Tempo de leitura: 10 minutos

Dia do Consumidor: Saiba como não cair em fraudes de ofertas

Entenda como evitar cair em fraudes no dia do consumidor. Mantenha a sua vida financeira em segurança com as nossas dicas.

O Dia do Consumidor é uma das principais datas comerciais do ano e a maioria das marcas faz campanhas e ofertas especiais.

Mas, infelizmente, nem todas as promoções são vantajosas e é necessário atenção para não cair em fraudes.

Para muitas pessoas, o Dia do Consumidor é uma oportunidade para comprar produtos e serviços com preços mais atraentes.

Entretanto, algumas empresas se aproveitam da situação e divulgam ofertas enganosas para ganhar clientes ávidos por descontos.

Por isso, a Resolvvi resolveu elencar algumas dicas para você não passar por nenhum tipo de fraude nas promoções do Dia do Consumidor.

Portanto, siga a leitura para se informar!

O que é o Dia Mundial do Consumidor?

O Dia do Consumidor é uma data criada para celebrar e fortalecer os direitos das pessoas enquanto consumidoras.

Dessa forma, a intenção desse dia é disseminar informação sobre as condições que devem ser garantidas aos consumidores em todas as relações de troca comercial, sejam de bens ou serviços.

Assim, com o tempo, o Dia do Consumidor também se tornou uma data em que as empresas oferecem descontos significativos, como forma de agradecer a confiança dos clientes.

Por isso, essa data entrou no calendário de datas importantes para o varejo.

No entanto, infelizmente, existem as fraudes no dia do consumidor.

Qual é o dia oficial do consumidor?

Se você não sabe qual é o Dia do Consumidor, anota aí: todos os anos, a data é comemorada em 15 de março.

Vale lembrar que essa é uma data global e as ações se concentram no mesmo dia, embora algumas marcas optam por fazer campanhas mais longas – mas sempre no mês de março.

Portanto, o Dia do Consumidor no Brasil é, oficialmente, em 15 de março, assim como nos demais países que adotam essa data no comércio. 

Por que 15 de março é Dia do Consumidor?

A história de como surgiu o Dia do Consumidor remete a um discurso do então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962.

Na ocasião, Kennedy defendeu que todos os consumidores têm direito à segurança e à informação. Além disso, também devem ser ouvidos e ter poder de escolha. 

O discurso teve uma grande repercussão na época, mas o Dia Mundial do Consumidor só foi comemorado pela primeira vez oficialmente em 15 de março de 1983. 

Ou seja, a origem do Dia do Consumidor foi nos Estados Unidos, mas logo diversos países adotaram a data para trazer luz à importância dos direitos do consumidor.

Por que o Dia do Consumidor é importante? 

A importância do Dia do Consumidor para os clientes vai muito além das ofertas. O propósito da data é reforçar, todos os anos, que os direitos do consumidor precisam ser respeitados.

Mas, é claro, também há o lado comercial. Assim, as ofertas são um verdadeiro chamariz para compras no Dia do Consumidor. Dessa forma, a data também tem uma relevância econômica para o varejo.

Atualmente, o principal canal para encontrar desconto no Dia do Consumidor são os sites e marketplaces. Inclusive, foi por meio de uma campanha do Buscapé, em 2014, que a data ganhou visibilidade no Brasil.

Porém com tantas possibilidades de venda na data, algumas empresas que atuam com e-commerce começaram a fraudar promoções, o que afetou a confiança dos consumidores.

Descubra mais artigos relacionados:

6 dicas para não cair em fraudes no Dia do Consumidor

Uma das fraudes frequentes é a oferta de um desconto no Dia do Consumidor que, na verdade, não existe. Ou seja, a empresa aumenta o preço do produto primeiro para depois aplicar o desconto. 

Mas você deve concordar com a gente que não faz sentido usar a promoção do Dia do Consumidor para desrespeitar os clientes, já que a data tem relação direta com os direitos do consumidor.

Por isso, reunimos 6 dicas para ajudar você a não cair em uma situação como essa. Veja a seguir!

1. Evite sites desconhecidos

Um dos cuidados primordiais para evitar cair em fraudes no Dia do Consumidor é evitar sites desconhecidos ou suspeitos. 

Caso você passe por promoções “imperdíveis” em endereços desconhecidos ou sites com um visual “estranho”, corra! 

Se preferir, consulte também o nome da empresa no Reclame Aqui para averiguar o que os consumidores estão falando sobre o serviço prestado.

Dia do Consumidor: saiba como não cair em fraudes de ofertas

2. Pesquise quantas vezes determinado produto teve variação de preço

Tente pesquisar pelo histórico de preços dos últimos 3 (ou 6) meses do produto que você deseja adquirir. 

A intenção dessa dica é ajudar você a não cair em uma das fraudes mais frequentes do Dia do Consumidor: “tudo pela metade do dobro”. 

Como falamos anteriormente, sites aumentam o valor dos produtos uma semana antes da data para, na semana seguinte, oferecer um “desconto milagroso”. Suspeito, não é mesmo?

👉 Recupere o que é seu por direito! Verifique gratuitamente se você tem direito a uma indenização de até R$10 mil por nome negativado indevidamente.

3. Avalie o preço do frete

Depois de verificar a qualidade do site e a variação do preço nos últimos meses, também vale checar se o frete está com um valor justo. 

Você sabia que, para “compensar” o desconto nos produtos, muitas lojas acabam colocando o preço do frete nas alturas? E isso pode ser mais uma das fraudes no dia do consumidor.

Em alguns casos, caso o preço do frete esteja muito alto, você pode optar pela retirada em loja, se essa for uma opção disponível.

4. Informe-se sobre os direitos do consumidor e evite cair em fraudes

Antes de adquirir os produtos em promoção, procure entender melhor quais são os seus direitos no Dia do Consumidor. 

Assim, você fica por dentro de questões relacionadas a devoluções, trocas e possíveis taxas. 

5. Fique de olho no estoque de produtos

Outra medida fundamental para evitar cair em fraudes no Dia do Consumidor é verificar se o produto que você vai comprar está, de fato, disponível no estoque da loja ou do e-commerce. 

Afinal, existem registros e relatos de clientes que adquirem um produto em valor promocional, mas não o recebem, pois a loja alegou que não havia estoque. 

Caso isso aconteça com você, você tem direito a uma dessas três opções:

  • Exigir o cumprimento da oferta daquele produto;
  • Exigir reembolso em forma de outros produtos do mesmo valor;
  • Exigir o reembolso no cartão de crédito ou em outra forma de compensação.

Portanto, se for o caso, as exija!

6. Verifique se o pagamento do site é seguro e evite fraudes no dia do consumidor

Finalmente, você seguiu nossas dicas e está prestes a pagar pelo produto que está no seu carrinho de compras! 

Agora, é fundamental prestar atenção no nível de segurança do site.

Portanto veja, no canto inferior da tela, se existem selos que comprovam que o site é seguro contra spywares ou firewalls. 

Além disso, procure também por selos de autenticidade e segurança da Google, Norton, entre outras empresas. 

Afinal, você não vai querer incluir os seus dados pessoais e de cartão em um site que não possui segurança, não é mesmo?

E se você tiver o seu nome negativado indevidamente, conte com a Resolvvi para fazer justiça! Portanto, avalie seu caso grátis:

Juntos buscaremos um indenização justa pelo dano que você sofreu. Tudo isso de forma online, sem burocracias, e você só pagará pelo serviço se ganhar!

FAQ – Saiba mais sobre fraudes no dia do consumidor

O que são fraudes no Dia do Consumidor?

As fraudes no Dia do Consumidor referem-se a atividades fraudulentas que ocorrem durante a celebração dessa data, envolvendo práticas enganosas, falsificações ou manipulações que visam prejudicar os consumidores ou empresas.

Quais são os tipos comuns de fraudes no Dia do Consumidor?

Os tipos comuns de fraudes no Dia do Consumidor incluem phishing, sites falsos, ofertas enganosas, golpes por e-mail ou mensagens de texto e clonagem de cartões de crédito.

Como posso identificar ofertas fraudulentas no Dia do Consumidor?

Para identificar ofertas fraudulentas, fique atento a preços muito baixos, sites desconhecidos, erros gramaticais, falta de informações de contato e métodos de pagamento suspeitos.

Quais precauções devo tomar para evitar fraudes no Dia do Consumidor?

Para evitar fraudes, confira a reputação do vendedor, use conexões seguras, desconfie de ofertas muito boas para ser verdade e evite compartilhar informações pessoais sem a devida segurança.

O que devo fazer se suspeitar de uma fraude no Dia do Consumidor?

Se suspeitar de uma fraude, denuncie às autoridades competentes, entre em contato com sua operadora de cartão de crédito e mantenha um registro das informações relevantes.

Como posso proteger minhas informações durante o Dia do Consumidor?

Para proteger suas informações, utilize sites confiáveis, evite fazer compras em redes públicas de Wi-Fi e mantenha seus dispositivos atualizados e com antivírus instalados.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Melyssa Diniz

Supervisora de Operações Legais e advogada de formação, Melyssa Diniz escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre nome negativado, facilitando informações sobre tudo que os consumidores precisam saber.

Todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *