Tempo de leitura: 9 minutos

Quanto tempo para o nome sair da Serasa após o pagamento: Dicas reais e direitos do consumidor

Se você realizou o pagamento da sua dívida negativada, é importante estar por dentro de quanto tempo leva para o seu nome sair da Serasa.

A inadimplência ou o famoso “nome sujo na praça” é a realidade de milhões de brasileiros que, por alguma razão, não conseguiram realizar o pagamento de uma ou mais contas.

Afinal, de acordo com o Mapa da Inadimpência do Serasa, em um levantamento de junho de 2022, mais de 68 milhões de consumidores estão endividados em nosso país.

Nesse sentido, essas dívidas têm diferentes origens, que podem ser por atraso no pagamento do cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, prestação de casa, carro, etc.

No entanto, muitas das pessoas endividadas continuam fazendo esforços para regularizar a situação junto aos órgãos de proteção ao crédito para limparem seus nomes.

Assim, a retirada do nome do SPC/Serasa pode se dar de duas principais formas:

  1. Quando é realizado o pagamento total da dívida em questão;
  2. Mediante acordo de pagamento realizado com a empresa.

Mas, mesmo diante do pagamento do valor total da dívida, você sabe quanto tempo leva para o nome sair da Serasa ou de outros órgãos de proteção ao crédito?

Se a empresa não respeitar o prazo, e o nome continuar no Serasa após o pagamento, o consumidor poderá exigir danos morais!

Ficou curioso(a) para saber mais? Então não deixe de acompanhar a leitura!

Afinal, quanto tempo após o pagamento leva para o nome sair da Serasa?

A verdade é que ninguém quer passar muito tempo com restrições no nome, não é mesmo?

E é por isso que, ao realizar o pagamento da dívida negativada, é possível que o consumidor se questione sobre quanto tempo leva para o nome sair da Serasa.

Assim, sobre esse tempo, a regra é clara: após 5 dias úteis, a contar do pagamento da dívida, a empresa deve retirar o nome do consumidor dos balcões dos órgãos de proteção ao crédito.

Como explica a gerente da Serasa Limpa nome Aline Maciel:

“A partir do pagamento da primeira parcela do acordo feito, o cliente tem até 5 dias para o nome sair do cadastro de inadimplentes.” Aline Maciel, gerente da Serasa Limpa Nome

Sendo assim, em pouco tempo após o pagamento da dívida, o nome do consumidor deve sair do Serasa.

Porém, é importante lembrar também que a empresa não pode alegar que existe um prazo interno específico para dar baixa no nome.

Além disso, é obrigação da empresa fornecer um comprovante do pagamento da dívida.

Isso porque este recibo servirá como prova para possíveis problemas envolvendo o prazo para o nome sair da Serasa após o pagamento da dívida, ou seja, se o tempo for superior.

Se for o caso de o prazo não ter sido cumprido, o consumidor estará sendo vítima de nome negativado indevidamente, pois isso estaria causando a manutenção da negativação.

Diante dessa situação ele pode contar com dois direitos principais:

  1. Ter o nome limpo com urgência;
  2. Exigir uma indenização por danos morais

Portanto, se for o seu caso, conte com a Resolvvi para fazer justiça e nós te ajudaremos com o pedido de indenização de forma 100% online e sem burocracias!

👉 Pagou sua dívida e seu nome continua na Serasa? Não se preocupe! Nós te ajudaremos a exigir uma indenização justa de até R$ 10 mil pelo ocorrido!

O que fazer se o nome não sair da Serasa no tempo certo após o pagamento da dívida?

Agora que você já sabe quanto tempo leva para o nome sair da Serasa após o pagamento, é hora de saber o que fazer caso não haja respeito ao prazo.

Caso realizado o pagamento da dívida ou acordo e, após os 5 dias úteis, o nome continuar com restrição nos órgãos de proteção ao crédito, o consumidor deve buscar seus direitos o quanto antes.

Nesse sentido, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para solucionar o problema, de maneira amigável.

Com isso, o esperado é que o credor limpe o nome com urgência.

Quanto tempo para o nome sair da Serasa após o pagamento: Dicas reais e direitos do consumidor

No entanto, nem sempre as empresas solucionam esta questão de forma amigável.

Se for o caso, como o consumidor já sabe quanto tempo leva para o nome sair da Serasa após o pagamento, é hora de tentar um novo meio: os portais de reclamações.

Sendo assim, vale a pena fazer reclamações em portais como:

Porém, havendo ou não solução, o consumidor pode entrar com um pedido de indenização por danos morais.

Isso porque, como você já sabe, estar com o nome sujo por uma dívida que já pagou se configura como nome negativado indevidamente!

Isso acontece porque a empresa ultrapassou o prazo estabelecido pela justiça para regularizar a situação do nome do devedor perante o comércio.

Nessa situação, cada dia conta, pois quanto mais tempo o nome continuar sujo, mais comprometida ficará a saúde financeira do consumidor.

Como comprovar negativação indevida?

Quanto ao direito à indenização, ele é possível quando o nome do consumidor não sair do Serasa no tempo de até 5 dias úteis após o pagamento da dívida.

E como já mencionamos, este problema se trata de uma negativação indevida, que também ocorre em outros casos, como:

  • Golpes e fraudes;
  • Serviço não contratado;
  • Serviço cancelado.

E para pedir indenização por danos morais por negativação indevida, aqui vai um passo a passo de como comprovar:

Como comprovar negativação indevida

  1. Consulte o nome para conseguir o comprovante de nome negativado

    No site do órgão proteção ao crédito procure por opções como “Meu CPF” e “dívidas negativadas”. Ao encontrar a dívida, faça um print das informações (nome da empresa credora e CNPJ, valor da dívida e etc). Isso será o seu comprovante de nome negativado.

  2. Reúna as demais provas

    E-mails trocados entre você e a empresa, comprovantes de pagamentos e de fechamento de acordo, faturas, boletos e tudo o que for possível para provar que você realizou o pagamento ou que a dívida nunca existiu.

  3. Envie as provas para a justiça

    Com tudo em mãos, é hora de enviar as provas para o responsável pelo seu caso para que seja possível exigir uma indenização.

É com essas provas que a Justiça poderá entender que o consumidor realmente foi vítima de nome negativado indevidamente ao não ter o nome limpo no tempo certo.

Como conseguir indenização?

Ao consultar a situação do seu nome, após 5 dias úteis do pagamento da dívida, e perceber que ele ainda está sujo, conte com a Resolvvi para fazer justiça!

Com as provas em mãos, avalie o seu caso grátis em nosso site e nós te ajudaremos a dar entrada no pedido de indenização.

Tudo será feito de forma online, sem burocracias ou audiências e você será avisado(a) sobre todas as atualizações que ocorrerem no seu caso.

Além disso, você só pagará pelo serviço se ganhar!

Afinal, o mais importante é não deixar de buscar os seus direitos, sobretudo em situações de erros cometidos por empresas.

E aí, gostou de ficar por dentro de quanto tempo leva para o nome sair da Serasa após o pagamento? Então continue acompanhando a Resolvvi e se mantenha informado(a)!

FAQ (Perguntas frequentes) sobre em quanto tempo o nome sai da Serasa após o pagamento

Quanto tempo após o pagamento a Serasa retira meu nome?

O Código de Defesa do Consumidor estipula o prazo de 5 dias úteis após o pagamento para a retirada do nome do consumidor da lista de negativados, portanto, deve ser seguido.

Posso agilizar a retirada do meu nome da Serasa?

Não. Isso porque o essencial é que se espere o prazo de 5 dias úteis.

Há consequências se a Serasa não retirar meu nome após o pagamento?

Sim, você pode exigir à empresa credora uma indenização por danos morais.

Como evitar que meu nome seja negativado indevidamente?

Fique atento às suas contas, consulte seu nome nos órgãos de proteção ao crédito com certa recorrência, negocie possíveis dívidas e exija sempre comprovantes de pagamento.

O nome sai da Serasa automaticamente após o pagamento?

Não, afinal, é necessário que a empresa credora comunique a quitação à Serasa para que a exclusão ocorra.

A Serasa é a única empresa de proteção ao crédito no Brasil?

Não, existem outras, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), que também registram inadimplências.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Gabriela Atanásio

Analista de Operações Jurídicas na Resolvvi e advogada de formação, Gabriela escreve artigos para o Portal Resolvvi sobre direitos do consumidor.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *