Fraude no CPF: Saiba como resolver

fraude no cpf
Exija seus direitos sem sair de casa

Semana passada, em uma série de tweets, o âncora do Jornal Nacional, William Bonner, fez uma reclamação em sua conta do twitter sobre o nome do seu filho ter o CPF utilizado indevidamente para solicitar benefício do Auxílio Emergencial.

A fraude no CPF revoltou o âncora e chocou a internet. Porém, tudo isso levantou uma pergunta: Se até o filho de uma pessoa famosa pode ser fraudado assim, sem mais nem menos, o que sobre para pessoas “normais”?

Recentemente, o ministro da Controladoria Geral da União informou que cerca de 160 mil cadastros do Auxílio Emergencial podem ter sido fraudados.

Pensando nisso, vamos te ajudar a entender tudo sobre como descobrir fraudes no CPF envolvendo o auxílio emergencial através de consulta totalmente online.

Também quer saber tudo sobre como evitar fraudes no CPF? Acompanhe a leitura.

Fraude no CPF: O que fazer?

Você tem recebidos ligações e SMS te cobrando de uma dívida que nunca fez? Esse é um dos sinais de que seu CPF pode ter sido fraudado.

Infelizmente, pessoas agem de má fé e podem te prejudicar através de fraudes. A prática inclusive tem afetado pessoas através do Auxílio Emergencial, oferecido pelo governo por conta da pandemia.

A fraude no CPF costuma acontecer de suas formas: 1) utilizando o CPF  de uma pessoa já cadastrada no benefício e furtando o valor; ou 2) fazendo o cadastro na plataforma com o CPF de alguém que optou por não receber o benefício, mesmo que tenha direito.

Também há casos em que alguns consumidores dizem ter recebido uma SMS de confirmação do pedido do benefício, mesmo não tendo feito a solicitação. 

Porém, existem maneiras de descobrir se seu CPF foi utilizado indevidamente para solicitar o benefício. 

Quer saber como consultar CPF e descobrir fraude no CPF? Siga nosso passo a passo. É bem simples!

Leia também: Quer saber como ganhar dinheiro na quarentena? Não deixe de conferir nossas dicas!

Como descobrir fraude no CPF

Para descobrir se seu CPF foi utilizado indevidamente para solicitar o benefício, basta seguir os seguintes passos:

1) Entre na plataforma de verificação da Caixa Econômica Federal, clicando aqui.Insira seus dados no site, como CPF, nome da mãe, nome completo e a data de nascimento. Não se esqueça de marcar a opção “Não sou um robô”. Pronto, agora é só clicar em “Enviar”.

2) O site irá mostrar o resultado do seu CPF, informando toda a trajetória do seu cadastro no Auxílio Emergencial. Desde a data do início do processamento e o dia do resultado do seu pedido.

Logo, se foi feito um cadastro em seu nome no benefício, aparecerão em sua tela alguns possíveis status do pedido, sendo 1) Benefício aprovado; 2) Benefício não aprovado; 3) Em processamento; 4) Requerimento retido; 5) Dados inconclusivos.

No entanto, caso você não tenha feito o pedido do Auxílio Emergencial, o que deve aparecer na sua tela é a categoria de “Requerimento não solicitado”, ou seja, informando que de fato você não pediu o benefício e que não houve fraude no seu CPF. 

Sendo assim, se você não fez a solicitação do benefício, mesmo que tenha direito, e aparecer um dos resultados que indicam o pedido do Auxílio Emergencial, provavelmente houve uma tentativa de fraudar o seu CPF, que pode ter dado certo ou não.

Se você estiver com esse problemão nas mãos, deve querer saber como resolver, certo?

Fique calmo! Vamos te ajudar a resolver fraude no CPF em poucos passos.

Como resolver fraude no CPF?

Se até o filho do William Bonner foi vítima de fraude para conseguir o Auxílio Emergencial, ninguém está salvo, certo?

Link do tweet

Felizmente, existem algumas formas de solucionar esse problema. Veja abaixo:

No geral, você deve resolver um problema de fraude no CPF notificando a Controladoria Geral da União (CGU) através do portal Fala.Br. Outra forma de contatar a CGU é por meio dos telefones 121 ou 0880-7070-2003.

Também recomendamos que você registre um Boletim de Ocorrência, até mesmo online, para ter a comprovação do acontecido e garantir que você já tem consciência que seu CPF passou por fraude, certo?

Independente de fraude por conta do Auxílio Emergencial ou não, você deve estar atento à como evitar possíveis falsificações do seu CPF. Como é de se imaginar, uma fraude no CPF pode ser desastrosa para sua vida financeira.

Como evitar fraude no CPF?

De acordo com o Serasa, existem uma série de práticas que o consumidor deve tomar como hábito para evitar falsificações e fraudes no CPF.

Veja as dicas que todo consumidor deve praticar para se proteger de fraudes no CPF, como:

  • Não perder de vista os documentos como CPF, RG, Carteira de Trabalho, CNH, dentre outros;
  • Não informar os números dos seus documentos em promoções, sorteios, rifas, etc, em empresas que você não tem confiança;
  • Não fazer cadastro em sites suspeitos ou que não são da sua confiança;
  • Ao comprar online, desconfiar de sites que oferecem promoções com preços abaixo do mercado;
  • Não compartilhar dados pessoais em redes sociais.

Geralmente, as pessoas que agem de má fé falsificando o CPF de um consumidor, podem não somente gerar uma dívida no nome de quem foi fraudado, mas também uma negativação indevida.

Fraudes no CPF e Negativação Indevida

Por conta da fraude, o consumidor pode ser inscrito de forma errada nas instituições de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Para evitar essa dor de cabeça, o consumidor pode:

  1. Em caso da negativação já ter acontecido, ou seja, do consumidor já estar com o nome sujo por conta da fraude, é importante que ele entre em contato com a empresa e esclareça todo o ocorrido.

    Porém, o consumidor também pode pedir uma indenização por danos morais, considerando que é de responsabilidade da empresa estar atento às movimentações suspeitas.
  2. Caso os documentos tenham sido roubados ou furtados, o consumidor precisa fazer um Boletim de Ocorrência (BO) imediatamente e cadastrar um alerta gratuito no próprio site do Serasa.

E aí, gostou de saber mais sobre como evitar fraudes no CPF e sobre o que fazer quando o CPF é utilizado indevidamente para solicitar o benefício?

Todos os problemas envolvendo fraudes no CPF podem, infelizmente, gerar a negativação do seu nome. Por isso, não deixe de ser um consumidor consciente e exigir seus direitos.

Verifique grátis se seu problema de negativação indevida pode se tornar uma indenização por danos morais! É grátis e só vai levar 1 minuto. Clique aqui.

2 thoughts on “Fraude no CPF: Saiba como resolver

  1. Olá, estou passando para dar uma olhada. Parabéns pelo
    site. Vou recomendar para interessados nesse nicho de
    mercado. Voltarei outras vezes. Até logo!

    1. Oi, Paulo! Que bom que você gostou do nosso conteúdo. Para receber conteúdos e ficar por dentro de todas as novidades sobre direito do consumidor, faça parte do nosso canal de conteúdos do Telegram. Basta entrar por esse link: https://t.me/resolvvi_consumidor

Comments are closed.