Tempo de leitura: 8 minutos

Inscrição indevida no Serasa: O que é e como resolver?

Você sabe o que é uma inscrição indevida no Serasa? Então acompanhe este artigo e fique por dentro de tudo sobre esse assunto e saiba como resolver esse problema!

Já se imaginou na situação de descobrir uma negativação do nome indevidamente por conta de uma compra que você não fez?

Certamente isso pode tirar o sono de qualquer pessoa.

Afinal, ter o nome sujo na praça representa que você está bloqueado para qualquer avaliação de crédito no mercado financeiro.

Mas será que isso é justo, realmente pode acontecer? Ou posso pedir danos morais por nome negativado indevidamente?

Se você quer entender tudo sobre esse assunto, então fique ligado(a) neste artigo e saiba como resolver uma inscrição indevida no Serasa!

👉 Pagou a dívida e seu nome continua negativado? Exija seus direitos agora mesmo! Você pode ser indenizado sem sair de casa.

Entenda como funciona a inscrição indevida no Serasa

Para quem não sabe o que é inadimplência, isso representa que o consumidor é visto como mau pagador pelo mercado financeiro.

Nesse sentido, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) autoriza que os consumidores inadimplentes, ou seja, que não pagam as suas contas, tenham o nome inscrito.

Ou seja, quando os consumidores possuem registro em sistemas como o Serasa, com o intuito de proteger comerciantes e outras empresas.

Dessa maneira, o consumidor pode encontrar algumas dificuldade por estar nessa posição, sobretudo quando pretende obter um crédito.

Então abrir um crediário ou fazer um financiamento é uma coisa muito difícil para quem está negativado.

No entanto, há situações nas quais o nome está negativado por engano ou erro, e não necessariamente por responsabilidade do titular.

👉 Pagou a dívida e seu nome continua negativado? Exija seus direitos agora mesmo! Você pode ser indenizado sem sair de casa.

Quer saber, então, como ocorre uma inscrição indevida no Serasa? Acompanhe a seguir!

Razões mais comuns para ocorrer uma inscrição indevida no Serasa

Como falamos anteriormente, pode haver uma falha no processo de negativação de um cliente.

Então se você descobriu uma inscrição indevida no Serasa, entenda quais são os principais motivos para isso acontecer.

Listamos os casos mais comuns para você entender o que acontece e assim saber como como retirar a negativação indevida do seu nome.

1. Já paguei a dívida e o nome segue negativado

Parece mentira, mas existem casos em que os consumidores podem se questionar: “paguei minha dívida mas meu nome continua no Serasa, e agora?

Quando isso ocorre, geralmente o consumidor teve uma dívida ativa no passado, mas conseguiu negociar dívidas negativadas que estavam em seu nome.

Então o cliente quitou os valores, mas mesmo assim, a empresa credora não comunicou os órgãos de proteção ao crédito para retirar o nome do cadastro de inadimplentes.

Neste caso, a falha está na empresa credora (para quem o indivíduo devia), e não no consumidor.

Já que houve a manutenção indevida em cadastro de inadimplentes, o cliente deve reivindicar seus direitos e exigir a retirada imediata do cadastro após o pagamento da dívida.

Apesar de muita gente não saber com quanto tempo o nome sai do Serasa após o pagamento da dívida, vale ressaltar que o prazo é de até 5 dias úteis após o pagamento da dívida.

Continue acompanhando a leitura e veja em que casos o consumidor pode ter uma inscrição indevida no Serasa!

2. Não contratei um serviço, por isso não paguei por ele

Outro caso muito comum para um cliente descobrir uma inscrição indevida no Serasa é por conta de um serviço não contratado.

Nesse caso, a empresa realiza uma prestação de serviço em nome do consumidor, como adquirir um contrato de telefone para dispositivo móvel, por exemplo.

A conta, quando não é paga, requer uma cobrança por parte da empresa responsável.

Porém, ao contatar o titular da conta, ele não reconhece a dívida.

Portanto, quando não há nenhuma relação efetiva entre as duas partes, possivelmente o consumidor foi vítima de golpe ou fraude.

Infelizmente, os golpes e as fraudes vêm aumentando significativamente nos últimos anos.

Então precisamos redobrar o cuidado, pois existem golpes do cartão de crédito para ficarmos de olho e não dar bobeira por aí.

3. Cancelei o serviço e sigo sendo cobrado

Existem outros casos em que a inscrição indevida no Serasa acontece quando o cliente cancela um serviço e segue recebendo a cobrança.

Digamos que você paga por um plano de celular por meio do débito em conta e solicita a exclusão/interrupção desse pagamento junto do banco ao cancelar o serviço.

Caso a cobrança siga adiante e ainda gere uma inscrição no cadastro de inadimplentes, você está pagando por um erro que não é seu.

Veja abaixo outro caso comum para a inscrição indevida no Serasa.

4. Renegociei a dívida em parcelas e sigo inadimplente

Você também pode ser vítima de inscrição indevida no Serasa ao negociar suas dívidas e a credora não retira a informação de inadimplência dos birôs de crédito.

Mas vale lembrar que após o acordo entre credor e devedor, o cliente tem o direito de ter o nome livre do banco de pagadores a partir do pagamento da primeira parcela.

E isso acontece, claro, quando você opta por negociar suas dívidas e fazer o pagamento desses valores de forma parcelada.

Então recapitulando, a partir d0 pagamento da primeira parcela da dívida, a retirada do nome deve ser feita em até 5 dias úteis.

Fique de olho, pois caso contrário, trata-se de uma inscrição indevida no Serasa.

O que devo fazer se descobrir uma inscrição indevida no Serasa?

Como você pôde perceber, a inscrição indevida no Serasa pode acontecer por diversos fatores diferentes.

Principalmente por golpe ou fraude ou por erro da empresa credora.

Mas se isso acontecer, não devemos nunca nos curvar e deixar de cobrar os nossos direitos.

Por isso separamos o que você deve fazer caso identifique uma inscrição indevida no Serasa.

Em primeiro lugar, confirme que seu nome está sujo. Você pode fazer isso ao consultar compras feitas com seu CPF ou consultar CPF pelo nome no Serasa.

Para isso, basta digitar o CPF, telefone e data de nascimento e suas dívidas aparecerão no painel individual na área do cliente.

Faça um print da página para comprovar a negativação indevida. Lá aparecerá, na área do consumidor, a empresa que registrou seu nome na lista de inadimplentes.

Acesse a página “Dívidas negativadas” e salve uma imagem da página, com data e horário, se for possível.

Não esqueça de coletar todas as informações necessárias sobre a empresa.

Detalhes da dívida em cobrança, saber o valor da dívida, a data da dívida e o número do contrato com a empresa credora são extremamente importantes.

Ter o nome, por engano, no cadastro de inadimplentes é um problema sério que pode trazer graves consequências para o consumidor.

Sendo cabível, inclusive, uma indenização para quem sofre com esses prejuízos.

Então se você reuniu todas as informações e quer buscar ajuda para resolver uma inscrição indevida no Serasa, entre em contato com a Resolvvi!

Você pode fazer um cadastro relatando o que aconteceu.

Mas sabe o que é melhor? Tudo é feito de forma online, sem burocracia e você só paga pelo serviço se ganhar!

👉 Pagou a dívida e seu nome continua negativado? Exija seus direitos agora mesmo! Você pode ser indenizado sem sair de casa.

Conheça a Resolvvi

💡 Já parou para pensar no número de consumidores que nunca buscou seus direitos porque não os conhece bem ou acha que não vai dar em nada?

A Resolvvi é uma startup que tem como missão garantir o acesso à justiça para todos os brasileiros.

Este conteúdo é parte desse propósito e vai ajudar você a caminhar até os seus direitos como consumidor. Vamos com a gente?

Nos siga nas redes sociais:

E também faça parte da nossa comunidade de consumidores que não deixam barato e querem fazer justiça.

Melyssa Diniz

Supervisora de Operações Legais e advogada de formação, Melyssa Diniz escreve artigos para o Portal da Resolvvi sobre nome negativado, facilitando informações sobre tudo que os consumidores precisam saber.

Todos os posts