmo após o pagamento da dívida?

Por conta da negativação do nome, você será duramente prejudicado. Isso acontece porque a partir de então, o mercado irá lhe enxergar como um “mau pagador”.

Por exemplo, com a pontuação do score caindo, dificultando, assim, futuros empréstimos, financiamentos ou, em casos mais graves, até a entrada no mercado de trabalho.

Nesse caso, você deve buscar os seus direitos enquanto consumidor, uma vez que nome negativado indevidamente é considerado uma prática abusiva e, em muitos casos, é seu direito recorrer judicialmente a uma indenização por danos morais.

nome sujo injustamente

A Resolvvi possui um serviço especializado em nome negativado indevidamente. Acessando o nosso site, você pode conferir seu CPF e pode saber imediatamente se seu caso é qualificado para receber uma compensação em dinheiro!

Que outras situações podem gerar uma negativação indevida:

Conta já paga: Quando o consumidor já realizou o pagamento de determinada conta e, mesmo assim, continua com o nome negativado ou tem o nome incluído em decorrência desse erro.

Golpe ou fraude: Quando seu nome é utilizado de forma criminosa por terceiros, resultado na negativação.

Serviço não contratado: Quando seu nome é negativado devido a cobrança de um serviço no qual você não contratou e que, em muitos casos, desconhece completamente.

Dívida vencida há 5 anos ou mais: Ocorre em situações que seu nome já está negativado há 5 anos e ainda não foi retirado desses birôs de proteção ao crédito. Ou seja, passados os 5 anos, a dívida em questão caduca e o nome do consumidor deve ser retirado desses cadastros.

Você sabe se seu nome já saiu do Serasa?

É importante estar sempre alerta para a situação do seu nome no SPC/Serasa.

Por exemplo, caso exista alguma débito ou negativação pendente em seu nome, é muito importante que a dívida seja negociada o quanto antes para que seu nome volte a ficar limpo novamente.

Quer encontrar as melhores ofertas para seus débitos de forma totalmente online? Clique aqui.

Em muitos casos, essas plataformas já oferecem acordos para quitação da dívida, o que é uma grande vantagem para o consumidor.

A Blu365, plataforma parceira da Resolvvi, e oferece a consulta gratuita de acordos para negociação de dívidas com excelentes descontos.

E aí, gostou de saber mais sobre o prazo que as empresas têm para limpar seu nome após o pagamento da dívida?

Não deixe de acompanhar o Blog da Resolvvi para continuar lendo conteúdos incríveis sobre seus direitos.

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários