Latam e Cancelamento de Voo: O que fazer

latam e cancelamento de voo
Exija seus direitos sem sair de casa

Latam e cancelamento de voo? Aqui você recebe dicas valiosas para resolver o seu problema!

Sabemos que a situação de Covid-19 no Brasil mexeu com a vida de muitas pessoas, ainda mais quando pensamos naqueles que adoram viajar.

Os viajantes precisam seguir desde as regras mais simples, como o uso de máscara ou álcool, até medidas mais sérias, como fazer um teste de Covid antes de viajar, por exemplo.

Vários são os cuidados que precisamos tomar, mas o que fazer nos casos em que preciso fazer um cancelamento de voo Latam? E se a empresa cancelou o voo, você sabe o que deve fazer?

É por isso que montamos um guia com tudo o que você precisa saber sobre cancelamento de voo da Latam, então fique atento à leitura.

Como funciona um cancelamento de voo?

Todos nós estamos sujeitos a passar por contratempos, afinal nem sempre temos o controle de tudo, não é mesmo?

Por isso não se sinta culpado caso precise fazer o cancelamento de voo com Latam, até porque as empresas devem dar esse tipo de suporte aos passageiros.

Entretanto, você precisa estar atento às regras das empresas antes de contratar os seus serviços, porque às vezes surgem algumas cobranças de tarifas.

E saber até mesmo as novas regras para cancelamento de voos, que são decorrentes dos cancelamentos por Covid-19.

Mas o que preciso saber para fazer um cancelamento de voo Latam?

Você deve estar se perguntando, então daremos as melhores dicas para saber o que fazer nesses casos.

Você também pode gostar de: Meu voo foi cancelado, o que fazer?

Preciso cancelar minha passagem, o que faço?

Nesse caso, você precisa saber que existem opções diferentes, a depender da sua situação.

Em primeiro lugar, para fazer um cancelamento de voo Latam sem pagar nada, você precisa:

  1. Desistir da passagem aérea adquirida desde que a solicitação seja feita dentro do prazo de 24 (vinte quatro) horas do recebimento do seu comprovante;
  2. Além disso, o cancelamento sem ônus se aplica às compras feitas com antecedência igual ou superior a 7 (sete) dias em relação à data de embarque.

A regra acima é também conhecida como direito do arrependimento.

Fora a este prazo, não se aplica a regra do cancelamento sem ônus, devendo-se respeitar as regras constantes no perfil da tarifa contratada.

Para isso, você precisa fazer o cancelamento através dos canais emissores de passagem.

Porém, se você adquiriu o seu bilhete de passagem com algumas agência de viagem, deve entrar em contato com a agência em que você comprou a passagem.

Quando não recebo o reembolso da taxa de serviço?

Vale ressaltar também que segundo a companhia, a taxa de serviço cobrada na compra, alteração e reemissão de bilhetes não é reembolsável se realizadas na:

  • Central de Vendas, Fidelidade e Serviços;
  • lojas LATAM Airlines Brasil;
  • LATAM Travel e agências de viagens no Brasil.

Você também pode clicar neste link para fazer o cancelamento de bilhetes em que a compra foi realizada no mesmo dia.

Veja o exemplo abaixo de como fazer o cancelamento do bilhete e reembolso:

latam e cancelamento de voo e bilhete
Latam e Cancelamento de Voo: Como cancelar bilhete aéreo

Fui diagnosticado com Covid, posso cancelar meu voo Latam?

Nos casos em que o passageiro foi diagnosticado com COVID-19, e quer fazer cancelamento de voo Latam deverá entrar em contato com a companhia, assim ela poderá ajudar o cliente.

Antes de tentar remarcar a passagem LATAM, saiba que você precisa ter um atestado médico ou ou um exame PCR que possa confirmar o contágio.

Além disso se você quiser remarcar seu voo, só poderá fazer esse procedimento a partir de 14 dias depois da data de seu diagnóstico.

Para mais informações sobre os protocolos de saúde da empresa, acesse o site.

Animated GIF

Existem outras opções se eu quiser mudar a data do meu voo?

Caso você precise fazer um cancelamento de voo Latam, mas prefere escolher uma nova data de viagem, nem tudo está perido!

Em primeiro lugar você pode solicitar um reembolso pela companhia. Nesse caso, você poderá receber um voucher, que custa o mesmo valor da tarifa que pagou.

Mas saiba que o reembolso será efetuado com algumas restrições, de acordo com as regras da base tarifária, que geralmente são informadas no ato da compra, são elas:

  • Quando não houver utilização parcial do bilhete, o reembolso será feito de forma integral, descontando-se apenas as taxas de reembolso;
  • Mas quando houver a utilização parcial do bilhete o reembolso estará sujeito ao desconto do valor de uma tarifa ida simples (one way) conforme o cumprimento da Resolução IATA 737 R.A.M;

Teve problema com bagagem?

A empresa cancelou meu voo, o que faço?

De acordo com a empresa, nos casos em que o cancelamento de voo Latam é de responsabilidade da própria empresa, você tem duas opções diferentes:

  1. Antecipar a data do voo ou adiá-la;
  2. Ou alterar a rota do voo, nesse caso você deve respeitar a vigência da passagem e pagar por eventuais tarifas. 

Além disso a empresa oferece um desses serviços por cada viagem afetada, ou seja, você poderá escolher somente uma dessas duas opções por cada viagem.

Para ambos os casos, você precisa acessar esse link, no qual lhe direcionará para uma página chamada “reprograme seu voo“.

Lá você precisará informar o código de sua reserva e seu sobrenome, em seguida deverá clicar no botão “revise as suas opções

O que preciso saber sobre cancelamento de voo?

Agora que sabe tudo sobre cancelamento de voo Latam, você precisa se atentar para outros fatores.

Você viu que existem muitas coisas a fazer, caso surja a necessidade de cancelar um voo Latam ou até mesmo nos casos em que a companhia aérea cancela um voo.

Entretanto fique atento aos casos nos quais seus planos mudam por conta de um voo cancelado por responsabilidade da empresa aérea.

Nessa linha, você pode até ter direito a indenização por danos morais se ficou sabendo sobre o seu cancelamento do voo a menos de 72h do horário original do voo.

Isso porque, nesses casos, se o cliente não sabe da alteração de horário, pode implicar em um atraso que, na maioria das vezes, pode ser intencional.

Sem falar no constrangimento da situação, não é mesmo? Por isso fique atento aos seus direitos!

Direitos do passagem em caso de cancelamento de voo pela Latam

Como todo consumidor, os passageiros também têm direitos.

Por isso, a ANAC prevê uma série de regras que as companhias aéreas devem seguir em caso de problemas com voo.

Assim, os principais direitos dos passageiros em caso de cancelamento de voo pela Latam ou qualquer outra companhia aérea são:

  • Direito à informação, que consiste em saber o motivo do cancelamento do voo, seja por um comunicado da companhia aérea e também através da declaração de cancelamento de voo;
  • Assistência material, que é determinada pelas horas de espera pelo próximo voo.

assistência material em cancelamento de voo

Veja abaixo o que exigir da Latam em caso de cancelamento de voo:

Veja abaixo o que exigir da Gol por tempo de espera:

A partir de 1 hora de espera pelo próximo vooA empresa aérea deve fornecer meios de comunicação para os passageiros, como internet e telefone.
A partir de 2 horas de espera pelo próximo vooA companhia deve arcar com os custos de alimentação do passageiro, mesmo que seja através de vouchers.
A partir de 4 horas de espera pelo próximo vooHospedagem/acomodação e traslado (transporte do aeroporto ao hotel ou semelhante).
Direito a assistência material em caso de Cancelamento de voo da Latam

Quer saber mais sobre o que fazer nesses casos? Então não deixe de conferir seus direitos em caso de voo cancelado.

Latam e cancelamento de voo: Quando pedir danos morais?

Em alguns casos, considerando todo o impacto de o cancelamento do voo pode causar na sua programação, é necessário que a companhia aérea pague danos morais ao passageiro.

Porém, existem algumas situações mais comuns em que a justiça brasileira entende que há o direito de exigir uma indenização. Veja abaixo:

  • Seu voo foi cancelado com menos de 72h para a viagem;
  • Você chegou ao seu destino final com 4h ou mais de atraso.

Caso a Latam faça com que você passe por uma das situações acima e, para piorar, você ainda tenha um compromisso importante prejudicado pelo cancelamento, exija seus direitos.

Outra dica importante é guardar todo documento que pode servir como prova, tais como bilhetes de embarque, nota fiscal, gastos extras ou até mesmo comunicações com a companhia.

A melhor parte é que você pode fazer isso de forma online e sem burocracia!

Basta verificar seus direitos em menos de 1 minuto e acompanhar todo o seu pedido de indenização na palma da sua mão e em tempo real.

Gostou deste artigo? Não deixe de compartilhar com seus amigos e outras pessoas importantes!

Leia também: Cancelamento de passagem aérea e reembolso: Seus direitos