Empreendedorismo digital: como começar um negócio online
indique e ganhe

1. Como começar um negócio online?
2. Faça uma análise do seu nicho
3. É importante se especializar e continuar estudando
4. Características do empreendedorismo digital
5. Qual a importância das mentorias?
6. O que devo saber sobre investimentos?
7. Como lançar o negócio e conseguir clientes?
8. Dicas de conteúdo

O sonho de começar o próprio negócio e causar um impacto no mercado com certeza ficou mais acessível com a internet.

Principalmente se considerarmos a praticidade de empreender gastando menos – especialmente no começo – seja com a vastidão de materiais para estudos, até o investimento no negócio em si.

Porém, as muitas praticidades que um negócio digital oferece, não significa uma falta de desafios. Muito pelo contrário! E para saber por onde começar, é importante seguir exemplos que deram certo.

Em comemoração dos 3 anos de Resolvvi, vamos compartilhar um pouco da nossa trajetória, além de dicas valiosas para quem quer empreender online.

Quer saber como transformar seu desejo de ter um negócio digital em realidade? É só seguir as dicas da Resolvvi! Acompanhe.

nome-negativado-indenização

Empreendedorismo digital: como começar um negócio online?

De forma geral, empreender no meio digital é quando o negócio atua no ambiente virtual, ou seja, pela internet.

Existem milhares de possibilidades para o seu negócio digital, desde cursos online, e-commerces, blogs, canais do YouTube e soluções para o mercado através de serviços, como é o caso da Resolvvi.

Para nós, a predisposição do digital veio de total encontro ao propósito de desburocratizar e facilitar o direito do consumidor, além da possibilidade de impactar um número muito maior de pessoas através da internet.

Um negócio online se destaca dos outros quando oferece uma solução para um incômodo do cliente. A nossa proposta foi facilitar o que antes era algo inacessível: o direito do consumidor. Possibilitando que nosso cliente possa resolver seu problema com voo sem precisar sair de casa.

No entanto, um negócio online não sobrevive apenas com a ideia e pode ter o pontapé inicial de muitas maneiras.

Para a Resolvvi, o ponto de virada foi em uma madrugada de sexta-feira, em novembro de 2016, quando o engenheiro de produção Bruno Arruda e o advogado Jesus Hernández materializaram a sua ideia de desburocratizar o direito do consumidor em um canvas do negócio.

O que antes era uma visão que pretendia facilitar o acesso a um serviço, muitas vezes caro e demorado, tomou forma através de projeções financeiras, soluções de viabilidade econômica, transformando o que era impreciso em palpável e mensurável. E isso foi só o começo.

Mas o que você precisa saber para começar seu negócio? Nós vamos te ajudar.

Empreendedorismo digital: Faça uma análise do seu nicho

Não somente escolher e definir bem seu nicho de mercado antes de abrir um negócio digital, é importante também fazer uma análise detalhada em onde você decidiu empreender.

Por isso, considere as áreas que você já teve algum tipo de contato ou conhecimento prévio. Se não for o caso, então tenha em mente um nicho que você tenha interesse em estudar e aprender sobre o assunto.


O lançamento oficial do site da Resolvvi, em abril de 2017, foi no Aeroporto, local que dialoga com nosso nicho de mercado.

A escolha do nicho também pode acontecer de forma espontânea.

Para nós, o interesse em facilitar o direito do consumidor começou quando o advogado Jesus Hernández percebeu, enquanto defendia grandes empresas, que os consumidores tinham vontade de buscar seus direitos, mas consideravam algo burocrático e caro.

Quando trouxe sua ideia para o engenheiro Bruno Arruda, os fundadores da Resolvvi atrelaram a necessidade de ajudar o consumidor à importância de educar o mercado.

O produto disso é um serviço em que o consumidor pode buscar seus direitos de forma extremamente simples e só pagando se ganhar.

Mas definir um nicho no início não quer dizer que ele não possa mudar, como foi nosso caso. Lidar exclusivamente com direitos do passageiro só aconteceu 3 meses depois, após muitos estudos e aprendizados.

Empreendedorismo digital: É importante se especializar e continuar estudando

Não pense que o primeiro curso sobre empreendedorismo que você fizer será o último. Muito pelo contrário!

Por ser uma área de constante transformação, o empreendedor que decidir abrir um negócio online precisa estar estudando e buscando novos aprendizados sempre que possível.

Para o Bruno, CEO da Resolvvi, continuar buscando conhecimento é essencial. Para ele, o aprendizado contínuo está atrelado à sobrevivência da empresa.

Quando a responsabilidade é grande e as expectativas são altas, você não deve supor que sabe de tudo.

Por isso, se você quer ter um negócio digital, não pense que as boas ideias vão “cair do céu”. Na verdade, tudo é fruto de muito empenho e consumo de conteúdo.

Empreendedorismo digital: Algumas características fundamentais

Muito se fala em um perfil do empreendedor de sucesso. Entre fórmulas infalíveis e promessas de ganhos rápidos, ainda existem características fundamentais para ter sucesso ao montar um negócio online.

Para o Jesus, COO da Resolvvi, humildade é um traço muito importante. Para ele, é importante “entender que você provavelmente vai estar errado”, conta. E ele ainda lembra que “(…) a gente não teria passado por isso se não fosse pedindo ajuda para mentorias.

Independente do tamanho do negócio que você tem (ou quer ter), não ser tomado pelo ego é o que define muito do seu sucesso.

Outro traço fundamental, é a resiliência. Ser resiliente define a sua maneira de lidar com os desafios. Na Resolvvi, também acreditamos na importância de ter “sangue no olho”.

Empreendedorismo digital: Qual a importância das mentorias?

Ouvir os exemplos de quem deu certo e de quem sabe é outro ponto muito importante para um negócio online de sucesso.

E com a Resolvvi não foi diferente!

As mentorias que participamos foram fundamentais para os aprendizados nos últimos 3 anos. Os ensinamentos serviram não somente para modificar processos, mas também para validar os acertos e conhecer outros negócios.

Geralmente, as mentorias acontecem através de consultorias focadas em cada negócio e palestras com cases de sucesso e especialistas da área.

Atualmente, mesmo com o trabalho remoto por conta da quarentena, ainda estamos em constante aprendizado com a Endeavor.

Empreendedorismo digital: O que devo saber sobre investimentos?

Em algum momento do seu negócio online, você pode sentir necessidade de crescer mais rápido. Nesse caso, a dúvida entre empreender com capital próprio ou buscar um investimento vai surgir.

Para o Bruno, isso está relacionado ao perfil do empreendedor e do negócio. Por isso, é importante conversar tanto com pessoas que investiram sozinhas, como quem levantou um aporte com investidora.


Em agosto de 2019, a Resolvvi recebeu uma rodada de investimentos, no valor de R$2,2 milhões, liderada pela DOMO Invest, junto a GVAngels e Bossa Nova Investimentos.

Além do mais, também será necessário consumir conteúdos sobre o mercado e acompanhar aceleradoras e fundos de investimentos de confiança e destaque no mercado.

Empreendedorismo digital: Como lançar o negócio e conseguir clientes?

Ao começar um negócio online, é comum sentir dúvidas em coisas básicas. Essa incerteza perpassa desde o lançamento do negócio e até formas de conseguir clientes.

Apesar de não existir uma fórmula para responder essas dúvidas, a Resolvvi tem alguns aprendizados para compartilhar e testes que você pode aplicar em seu negócio.

Para a nossa ideia fazer sentido e se materializar, ela precisou ser testada através de entrevistas com possíveis clientes. Isso foi necessário para nos ajudar a validar e invalidar hipóteses sobre nosso serviço.

Por isso, no dia do lançamento do nosso site, fomos ao Aeroporto. Lá, foi possível entrevistar diversos clientes, buscando identificar e entender os problemas enfrentados ao buscar seus direitos de consumidor.

Porém, não foi só isso que garantiu clientes potenciais para a Resolvvi. Foi, na verdade, com a ajuda de amigos e familiares que conseguimos nossos primeiros clientes.

Nesta fase do seu negócio, contar com pessoas próximas será essencial para garantir feedbacks sinceros, testes do produto, ideias para novos testes e indicação do serviço.

A Resolvvi teve seu “boom” inicial de uma maneira bem inusitada, Tudo aconteceu quando um amigo próximo teve um problema com voo. Chateado com a situação, ele convenceu todos os presentes no voo a se cadastrarem no site. Mas não foi só na conversa! Para garantir que os outros passageiros confiassem na Resolvvi, ele imprimiu o nosso site e entregou para cada um.

Situações totalmente espontâneas como essa só acontecem quando pessoas acreditam no seu propósito. Por isso, o apoio de amigos e familiares foi fundamental para esses 3 anos de Resolvvi.

Empreendedorismo digital: Dicas de podcasts, livros e mais!

Se você chegou até aqui, é porque gostou de conhecer a história da Resolvvi, startup que surgiu há 3 anos atrás, com o intuito de desburocratizar o acesso ao direito do consumidor.

Agora você conhece um pouco mais do nosso jeito Resolvvi de fazer as coisas.

Ao contar nossa história e te ajudar a começar seu negócio online, não podemos deixar de sugerir alguns materiais e conteúdos que foram cruciais para nosso sucesso.

Veja a lista de podcasts, livros e muito mais!

Livros:

Podcasts:

Plataformas de conhecimento:

Newsletter para seguir:

E aí, gostou de conhecer um pouco da experiência da Resolvvi e de quebra receber dicas incríveis de como começar seu negócio online?

Agora você sabe que pode contar com a gente não só para resolver seu problema com voo, né?

Comenta aqui embaixo qual dica foi muito importante para você!

Desculpe, os comentários deste artigo estão encerrados.

2 Comentários

  1. Os cursos de marketing digital ainda estão vendendo bem?
    Vale apena promover?

  2. AvatarNajaradisse:

    Realmente um negócio online é a alternativa mais inteligente para sair da crise nos tempo de hoje.
    Parabéns pelo artigo, me identifiquei muito com sua explicação, conteúdo muito rico em detalhes.