Evite cair em fraudes no dia do consumidor!

Março contém o dia do consumidor dentro da sua programação, no dia 15. Por isso, são inúmeros os sites que oferecem promoções, descontos, “pague um e leve dois”, entre outros. Mas como não cair em fraudes no dia do consumidor?

O dia do consumidor é uma data ideal para quem deseja adquirir aquele tão sonhado produto com um preço mais em conta. Entretanto, são muitos os sites que acabam se aproveitando a ingenuidade de alguns clientes ávidos por descontos.

Por isso, a Resolvvi resolveu elencar algumas dicas para você não passar por nenhum tipo de fraude no dia do consumidor.

Ficou interessado? Então continue a leitura!

1 . Evite sites desconhecidos

Um dos cuidados primordiais para evitar cair em fraudes no dia do consumidor é evitar sites desconhecidos ou suspeitos. Caso você passe por promoções “imperdíveis” em endereços desconhecidos ou até mesmo naqueles sites com um visual “estranho”, corra! Se preferir, consulte também o Reclame Aqui com o nome do site para averiguar o que os consumidores estão falando sobre o seu serviço.

2. Procure averiguar quantas vezes determinado produto teve variação de preço  

Tente pesquisar pelo histórico de preços dos últimos 3 (ou 6) meses do produto que você deseja adquirir. A intenção dessa dica é te ajudar a não cair em uma das fraudes do dia do consumidor mais frequentes: “tudo pela metade do dobro”. Muitas lojas acabam aumentando o valor dos produtos uma semana antes da data para, na semana seguinte, oferecer um “desconto milagroso”. Suspeito, não é mesmo?

3. Preço do Frete

Tá. Você verificou a qualidade do site e achou a variação do preço nos últimos meses válida. Mas você sabia que, por conta dos preços mais em conta, muitas lojas acabam elevando o preço do frete nas alturas? Isso acontece para os comerciantes tentar lucrar algo a mais com as promoções. Em alguns casos, caso o preço esteja nas alturas, você pode optar pela retirada em loja (caso disponível).

4. Saiba sobre os direitos do consumidor 

Antes de adquirir mil produtos em promoção, procure entender melhor os seus direitos enquanto consumidor. Assim, você fica por dentro sobre as taxas e questões acerca de devoluções, trocas e afins. Aproveite e conheça alguns direitos que os consumidores têm, mas não sabem!

5. Fique de olho no estoque de produtos

Outra medida fundamental para evitar cair em fraudes no dia do consumidor é verificar se o seu tão desejado produto está, de fato, no estoque daquela loja ou e-commerce. Existem registros e relatos de clientes que adquirem um produto “x”, em valor promocional, mas acabaram não o recebendo pois a loja alegou que ele não estava no estoque. Caso isso venha a acontecer com você, conheça essas três opções:

  • Exigir o cumprimento da oferta daquele produto;
  • Exigir reembolso em forma de outros produtos daquele mesmo valor;
  • Exigir o reembolso no cartão de crédito ou em outra forma de compensação.

Fique esperto (a), tá bem?

6. Pagamento do site é seguro?

Finalmente, você está pronto para pagar aquele produto no seu carrinho de compras! Agora, é fundamental prestar atenção à segurança do site. Como assim? Veja se, no canto inferior da tela, existem selos que comprovam que aquele determinado site está seguro contra spywares ou firewalls. Procure também por selos de autenticidade e segurança da Google, Norton, entre outros. Você não vai querer passar os seus dados pessoais e de cartão em uma site que não possui segurança, não é mesmo?

Agora que você ficou por dentro de tudo o que você pode fazer (ou não) no dia do consumidor, aproveite para ler outras postagens informativas como esta, aqui, no blog da Resolvvi!

 

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!