Histórico de negativação do Serasa: Como excluir?

Giovanna Damasceno da Resolvvi Escrito por Giovanna Damasceno da Resolvviem 17 de abril de 2021
Histórico de negativação do Serasa: Como excluir?

Você sabe o que é o histórico de negativação do Serasa e como excluí-lo? Acompanhe a leitura e entenda tudo sobre o histórico do Serasa.

Você provavelmente já precisou realizar um cadastro em uma loja, banco ou imobiliária e teve seu histórico de negativação consultado, certo?

Mas você sabe a importância disso e como esse processo pode impactar você?

Na verdade, esta é uma situação muito comum: você deseja abrir um crediário em uma loja para realizar uma compra de maior valor ou desejar solicitar um empréstimo em um banco.

Neste momento, a empresa realiza uma busca nos órgãos de proteção ao crédito para verificar o seu perfil enquanto consumidor(a) e checar se você pode ter crédito liberado.

No entanto, nem sempre está claro o impacto que esta busca pode ter na vida da pessoa consultada.

Qual o impacto da consulta do histórico de negativação do Serasa?

O que acontece é que, a medida em que o CPF da pessoa é consultado com bastante frequência, cada empresa nova pode verificar quem já consultou anteriormente.

Isto pode ser ruim para você, uma vez que algumas empresas podem entender esta busca frequente como algo ruim.

Pois, de certa forma, isto significa que aquela pessoa tem demandado bastante crédito de diversas instituições e o risco de haver algum compromisso não honrado é maior.

Agora, você pode se perguntar: é possível excluir o de consultas no meu nome? Para aprender mais sobre o assunto, leia este artigo!

Por que preciso excluir o histórico de negativação do Serasa?

Como dito anteriormente, as empresas credoras consultam o seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa, Boa Vista e SPC, com o intuito de descobrir o seu histórico financeiro.

Portanto, antes de conceder crédito, elas avaliam alguns quesitos, como o seu score de crédito, se há alguma dívida associada ao seu CPF, e quantas vezes o seu CPF foi consultado, além de outras informações referentes a sua vida financeira.

Quando o seu CPF é consultado muitas vezes, isso pode ser prejudicial em novas solicitações de crédito, pois o excesso de consultas pode gerar desconfiança nas administradoras de cartão de crédito e instituições financeiras, por exemplo.

Leia também: O que é dívida negativada e como ela pode me prejudicar?

É possível limpar o histórico de negativação do meu nome dos órgãos de proteção ao crédito?

Sim, é possível! No entanto, o processo pode ser um pouco burocrático. 

Para solicitar que o seu histórico de consultas seja excluído, você precisa ser maior de 18 anos e seguir as indicações a seguir.

Atenção: A solicitação deve ser feita pessoalmente em uma das agências ou pelos Correios.

Aprenda como excluir histórico de consultas do CPF no Serasa

Para solicitar a exclusão do histórico de consultas do seu CPF no Serasa, você deverá ir pessoalmente até uma agência. Você pode descobrir qual é a mais próxima pelo site do Serasa.

Caso não more próximo a uma das agências, não se preocupe! Você pode fazer a solicitação através do envio de carta pelo Correios:

  • Você irá precisar baixar, imprimir e preencher o Termo de Responsabilidade e Exclusão de Passagem;
  • Após isso, leve o documento a uma cartório e reconheça firma da sua assinatura e junte cópias autenticadas dos seus documentos pessoais, como RG e CPF;
  • Por fim, envie pelo Correios para o seguinte endereço: Av. Dr. Heitor José Reali, nº 360, Jardim Nova São Carlos CEP 13571-385 – São Carlos A/C Gestão de Requerimentos Administrativos.

Como excluir histórico de consultas do CPF no Boa Vista

No caso de você desejar excluir o histórico de consultas de seu CPF no Boa Vista SCPC, você também precisará comparecer a um dos postos de atendimento, com os seus documentos originais com foto (RG ou CNH), além do seu número de CPF.

Caso você não resida em São Paulo, a solicitação pode ser feita pelo Correios:

  • Tire cópias do seu RG e CPF e realize a autenticação delas em um cartório;
  • Junte estas cópias dos seus documentos a uma solicitação escrita a próprio punho informando o seu desejo de que os seus dados de consultas do CPF sejam excluídos. Informe nesta solicitação também o seu endereço de e-mail, para que uma resposta seja enviada a ele;
  • Assine esta solicitação reconheça firma da assinatura em cartório;
  • Envie a declaração pelos Correios para o seguinte endereço: Caixa Postal 660 CEP 01031-970 – São Paulo/SP.

Consultei meu CPF e descobri uma dívida negativada que não fiz, como resolver?

Se em uma das consultas realizadas em seu CPF você descobriu que há uma dívida negativada que você não reconhece, você pode contar com a Resolvvi.

O nosso processo é 100% online, sem estresse para você! Todas as burocracias ficam com a gente!

Para isso, primeiro você deve clicar aqui e verificar se seu caso é elegível a uma indenização por danos morais.

Logo depois, basta nos contar os detalhes do problema que aconteceu com você, e anexar todas as provas que você tiver que confirmem que a cobrança é indevida juntamente com seus documentos pessoais (RG, CPF);

Em seguida, basta deixar que nossos especialistas cuidem do seu caso!

Além disso, você pode acompanhar seu pedido por meio da nossa plataforma, e também contar com o apoio do nosso time que está sempre a disposição!

Ao final, você terá seu nome livre de restrições, e também será indenizado por danos morais.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!